Dados obtidos pelo G1 nesta quinta-feira (7) revelam que a Câmara dos Deputados gastou R$ 44,4 milhões com pagamento de horas extras a servidores em 2009. O valor extrapola em 40%
a quantia gasta durante 2008, quando a folha de pagamento da Casa recebeu R$ 27 milhões de aditivo. Fornecidos pela própria Câmara, os números refletiriam, segundo assessoria da Casa, o aumento no número de sessões extraordinárias. Na Câmara, o pagamento adicional só é liberado quando o horário da sessão passa das 19h. Isso ocorreu em 58 sessões, durante 2008, e em 74 sessões, no ano passado. Outra justificativa para o aumento de R$ 17,4 milhões nos pagamentos de hora extra seria, ainda segundo a assessoria, a mudança de postura da Casa diante da tramitação de Medidas Provisórias. Antes, as MPs trancavam a pauta do plenário depois de um período à espera de análise dos deputados. Com a nova interpretação da regra do trancamento, as medidas deixaram de inviabilizar os trabalhos, permitindo aos parlamentares realizar mais votações de projetos. Em 2007, no entanto, quando as MPs ainda trancavam a pauta da Casa, os gastos com hora extra totalizaram R$ 39,7 milhões, valor inferior, mas ainda próximo ao registrado em 2009. Nesse caso, a batalha entre governo e oposição pela derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) teria impedido que os pagamentos fossem ainda maiores, já que boa parte das sessões foram obstruídas pelos oposicionistas. A assessoria da Câmara também lembrou que o dispêndio em 2008 foi menor porque o trabalho foi prejudicado pelo calendário elei toral, quando os deputados passaram mais tempo envolvidos com a campanha nos municípios e deixaram as votações de lado.
a quantia gasta durante 2008, quando a folha de pagamento da Casa recebeu R$ 27 milhões de aditivo. Fornecidos pela própria Câmara, os números refletiriam, segundo assessoria da Casa, o aumento no número de sessões extraordinárias. Na Câmara, o pagamento adicional só é liberado quando o horário da sessão passa das 19h. Isso ocorreu em 58 sessões, durante 2008, e em 74 sessões, no ano passado. Outra justificativa para o aumento de R$ 17,4 milhões nos pagamentos de hora extra seria, ainda segundo a assessoria, a mudança de postura da Casa diante da tramitação de Medidas Provisórias. Antes, as MPs trancavam a pauta do plenário depois de um período à espera de análise dos deputados. Com a nova interpretação da regra do trancamento, as medidas deixaram de inviabilizar os trabalhos, permitindo aos parlamentares realizar mais votações de projetos. Em 2007, no entanto, quando as MPs ainda trancavam a pauta da Casa, os gastos com hora extra totalizaram R$ 39,7 milhões, valor inferior, mas ainda próximo ao registrado em 2009. Nesse caso, a batalha entre governo e oposição pela derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) teria impedido que os pagamentos fossem ainda maiores, já que boa parte das sessões foram obstruídas pelos oposicionistas. A assessoria da Câmara também lembrou que o dispêndio em 2008 foi menor porque o trabalho foi prejudicado pelo calendário elei toral, quando os deputados passaram mais tempo envolvidos com a campanha nos municípios e deixaram as votações de lado.
Que palhaçada é essa? O que está acontecendo é o fim! Cadê o ministério público?
ResponderExcluirDepois de mais um episódio da tal ética e moralidade que esses políticos safados sempre batem no peito esbravejando, vem mais uma prova que nós brasileiros precisamos de uma reforma constitucional e institucional urgentimente.
ResponderExcluirOs cargos de liderança do país demonstram está sendo ocupados por pessoas brutas nos costumes, na moral e na ética e sendo tratadas como da maior importância e ética moral, elas não merecem esse tratamento...
ResponderExcluirO que mais mata os brasileiros, não é gripe do frango, bovina, suina ou quaquer outro bicho.
ResponderExcluirNão é dengue, nem qualquer outra doença. Mas a pior enfermidade da nação é a corrupção (pecado capital)que assola nosso solo, a começar lá nos 3 poderes e espalha-se por todas as classes da sociedade, gerando assim todas as demais mazelas e desgraça de uma nação.