Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de dezembro de 2009

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – UMA REALIDADE QUE NÃO SE PODE IGNORAR

Quero agora falar de um assunto muito sério e que atinge várias mulheres todos os anos em todo o mundo. Para mim todo o tipo de violência exercida por um homem contra uma mulher é reprovável e vice-versa. Se duas pessoas namoram ou são casadas é porque se gostam mutuamente e porque têm grande carinho pela outra pessoa e não para exercerem agressões físicas e psicológicas sobre o seu cônjuge. O número de vítimas mortais, do sexo feminino, é um fato preocupante. Apesar de não haver tantas queixas de vítimas do sexo masculino de violência doméstica, esta existe e é igualmen te grave. A razão para o menor número de queixas deve-se em grande parte à vergonha sentida por parte dos homens e ao tabu da sociedade. Quanto às grandes causas da violência doméstica os agressores e vítimas desculpam-se por o parceiro(a) beber em demasia, pelo desemprego entre outros, mas isto é só uma forma de camuflar a verdadeira razão que é no fundo falta de personalidade e necessidade de se sentirem superiores inferiorizando as vitimas através de agressões físicas ou verbais. Por favor mulheres e homens vitimas deste flagelo, façam queixa dos agressores e arranjem provas dessas mesmas agressões para que não seja preciso recorrer variadas vezes à polícia para que o processo se desenrole. Infelizmente hematomas não são suficientes neste país como prova. E por favor não perdoem constantemente os agressores. Pedirem desculpa e dizerem que não voltará a acontecer é frequente mas isso será mentira e a intensidade das agressões só irá ser pior. Não sejam a próxima vítima mortal. Sejam fortes e abandonem essa pessoa. Lembrem-se que vocês são superiores. (Isabel Duarte).

4 comentários:

  1. A raiz de todo o mal se encontra no orgulho e no egoismo.
    O forte dominando o fraco quando este deveria ser amparado. O forte , forte apenas no exterior, exasperado e furioso porque ainda nao soube desenvolver o amor, sente-se acuado pela própria fraqueza, responde de acordo com a natureza de uma besta que se sente atacada. Esse ataque com o qual fere os familiares parte de dentro de si mesmo, fruto do seu despreparo, da sua ignorância em respeito ao que é a vida. A raiz da loucura da violência doméstica está na falta da educação da alma do indivíduo...Mas tem cura!!

    ResponderExcluir
  2. Isso já vem da infância, onde os país não souberam por limites na criança, ai se torna adulto e pensa que pode fazer o que quer neste mundo, até jogar uma criança pela janela.

    ResponderExcluir
  3. Os pais são os espelhos para os filhos.
    Quanto mais ignorante e machista for o ambiente, mais violência doméstica haverá!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente tem muitos filhos e até filhas que são violentos e agridem suas mães dentro de casa.
    E na maioria dos casos, a denúncia não acontece, pelo lado materno e de a mãe acreditar na mudança do filho.
    MUITO TRISTE!!!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: