O governador de São Paulo, José Serra (na foto, ao lado de Augusto Castro, pré-candidato do PSDB a deputado estadual), poderia vencer as eleições para presidente da República no próximo ano no primeiro turno, de
acordo com os dados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta segunda-feira (7). No cenário em que disputa com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Ciro Gomes (PSB) e a senadora Marina Silva (PV), o governador de São Paulo obtém 38% das intenções de voto. Seus três adversários, somados, tem 36%. Por isso, dentro da margem de erro, o governador de SP poderia ser eleito sem precisar de dois turnos, já que a sua soma é maior que dos adversários. Em setembro, Serra tinha 35% enquanto seus adversários somavam 40%. Em segundo lugar no cenário mencionado aparece Dilma, com 17%. A ministra cresceu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Ciro perdeu a vice-liderança e tem agora 13%, quatro pontos a menos que na sondagem realizada em setembro. Marina também caiu, de 8% para 6%. Rafael Luchesi, diretor de operações da CNI, ressalta que apesar da possibilidade de Serra vencer no primeiro turno, o número de indecisos é muito grande. “Está muito longe da eleição e há muitos indecisos ainda, mas este é um cenário de momento. Claro que está muito cedo para garantir isso”. Os que não responderam a este cenário da pesquisa foram 12%. Outros 13% disseram votar em branco ou nulo. No cenário em que o candidato tucano é o governador mineiro, Aécio Neves, o deputado federal Ciro Gomes lidera. Ele tem 26%, dois pontos a menos que na pesquisa anterior. A ministra Dilma subiu também neste cenário e tem agora 20%. Em setembro ela tinha 18%. Aécio aparece em terceiro, com 14%, um ponto a mais do que tinha na sondagem anterior. Marina Silva caiu dois pontos também neste cenário, de 11% para 9%. O Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 26 e 30 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o grau de confiança de 95%.
Espero que em 2010 o cenário político seja outro. Penso que Dilma reúne as condições necessárias para ser Presidente!
ResponderExcluirÉ bom saber qual foi a região que foi realizada a pesquisa. Acho que por aqui no nordeste não foi mesmo...
ResponderExcluirSó se o povo for muito burro mesmo em eleger o psdb para a presidência, coitado dos pobres, dos funcionários públicos, acorda povão!!!
ResponderExcluirParabéns, pois é isto que precisamos, Serra ainda é o melhor candidato a presidente!
ResponderExcluirVal Cabral
ResponderExcluirInfelizmente enquanto não tivermos vergonha na cara e não irmos reclamar dos mandos e desmandos dos governos que passam em brasilia iremos ter politico sem preparo em administração público que talvez, muito mal, saibam ler e escrever.
Reclamar da situação é muito fácil, mas quero ver é realemnete a população lutar por mudanças.
Derrotar Dilma "do Chefe" é um compromisso dos brasileiros que não engolem esta safadeza que é a forma petista de governar.
Estou torcendo para o Brasil eleger um homem de bem e acrwedito que José Serra seja a única esperança que possuimos no monento.
Célia Costa
Falar da boca para fora é estranho se nossos gesto e atitudes não acompanham nossas palavras.
ResponderExcluirA Dilma não é a 1ª, nem será a última pessoa que se aproveita de nossa inercia para subri politicamente, afinal como povo estamos muito atrasados em relação aqueles que brigaram realmente para conseguir algo.
No final, temos um pais rico em recurso naturais mas um povo deseducado e capenga para poder aproveitar todas os beneficios desta grande nação.
Veja os americanos, alemãos, japoneses, ingleses, franceses, etc. Seus países, com exceção dos EUA, fora arrassados por guerra e crise economica(ai entra os EUA) mas mesmo assim souberam, em pouco tempo, chegar num patamar de excelência. Já o Brasil....
Quanto tempos ainda seremos um país subdesenvolvido, olha que no japão não há 1/10 das nossas reservas naturais(lá tudo é importado)
O crime compensa pq. o povo não toma uma atitude, para dizer a verdade ele é conivente já que a grande maioria diz que: "se estive lá faria a mesma coisa".
Não sou pessimista, mas tenho consciência que se não tivermos vontade de mudar iremos continuar reclamando da boca para fora da situação atual.
abcs
Golfredo Araújo
Quem tem CURRICULUM VITAE é só gente honesta e trabalhadora, como é o caso de José Serra. Bandidos da estirpe de Dilma Vana Rousseff Linhares tem FICHA CORRIDA OU DVC. Nunes
ResponderExcluirPrezado Val Cabral
ResponderExcluirNasci em 1948 e vivi todo o Governo Militar. Não vou dizer que era uma maravilha, pois ninguém confiava em ninguém e o maior amigo podia ser um dedo duro, até para comentários insignificantes. Mas confesso que sinto falta da SEGURANÇA e do respeito às instituições. Apesar dos Atos Institucionais, o Congresso era independente e ninguém atacava o judiciário. Os movimentos populares pacíficos, liderados por Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos e muitos e outros davam esperança ao povo de que a normalidade voltaria. Não eram as guerrilhas, sequestros e roubos que traziam esperanças a ninguém. Isso só trazia mais reação dos militares. Afinal de contas, foram os movimentos pacíficos os responsávels pelo retorno à normalidade, pois os truculentos MR8, as Guerrilhas do Araguaia, os grupos armados do que foi reabilitado e elevado a General recentemente estavam TOTALMENTE destruídos pelos militares. Ao invés de facilitarem o retorno à DEMOCRACIA, esses bandidos só atrasaram. A cambada da esquerda que queria o COMUNISMO já estava fora de combate. Infelizmente é esse grupo da pesada quem hoje comanda o Brasil e não a ala moderada do MDB, que se encontra marginalizada dentro da ala podre do PMDB, que é maioria. Apesar da ditadura militar, nunca perdi uma noite de sono, mas hoje tá difícil até dormir, embora muitos estejam achando uma maravilha... Pra mim tá uma m... Prefiro a tranquilidade política e o respeito às instituições dos governos de Sarney, Collor e FHC, que nunca se valeram de recursos públicos para demolir o Congresso (principalmente o Senado) e atacar violentamente o STF.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Amigo,se depender de mim e de toda minha familia.PT nem pra presidencia de condominio!!!! Nunes
ResponderExcluirA culpa desse cenário político medonho é toda desse povão que vende o voto por qualquer bolsa esmola e além disso, nem se interessa pelos fatos políticos.
ResponderExcluirSe dessem a devida importância à política como dão pro futebol, carnaval e cachaça... seríamos um país de primeiro mundo, administrado por pessoas sérias e patriotas.
Outro dia a Dilma Rousseff derramou lágrimas de jacaré em frente as camaras da TV. Parecia um anjo caído do céu. Quem não te conhece que te compre. Segundo os registros dos orgãos de segurança do exercito, ela era lider de um grupo chamado Colina, que roubou dinheiro (ex governador Ademar de Barros) US$2.6 milhoes, roubou armas do exercitocom vítimas fatais, era conhecida com Estella, codinome de crime adotado por ela. Dilma Vana Rousseff Linhares, filha de Pedro Rousseff e Dilma Rousseff, nascida mineira em 14/12/1947. Fala mansa, olhar desconfiado e passado obscuro, formação academica incompleta. Esta senhora, de passado negro e obscuro o Lula quer enfiar goela a dentro da população barsileira. Quer dizer se ela sem nenhum mandado eletivo, fez e aconteceu, que fará se for presidente da república? Vamos cair novamente em alguma ditadura. o exercito ainda não esqueceu os soldados e oficiais mortos em ações de guerrilhas organizados por Dilma e Zé Dirceu. No Brasil o crime compensa. Pedro Tavares
ResponderExcluir