PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

11 de novembro de 2009

GERMEN VAI LUTAR CONTRA INSTALAÇÃO DE USINA NUCLEAR NA BAHIA

Após o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão confirmar na última sexta-feira (06) em um evento na Praia do Forte, que a Bahia é uma forte candidata para a instalação de uma das duas usinas nucleares que o governo federal pretende instalar nos próximos anos na região Nordeste, o GERMEN –Grupo de Defesa e Promoção Sócio Ambiental, ONG ambientalista mais antiga da Bahia, com 28 anos em atividades , vai convocar seus associados para fazer uma grande mobilização contra esse projeto. O coordenador geral do GERMEN, Marcell Moraes (foto) afirma que a vinda de tal empreendimento para o estado não vai resolver o problema de mudanças climáticas, não vai gerar empregos além de ser ultrapassada e não ser fonte renovável de energia. “É um verdadeiro afronto para os baianos a vinda dessa “bomba nuclear”. Esperamos que o governo retroceda esse projeto arcaico, ridículo, pois a concretização do mesmo pode trazer sérios problemas ambientais para a Bahia, o GERMEN vai lutar contra esse absurdo.”, concluiu Marcell Moraes.

13 comentários:

  1. Por que não resolvemos o problema da superpopulação do planeta matando pessoas? Por que não vivemos todos em cabanas sem gastar energia? Por que não vamos todos de uma cidade para outra usando um jegue? Por que não devemos proliferar a energia nuclear? Respondo: PORQUE TEMOS OUTRAS ALTERNATIVAS!
    Alguém lembra como surgimos neste planeta? Plantas e animais nos dão exemplos desde os tempos remotos. Todos os seres na maioria absoluta dos ecossistemas existentes na Terra utilizam de forma direta ou indireta a Energia Solar. Pergunto-me quase todos os dias, o porquê de sermos a única espécie a gerar resíduos que não são utilizados por outros seres, e por que ignoramos a maior fonte de energia que temos disponível, o Sol.

    ResponderExcluir
  2. ADMIRO A LUTA INCANSÁVEL DESSE GUERREIRO MARCELL MORAES; A DEFESA DO MEIO AMBIENTE A A BAHIA DEVERIA POSSUIR MAIS JOVENS ASSIM... A VIDA SERIA MAIS HUMANA!!!
    KLEBER COSTA

    ResponderExcluir
  3. Prezado Val Cabral

    Estas Bombas-Relógio foram o resultado de uma precipitação da ciência.
    Lançadas como a solução definitiva da fonte de energia, demonstraram depois que trazem mais malefícios do que vantagens.
    Depois do acidente em Chernobyl, percebeu-se o perigo que são e estão sendo desativadas rapidamente no mundo todo.
    A humanidade é meio lerda para certos assuntos.
    As bombas atômicas atiradas nas cidades de Hiroshima e Nagazaki em 1945, onde foram covardemente assassinados quase 200.000 civis e deixaram outros tantos aleijados e com câncer, não foi suficiente para os cientistas perceberam que a energia atômica não era uma coisa segura.
    Muitos países saíram construindo usinas nucleares.
    Mas, felizmente, alguns governos perceberam o êrro e estão tratando de desativar rapidamente suas bombas relógios.
    Mesmo assim, alguns países dependem quase que exclusivamente desse tipo de usina.
    Na França, por exemplo, cerca de 80% de toda energia elétrica produzida é de origem nuclear.
    No Japão é pior, chega a 90%.
    Os países que não têm recursos hídricos nem petrolíferos não têm outra alternativa.
    Necessitam descobrir um novo processo nuclear seguro.
    Caso contrário terão que fechar as portas.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. O que não é bom para o Rio de Janeiro, acaba vindo para a Bahia. Ou será que vcs não sabem que Jaques Wagner é carioca?
    A verdade é que São Paulo JAMAIS aceitaria... em praias de Santa Catarina MENOS AINDA... Paraná e Alagoas também não... nem para o Maranhão de Lobão iria... É tão 'bom' que veio para a Bahia, porque a Bahia é suvaco de Xica e cobaia de todas as porcarias que ninguém quer. É cão sem dono.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil não precisa de energia nuclear.
    O Brasil não precisa desse gasto monumental.
    O que não falta em nosso país são rios.
    Além de referida energia ser algo perigosíssimo, há que se descartar o lixo nuclear. Onde ele seria descartado?

    ResponderExcluir
  6. Acho interessante a instalação da usina, pois é uma Fonte de Energia Limpa!

    ResponderExcluir
  7. Sou contra usinas nucleares.
    Não há destino seguro para o lixo nuclear. Já pensaram em tudo, até em mandá-lo para o Sol, mas nada leva a uma eliminação ou a um afastamento desse perigo no planeta.

    ResponderExcluir
  8. Contanto que tudo seja feito e mantido direitinho, tomando todas as medidas de segurança não tem problema nenhum. Não vejo porque não construir.

    ResponderExcluir
  9. Não entendo, um estado como o nosso com grandes recursos hídricos com energia nuclear? Isso só pode ser um delírio, nós podemos e devemos continuar produzindo energia limpa.

    ResponderExcluir
  10. Um investimento desse porte, causa um impacto ambiental muito forte. Ademais, deveria ser realizado um referendo para tanto, haja vista que somos a população diretamente interessada.

    ResponderExcluir
  11. Um investimento desse porte, causa um impacto ambiental muito forte. Ademais, deveria ser realizado um referendo para tanto, haja vista que somos a população diretamente interessada.

    ResponderExcluir
  12. Diria que é mais uma das promessas desconectadas de realidade deste Governo autista de Wagner. Assim como no caso das Termoelétricas poluidoras para atender aos interesses dos seus empreiteiros financiadores, essa Usina aqui deve ser também por imposição, ou negociação, com algumas dessas empresas que saqueiam os cofres públicos há décadas.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o correto seria dizer: Governo Federal quer instalar usinas nucleares na Bahia, e não Bahia é forte candidata. Sinto muito por César Borges, os políticos da Bahia são isso mesmo. E agora? E por isso foi 'escolhida', São Paulo jamais aceitaria, em praias de Santa Catarina menos ainda, Paraná e Alagoas também não, nem para o Maranhão de Lobão iria. É tão 'bom' que veio para a Bahia, porque a Bahia é suvaco de Xica e cobaia de todas as porcarias que ninguém quer. É cão sem dono!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: