Um forte tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu ontem o Haiti, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Até a noite de ontem, não havia relatos oficiais imediatos de feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. O correspondente da agência Reuters disse, entretanto, que vários prédios em Porto Príncipe desabaram e que há vítimas. “Tudo começou a tremer e as pessoas começaram a gritar, casas e prédios caíram... está tudo um caos”, disse Joseph Guyler Delva. “Vi pessoas soterradas e pessoas mortas”, completou. Segundo relatos de um correspondente da agência Associated Press, um hospital desabou em Petionville e as pessoas ficaram desesperadas nas ruas. Um repórter de uma rede de TV local Haiti Pal disse que vários prédios caíram por conta do tremor, incluindo alguns do governo. Por telefone, ele descreveu a situação como desesperadora. “Tudo está destruído”, disse. Segundo a France Presse, um dos prédios destruídos é o palácio presidencial. O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que o tremor é uma “catástrofe de enormes proporções”. Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984. No Brasil, os ministérios da Defesa e da Relações Exteriores informaram que até por volta das 21h (horário de Brasília) não haviam conseguido contato com os brasileiros no Haiti. O G1 está tentando contato por telefone com fontes no no Haiti. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, o terremoto danificou toda a rede de telefonia do Haiti. Estragos - O norte-americano Luke Renner, fundador da ONG Hands Across Haiti, está em Cap Haitien, cerca de 57 quilômetros ao norte da capital Porto Príncipe, e falou por telefone ao G1. Ele disse que sentiu o terremoto mas que na cidade não houve estragos. Ele afirmou que não está conseguindo contato com amigos na capital por telefone, mas que teve notícias de alguns deles pela internet dizendo que os estragos são “extensos” em Porto Príncipe. O tremor teve seu epicentro a apenas 15 quilômetros da capital Porto Príncipe, seu foco foi a apenas 10 quilômetros de profundidade. Após uma primeira medição de 7 graus, uma medição chegou a apontar magnitude 7,3, mas o registro foi corrigido em seguida para 7. Dois fortes tremores secundários, um de 5,9 graus e outro de 5,5, foram registrado alguns quilômetros a sudoeste do forte terremoto, poucos minutos depois do primeiro sismo. Destruição - Segundo um correspondente da agência France Presse, que confirmou o desabamento de um prédio em Petionville, o tremor durou mais de um minuto, e um trator foi levado ao local do desabamento para ajudar no resgate de possíveis vítimas. Segundo um representante do governo norte-americano que está no Haiti, várias casas ficaram danificadas pelo tremor. “Todo mundo está totalmente assustado”, disse Henry Bahn, do Departamento de Agricultura dos EUA à Associated Press. “O céu está todo cinza de poeira.” Segundo ele, na hora do tremor foi possível ouvir várias pessoas gritando. Informações do G1.
Até a noite de ontem, não havia relatos oficiais imediatos de feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. O correspondente da agência Reuters disse, entretanto, que vários prédios em Porto Príncipe desabaram e que há vítimas. “Tudo começou a tremer e as pessoas começaram a gritar, casas e prédios caíram... está tudo um caos”, disse Joseph Guyler Delva. “Vi pessoas soterradas e pessoas mortas”, completou. Segundo relatos de um correspondente da agência Associated Press, um hospital desabou em Petionville e as pessoas ficaram desesperadas nas ruas. Um repórter de uma rede de TV local Haiti Pal disse que vários prédios caíram por conta do tremor, incluindo alguns do governo. Por telefone, ele descreveu a situação como desesperadora. “Tudo está destruído”, disse. Segundo a France Presse, um dos prédios destruídos é o palácio presidencial. O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que o tremor é uma “catástrofe de enormes proporções”. Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984. No Brasil, os ministérios da Defesa e da Relações Exteriores informaram que até por volta das 21h (horário de Brasília) não haviam conseguido contato com os brasileiros no Haiti. O G1 está tentando contato por telefone com fontes no no Haiti. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, o terremoto danificou toda a rede de telefonia do Haiti. Estragos - O norte-americano Luke Renner, fundador da ONG Hands Across Haiti, está em Cap Haitien, cerca de 57 quilômetros ao norte da capital Porto Príncipe, e falou por telefone ao G1. Ele disse que sentiu o terremoto mas que na cidade não houve estragos. Ele afirmou que não está conseguindo contato com amigos na capital por telefone, mas que teve notícias de alguns deles pela internet dizendo que os estragos são “extensos” em Porto Príncipe. O tremor teve seu epicentro a apenas 15 quilômetros da capital Porto Príncipe, seu foco foi a apenas 10 quilômetros de profundidade. Após uma primeira medição de 7 graus, uma medição chegou a apontar magnitude 7,3, mas o registro foi corrigido em seguida para 7. Dois fortes tremores secundários, um de 5,9 graus e outro de 5,5, foram registrado alguns quilômetros a sudoeste do forte terremoto, poucos minutos depois do primeiro sismo. Destruição - Segundo um correspondente da agência France Presse, que confirmou o desabamento de um prédio em Petionville, o tremor durou mais de um minuto, e um trator foi levado ao local do desabamento para ajudar no resgate de possíveis vítimas. Segundo um representante do governo norte-americano que está no Haiti, várias casas ficaram danificadas pelo tremor. “Todo mundo está totalmente assustado”, disse Henry Bahn, do Departamento de Agricultura dos EUA à Associated Press. “O céu está todo cinza de poeira.” Segundo ele, na hora do tremor foi possível ouvir várias pessoas gritando. Informações do G1.
Val Cabral,
ResponderExcluirAs vezes eu fico me indagando: "onde está Deus, diante dessas tragédias"?
É lamentável que haja esse sentimento horrível de orfandade!
Também é muito triste que estas tragédias acontecem, em sua maioria das vezes, em locais onde a pobleza é maior.
Josué Pires
È a reação da natureza contra a destruição que o homem faz, tudo que acontece na natureza são fenômenos naturais, mas quando interferidos pode causar grandes tragédias.
ResponderExcluirA raça humana é como um hóspede folgado. O que vc faz quando tem um hóspede folgado em sua casa?
ResponderExcluirPõe a vassoura atrás da porta.
É justamente isso que a natureza está fazendo.
A destruição da Terra vem sendo realizada a milhares de anos pelo homem...
ResponderExcluirAcho que agora só estamos colhendo o que plantamos...Destruição!