Mulheres idosas podem reclamar de insônia, mas elas realmente conseguem dormir mais que os homens da mesma idade. Essa é a surpreendente descoberta de um estudo holandês que utilizou monitores e diários de sono para avaliar os padrões de sono de quase mil homens e mulheres, com idades entre 59 e 97 anos, durante seis dias. Ele descobriu que as mulheres dormem, em média, um quarto de hora a mais que os homens. Mesmo assim, quando questionados a respeito da qualidade de seu sono, as mulheres eram mais inclinadas a responder negativamente. "O que descobrimos é que os homens relatam exageradamente em relação ao seu sono --eles têm uma forte tendência a fazê-lo soar melhor do que realmente foi", disse Henning Tiemeier, professor associado de epidemiologia psiquiátrica do Centro de Medicina Erasmus, em Rotterdam, e principal autor do estudo, publicado na edição de 1º de outubro do jornal "Sleep". Na verdade, os homens não dormem tão bem quanto as mulheres, segundo descobriu o estudo. Eles relataram dormir sete horas por noite, mas medições objetivas, incluindo um monitor no pulso capaz de calcular o tempo de sono, indicaram menos de seis horas e meia. Seu sono era também mais fragmentado, possivelmente por beberem mais álcool que as mulheres. Embora as mulheres relatassem mais problemas durante o sono, seus relatos eram mais precisos, disse Tiemeier. Seriam os homens simplesmente distraídos? "Alguém poderia dizer que o homem tem esse dom de ser mais otimista, que é uma tendência natural", disse Tiemeier.
As mulheres de meia-idade que dormem bem, pelo menos sete horas por noite, têm menos chances de engordar. Aumentar as horas de sono entre aquelas pessoas que dormem menos de sete horas cada noite pode representar um método inovador de evitar a obesidade.
ResponderExcluirÀ medida que sabemos mais sobre a importância do sono para a saúde, percebemos que as pessoas estão dormindo cada vez menos.
ResponderExcluirEste não é o único "mistério" envolvendo o sono das mulheres...
ResponderExcluirHoje, dormem menos, em uma sociedade que fica aberta as 24 horas do dia. As conseqüências são graves, já que, além da obesidade, a falta de sono traz dificuldades para se concentrar e inclusive maiores índices de diabetes, hipertensão e acidentes de estrada.
ResponderExcluir