PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

15 de dezembro de 2009

DILMA NÃO CONVENCE AMBIENTALISTAS

A virtual candidata petista à sucessão no Palácio do Planalto, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que vem esverdeando seu discurso com vistas a 2010, assumiu de vez a causa da defesa do meio ambiente. Ela vem declarando que sempre brigou pelo uso de combustíveis renováveis e que é defensora de uma política de desenvolvimento sustentável por meio da expansão da geração hidrelétrica brasileira. A mudança de discurso, entretanto, ainda não convenceu os ambientalistas. Dilma tem vislumbrado na defesa do meio ambiente apenas uma oportunidade de colher dividendos eleitorais. Os ambientalistas apontam que a ministra ainda não conseguiu dissociar sua imagem pública do imbróglio político que culminou na saída da senadora Marina Silva (PV-AC) do Ministério do Meio Ambiente. As duas entraram mais de uma vez em divergência por conta da concessão de licenças ambientais para a realização de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como as usinas do Rio Madeira. Marina deixou a pasta em 2008, depois de se sentir desautorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que repassou o comando do Plano da Amazônia Sustentável para o então ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. As últimas declarações de Dilma não têm sido "muito convincentes", uma vez que o governo do presidente Lula costuma adotar posições imprecisas em temas ambientais. A ministra nunca demonstrou de "forma explícita" sua preocupação ambiental e ressalta que o tema tem sido tratado pelo governo federal como "vitrine pública". A Conferência de Copenhague e a entrada da senadora Marina na disputa ao Palácio do Planalto têm obrigado os prováveis candidatos à Presidência da República a abordar o tema ambiental, "mesmo que não carreguem essa bandeira".

6 comentários:

  1. A Casa Civil sempre esteve na liderança das questões sobre o combate ao desmatamento e a mudanças do clima, desde a época da ministra Marina Silva.

    ResponderExcluir
  2. Pra quem não conhece Dilma Rousseff, pode pensar que ela caiu de para-quedas no planalto.
    Secretária de Minas e Energia , do Rio Grande do Sul por 2 Vezes em governos difderentes, com muita competência. Competência esta que repetiu quando assumiu o mesmo Ministério no Governo Lula.
    Na casa civil, colocou ordem, acabou com o toma lá da cá.
    Eu já disse isto uma vez e volta a repetir, a única coisa que me preocupa, é que ela não se dobra a chantagens dos partidos aliados, e talvez ai poderá ter problemas de governabilidade. Mas que é competente isso é. Por isso meu voto em 2010 é nela.

    ResponderExcluir
  3. Dilma não convence como ninfa da floresta. Sua alma guerrilheira aparece por todos os poros.
    Sua luta agora é mais por contar dinheiro e ter poder do que outra coisa. Essa senhora vai é fazer um tremendo estrago no país, caso tenhamos a infelicidade de tê-la no poder (Deus nos livre).

    ResponderExcluir
  4. Nessa questão do meio ambiente pelo que tenho acompanhado, Serra e Marina estão bem mais próximos que Dilma de lutarem pela “causa”.

    ResponderExcluir
  5. A “arte” das frases feitas para palanques e idiotas de plantão. A única água que eles respeitam é aquela que passarinho não bebe mas o presidente adora!!!

    ResponderExcluir
  6. Daqui a pouco Dilma vai querer adotar uma criança africana pra provar que é do bem.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: