Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

1 de novembro de 2009

TEMOS QUE TER O DIA DOS FILHOS

Todos sabemos que “todos os dias são dias das mães, madrastas, dos país e padrastos”. São estas criaturinhas de Deus, que nos deram os maiores presentes que recebemos: a vida e a índole, pois nos proporcionaram a fecundação quando ainda éramos óvulos e espermatozóides; nos abrigaram nos seus úteros e nos desenvolveram até que tivemos condições de desembarcarmos e crescermos neste mundo e nos alimentaram, nos vestiram, nos limparam e formaram nosso caráter durante os primeiros anos, direto das suas fontes que eram as suas próprias vidas. Depois, nos alfabetizaram e nos colocaram em condições de enfrentarmos as classes escolares já em condições de enfrentarmos qualquer concorrência, naqueles velhos e difíceis tempos. Eles evitaram nosso desaparecimento prematuro, nosso envolvimento com as drogas, ou, pior, que fossemos atirados ao lixo. Entretanto, os tempos atuais são outros e muitas mães, madrastas, país e padrastos estão perdendo seus filhos para as quadrilhas de traficantes e assaltantes. E sofrem muito mais que nossos avós. Os filhos estão órfãos de pais vivos. E por tudo isso é que julgo ser oportuno, que criemos com urgência urgentíssima o dia dos filhos. Neste dia, mães, madrastas país e padrastos se dedicariam exclusivamente a verdadeiramente serem mães, madrastas, país e padrastos e os filhos receberiam o presente da palavra amiga, aconselhadora e conscientizadora, disciplinadora.

14 comentários:

  1. Val Cabral
    Filhos ruins são resultado de um ambiente ruim, portanto é preciso um tratamento psicológico, médico e terapia para os seus pais. Antes que este filho ruim se transforme num monstrinho.
    Ruy Barbosa Sales

    ResponderExcluir
  2. Não há uma fórmula ideal para educação de filhos, caro Val Cabral. E te explico porque: de tal modo é complicado o nosso relacionamento com os filhos, que qualquer teoria que queiram nos passar, seja no ramo da psicologia ou mesmo por simples experiência, serão praticamente inúteis. Sim, porque cada caso tem a sua singularidade, depende muito da forma como educamos o garoto, a liberdade que lhe concedemos, o tipo de amizades que ele cultiva etc etc. Posso te dizer apenas que, no meu caso particular, adotei com os meus filhos o velho e eficiente método de marcar colado. Para onde vai, com quem, o que fez ou vai fazer.. Seguir junto, jogar game com ele se for o caso, permitir-lhe a famosa liberdade vigiada, porém com discrição para não melindrá-lo junto aos coleguinhas. Porque o garoto precisa saber que estamos de olho, que também já fomos meninos e conhecemos todas as pequenas malandragens, e que ele não deve esquentar com isso, pois são apenas uma continuidade de nós mesmos, e mais tarde também agirão da mesma forma com relação aos próprios filhos. Tem que meter na cabeça do garoto que ele é amado, mas não é absoluto, nem mais esperto que você,
    Um grande abraço.
    Sérgio Moreira

    ResponderExcluir
  3. FILHO É IGUAL A PEIDO: SÓ O DONO SUPORTA!!!!! ORLANDO

    ResponderExcluir
  4. Meu garoto tem 13 anos. Um amor de menino, apesar da idade difícil. E em coisas importantes, como os estudos, é muito responsável. Leal, não mente, conta as coisas erradas que às vezes faz. Mas é meio maluquinho e às vezes me deixa desesperada, embora nunca magoada. às vezes age sem pensar e se coloca em situações perigosas. Ele sempre reconhece o erro, pede desculpas, realmente procura ser maduro, mas a cabecinha continua fora do lugar. Será que posso resolver isso sem castigos?
    Maria do Carmo Freitas de Jesus

    ResponderExcluir
  5. o mais importante eh abri uma intimidade com seus filhos o quanto antes, pois assim eles iram até vc qndo precisarem de ajuda.e nunca esconderam nada.
    Modernismo tb ajuda - Márcio

    ResponderExcluir
  6. Ser bons pais é uma arte. Ter vontade de ser bons pais é um bom começo. Antes de tudo é preciso dar bons exemplos e querer ser bons como pessoa, crescer em virtudes e valores, aprender. Ser melhor esposo(a) primeiro. Ninguém nasce sabendo, então um curso para pais e livros bons podem ajudar.
    Wander Ramos

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Val Cabral, uma boa educaçao com dignidade acima de tudo deve ser o caminho certo para o caráter de filhos. João Batista Sales!!!

    ResponderExcluir
  8. Olha, acho que pra ser bons pais, antes precisamos ser boas pessoas... e a regra que aplico às duas situações é a mesma: NUNCA FAÇA COM OS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ!
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. Prezado e nobre Val Cabral

    Bons filhos são causas de bons pais.
    Bons pais estão presentes na vida da criança.
    Bons pais impõem limites e disciplina para as crianças
    Bons pais ensinam o correto e o que é errado.
    Bons pais não precisam gritar nem bater nos filhos
    Bons pais não dão o peixe ensinam o filho a pescar
    Bons pais ensinam desde cedo o valor de repartir as coisas com quem não tem.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Criar sua prole com muito amor e carinho, contribuindo ativamente para sua boa educação, através de exemplos e propiciando estudo e formação para ser um cidadão de bem.Saber dizer Não e orientar em tudo e prepará-los para enfrentar a vida lá fora.Saber dizer Sim, sem ser irresponsável a ponto de por em risco tudo que você ensinou.Lembra-lo sempre de que Deus está acima de qualquer coisa e que a natureza deve ser prezervada a todo custo, pois é nosso bem maior.Aprender a respeitar os mais velhos, respeitando seus direitos como um todo.Agregar o espírito de cidadania, cumprindo seu dever cívico em todas as suas instâncias.Só assim será um cidadão de fato.
    Nogueira

    ResponderExcluir
  11. Val Cabral,...

    Meu amigo, quando tem caráter, bons valores e, querem sempre ser, mais e melhor como, homem e pessoa, tem critérios, na e com a vida, não tenho dúvida que será um bom filho.
    Uns...
    Beeijos !!!
    Bia

    ResponderExcluir
  12. é fundamental que os pais amem os seus filhos, que sejam amigos deles, que acompanhem sempre guiando-os para o melhor caminho... E a religião é muito importante para que no futuro eles se sintam seguros e mais tranquilos... Nunes

    ResponderExcluir
  13. Atenção, carinho e segurança. No meu modo de pensar o dinheiro necessariamente não esta envolvido , pois, pais humildes quando realmente amam seus filhos conseguem fazer seus filhos felizes, se um filho se sente seguro com seus pais se torna confiante, alegre sabe que nunca estará sozinho, se tem atenção dificilmente terá cabeça fraca ou perdido nesse mundo, se tem carinho transmite carinho e menos agressivo. bjus..
    Maria Conceição

    ResponderExcluir
  14. Bons filhos é resultado de bons ensinamentos adquiridos pelos exmplos dos pais.
    Ser bons pais é quando damos o melhor que existe dentro da gente que é o amor, carinho, coêrencia, enfim preparamos eles para enfrentar a vida lá fora,sem super proteção, ok, beijos.
    Isabela Genária de Souza

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: