A defesa do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) voltou à carga hoje na estratégia para que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclua o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os réus do processo do Mensalão. Às 19 horas terminou o prazo que o Ministério Público e os advogados dos réus encaminhassem as perguntas a serem feitas a Lula. Arrolado como testemunha pelo próprio Roberto Jefferson, Lula vai usar a prerrogativa de responder as questões por escrito. Mas em petição enviada à tarde ao STF, o advogado de Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, argumenta que antes de Lula ser ouvido, é preciso que a Corte decida se o presidente é testemunha ou réu no processo. Meses atrás, o advogado ingressou no Supremo com embargos de declaração pedindo que o tribunal enquadrasse Lula como réu. Os embargos não foram apreciados até hoje. "É preciso que o plenário do STF decida isso antes do depoimento do presidente porque há diferença entre depor como testemunha e depor como réu", disse o advogado de Roberto Jefferson. Como testemunha, Lula terá de assumir o compromisso de não mentir. Como réu, ele poderia inclusive optar pelo silêncio. O advogado de Jefferson, cujo partido integra até hoje a base do governo, argumentou que, se o Mensalão foi planejado para favorecer o governo, seria automático que o presidente Lula - como chefe do Planalto e suposto beneficiário do esquema - também figurasse entre os réus. Hoje, também a pedido de Roberto Jefferson e do ex-deputado federal José Janene (PP), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será ouvida no processo, como testemunha. O depoimento está marcado para o Centro Cultural do Banco do Brasil, sede provisória do governo.
Lula é o maior ARTISTA da história do Brasil. E se beneficia de uma situação internacional que favorece a economia brasileira. Com isso ele vai oxigeniando as quadrilhas de corruptos existentes em seu governo enganador e mafioso.
ResponderExcluirGuilherme
Prezado e nobre Val Cabral
ResponderExcluirO Governo Federal (Lula) tenta escapar ileso das denuncias do STF contra os mensaleiros, O PT vê figuras históricas serem acusadas de corrupção e formação de quadrilha e busca sair disso com o menor estrago em suas fileiras. A mídia usa o mensalão e os "julgamentos" do STF para fazer um discurso moralista e hipócrita, a oposição (PSDB E DEM) buscam ocupar espaço também com um discurso moralista e hipócrita.
O PT e o governo Lula pagam o preço por terem se aliado com figuras já conhecidas na política brasileira pelo fisiologismo, pela corrupção e apego ao poder. Alguns acham que o caso do mensalão é golpismo da direita, eu sou contrário a essa hipótese, porque derrubar um governo dócil e colaboracionista como é o governo do PT?
O que a burguesia (desculpem o termo retrô nesses tempos de neoliberalismo) busca é destruir ideologicamente a figura do líder sindicalista e retirante do nordeste que conseguiu ser presidente, assim a figura do Lula é desconstruída sistematicamente. Aliás, esse processo foi Lula mesmo quem começou quando foi afinando o discurso e mudando de idéias ao longo das eleições que disputava. Lula quando foi eleito presidente era uma caricatura do fundador do PT e sindicalista do ABC, em nome de uma certa modernidade Lula foi abandonando conceitos classistas (outro termo fora de moda, desculpem) e aderindo ao "novo". Alguns irão discordar, sugiro que relembrem o discursos de Lula nas eleições de 1989 ou assistam o filme Muito Além de Cidadão Kane.
O PT acompanhou a metamorfose de Lula, hoje também é uma caricatura do partido de 25 anos atrás, junto com a modernidade e os cargos eletivos, vieram os políticos profissionais e o pragmatismo.
Assim, ao final do segundo mandato de Lula, o PT será só mais um partido que disputa eleições, e Lula só mais uma figura que ocupou a cadeira de presidente do Brasil.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
O que preocupa, não é só a banalidade do Presidente Lula da Silva sua cumpricidade com mensalaõ e demais atos de corrupção do PT, mas sim, a maioria do povo brasileiro achar que tudo é normal e aprovar a irresponsabilidade, ainda mais, os estudantes apoiarem os atos desses corjas, e vejam o nível de
ResponderExcluircultura dos representantes da UNE, Grêmios estudantis e demais entidades que se dizem líderes dos estudantes. Qual o futuro deste país? Dignidade, ética, moral... não se barganha!
Lourival Cícero Barreto
Só um cego de inteligência pode afirmar que não há falcatrua do LULA no lastimável episódio do Mensalão. É ele o chefe da organização criminosa. De São bernardo dos Campos, Santo Andre, Campinas... a Brasilia o itinerário é de crimes e falcatruas. Só não vê quem não quer ver. E é o pior cego.
ResponderExcluirColoque o óculos de grau em sua inteligência povo brasileiro!!!!
Paloma Lima
O Lula, é o único e diretamente beneficiário do mensalão e de todas as falcatruas e desmandos que acontecem no País, ele não tem como governar, não podemos confundir um arruaceiro com um administrador publico, são coisas absolutamente antagónicas. O Lula é um arruaceiro, para ele o que importa é que haja quanto mais escandalos e falcatruas melhor, os primeiros, fazem-no aparecer e os segundos dão lucro só e exclusivamente a ele que depois usa para distribuir pelos algorzes conforme conveniência, ou seja, sempre e só em benefício próprio. Depois, naquele linguajar tosco, vai para os palanques, aliás nunca de lá saiu, diz um monte de mentiras e coisas sem nexo, mas é o que a grande massa entende, e eles não se importam tanto assim de estar sendo enganados, até porque, já votaram nele duas vezes.
ResponderExcluirO pior de tudo isso, é que a maioria dos membros das insttituições que deviam fiscalizar e moralizar o Executivo, está VENDIDO a ELE, Lula. Everaldo Brito
ONDE TEM LULA DILMA PT TEM CORRUPÇÃO E PONTO FINAL.
ResponderExcluirLula e os gafanhotos
Lula e a Ministra Benedita
Lula e os Vampiros
Lula e Valdomiro Diniz
Lula e Zé Dirceu
Lula e Carvalho
Lula e os Mensaleiros
Lula e Ministros Corruptos,
Lula e o Dnit
Lula e o Fome Zero
Lula e a CPI dos Correios
Lula e verbas das Farc
Lula e dolares na Cueca
Lula e Maletas de dinheiro
Lula e a cueca com dólares
Lula e Caixas de Dolares etc etc etc etc + Listas enormes de escandalos, Porque Lula em todos, porque Lula fundou o PT partido da Trapaça, porque lula manda no PT porque o PT faz tudo que lula quer, porque os deputados e senadores do PT apenas dizem amém a Lula, porque Lula sabe sabia e sabera de tudo o que o PT fez faz e fará, porque o PT apenas fiel seguidor das ordens de Lula o resto é papo furado, logo então é Lula o exemplo e a Base de tudo o que acontece neste Pais governado por esta quadrilha de Lulo-petistas e seus aliados, cadeia nesta gente urgentemente.
Rubens Carvalho
A BIOGRAFIA DE LULA E SEUS PARENTES, AMIGOS E COMPANHEIROS:
ResponderExcluirirmão do presidente Lula foi pego pela PF em uma escuta telefônica pela segunda vez fazendo tráfico de influencia. O presidente disse que ele era apenas um lambari. Ele disse também que fazer caixa dois era coisa comum e corriqueira na política e que era um hábito normal em campanhas políticas, praticamente admitindo que fosse um costume do PT. O principal marqueteiro do PT, que foi preso em uma rinha de galo, o Duda Mendonça, foi ao congresso admitir que o PT lhe houvesse pagado por seus serviços com um dinheiro nas ilhas Cayman, admitindo com isto que era dinheiro de caixa dois. Este dinheiro ficou isento de impostos no Brasil e de CPMF. A filha de Lula, a Lurian Cordeiro, fundou uma ONG denominada “Rede 13”para difundir o “Fome Zero”. Foi premiada com o nosso dinheiro com a quantia de 7,2 milhões de reais, dos quais nunca prestou contas. A D. Marisa foi agraciada com um cartão coorporativo em nome de uma assessora chamada Maria Emília Évora, e nos dois primeiros anos de governo gastou uma média de R$2.700,00 por dia, sendo que destes, R$1.800,00 era retirada em dinheiro no caixa...
Esqueçamos o mensalão e nos lembremos da aposentadoria do Lula.
ResponderExcluirO chefe da nação, deve ser uma fonte de exemplos para todo um povo, afinal ele é o líder. E sendo assim, vamos ver o que precisamos fazer para se aposentar aos 43 anos, um milagre que só alguém realmente especial consegue fazer!!!!!!!!!!!!!!!!
Laerte Nogueira
Eu só queria entender. O Lula ganha salário de Presidente, aposentadoria como anistiado, um grana do PT, mais uma nota por ter perdido o dedinho (quando um dia tentou trabalhar), uma dinheirama preta, que retira a hora que quiser, do tal Cartão Corporativista da Presidência e somado a isso tudo, ainda tem as roubalheiras provenientes do assalto aos cofres públicos pelos seus asseclas. Não tem qualquer tipo de despesa, haja visto que tudo é pago pelo contribuinte. Apesar de todas essas fontes de renda, ano passado, ao consultar o CPF dele no site da Receita Federal, SAIBAM E PASMEM: O cara estava isento e ainda tinha restituição a receber.
ResponderExcluirO vagabundo cachaceiro não se aposentou aos 43 anos. Aposentou-se muito antes, quando efiou a mão na prensa, perder um dedo e obter “aposentadoria por invalidez”.
ResponderExcluirÉramos felizes e não sabíamos…
ResponderExcluirNo tempo do governo militar existia uma tal de CGI – Comissão Geral de Investigações. Era o terror dos corruptos. Literalmente, CENTENAS de políticos e militares passaram por ela e tiveram suas carreiras encerradas com desonra, por delitos de corrupção. NENHUM MILITAR enriqueceu (desafio qualquer um a apontar algum), a ponto de, p. ex., segundo dizem, os familiares de Mario Andreazza precisarem fazer “vaquinha” para pagar os custos de seu enterro. Mário
Pensava que o Lula era burro, depois percebi que era louco, as vezes se faz de tonto, mas DEPOIS DESCOBRI que ele é inteligente, joga com o povo, não é nada tonto, e na realidade é o maior manipulador do País, ele SABE TUDO, ELE VE TUDO, ELE SÓ NÃO ASSINA, (porque não é burro), mas é cumplice (mas não é tonto)é um manipulador. O que o País está fazendo que não lhe enfia um impeachement (”inpitimam” mesmo)pelo meio da fuça com todo o SENANDO JUNTO.
ResponderExcluir“REAGE BRASIL" - Ferdinanda
Lula e o Mensalão são xifópagos!
ResponderExcluirHilda Fontes
Escândalos de Corrupção no Governo Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) desde 2003 - (Até a presente data):
ResponderExcluir01. Caso Pinheiro Landim
02. Caso Celso Daniel
03. Caso Toninho do PT
04. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
05. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
06. CPI do Banestado
07. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
08. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
09. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
11. Irregularidades do Fome Zero
12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
13. Escândalo do Ministério do Trabalho
14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queizoz)
17. Operação Anaconda
18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
19. Caso José Eduardo Dutra
20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
23. Expulsão dos Políticos do PT
24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Waldomiro Diniz)
25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
26. Escândalo da ONG Ágora
27. Escândalo dos Copos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
28. Caso Henrique Meirelles
29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
30. Caso Cássio Caseb
31. Caso Kroll
32. Conselho Federal de Jornalismo
33. Escândalo dos Vampiros
34. Escândalo das Fotos de Herzog
35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
37. Caso Antônio Celso Cipriani
38. Irregularidades na Bolsa-Escola
39. Caso Flamarion Portela
40. Irregularidades na Bolsa-Família
41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
45. Escândalo do IRB
46. Escândalo da Novadata
47. Escândalo da Usina de Itaipu
48. Escândalo das Furnas
49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)...
SEGUE:
50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
ResponderExcluir51. Escândalo da Secom
52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
54. Escândalo da CPEM
55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
56. Caso Marka/FonteCindam
57. Escândalo dos Dólares na Cueca
58. Escândalo do Banco Santos
59. Escândalo Daniel Dantas - Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
60. Escândalo da Interbrazil
61. Caso Toninho da Barcelona
62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
63. Caso dos Dólares de Cuba
64. Doação de Terninhos da Marísa da Silva (esposa do presidente Lula)
65. Escândalo da Nossa Caixa
66. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
67. Escândalo das Cartilhas do PT
68. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
69. Escândalo do Proer
70. Escândalo do Sivam
71. Escândalo dos Fundos de Pensão
72. Escândalo dos Grampos na Abin
73. Escândalo do Foro de São Paulo
74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
75. Escândalo do Mensalinho
76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
77. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
78. Crise da VarigEscândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
79. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
80. CPI da Imigração Ilegal
81. CPI do Tráfico de Armas
82. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
83. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
84. Operação Confraria
85. Operação Dominó
86. Operação Saúva
87. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
88. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
89. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
90. Escândalo dos Grampos no TSE
91. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula - petistas pegos com malas de dinheiro para compra de um dossiê falso para incriminar José Serra, atual Governador de SP)
92. ONG Unitrabalho
93. Escândalo da Renascer em Cristo
94. CPI das ONGs
95. Operação Testamento
96. CPI do Apagão Aéreo
97. Operação Hurricane
98. Operação Navalha
99. Operação Xeque-mate (envolvendo o irmão do presidente Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá, indiciado por tráfico de influência e o compadre do presidente Dario Morelli Filho, denunciado pelos crimes de contrabando, formação de quadrilha e falsidade ideológica)
100. Escândalo no Senado (envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB, por falta de decoro parlamentar).
LRS
Mensalão é fichinha pra essa turma do PT, cujo chefe é o Lula.
ResponderExcluirViva a LIBERDADE!
ResponderExcluirComentários assim são de pessoas LIVRES de opinião como vc Val Cabral.
Parabéns!
Você sempre escreve o que muitos brasileiros, e políticos gostariam de escrever... mas não podem por estarem comprometidos com ideologias, medo, ou partidos.
Marcos Góes
Vivemos numa falsa democracia,nossos politicos se vestem como se fossem um pais de primeiro mundo,e agem como um pais de terceiro mundo.
ResponderExcluirTemos um presidente que sempre lutou pela etica junto com seu partido,e hoje se faz de surdo e cego,pois e o mesmo que governa,então hoje isso pra ele não interessa,as falcatruas faz parte desce governo insano,hoje ser honesto em nosso pais e ter vergonha.
Orlando Santos
Gosto do seu posicionamento. Também fico pasma com os rotineiros episódios de corrupção no governo e principalmente com as tramóias da senadora candidata ao governo de SC. Uma tremenda cara de pau! Qto ao Lula, acho que ele deveria ser mais crítico, como era antes, e propor investigações ao invés de ser contra todas as CPI's. Mas é certo que para ele chegar onde chegou, precisou fazer conchavos, dever favores para inúmeros partidos e empresas. E sendo assim, esse vínculo não se perde de uma hora para outra. É nessa condição, ou diria, conjuntura, que rola o jogo de cintura dele. Ademais, se ele batesse no peito e radicalizasse para por fim a corrupção (que é grande e percorre todas as esferas do poder, como você mesmo citou a conivência do presidente do STF) logo seria comparado pela imprensa ao camarada Hugo Chaves. Ou cairia em alguma armadilha bem articulada pela oposição (formada partidos, empresas, mídia). Para quem acredita que o mensalão foi um fenômeno do governo Lula, como a imprensa ilustrou, o presidente é o mestre da corrupção. Mas, o contraponto e a dialética dizem que não, que o ranço da vantagem já está instalado há tempos e é reflexo do coronelismo, onde as leis (enfim todo o sistema) foram elaboradas de modo a manter as castas sociais. A idéia de salvação instantânea foi desmistificada com o governo Lula. O mais radical de todos, teve que se curvar ao sistema e talvez, por vezes, até mantê-lo. Mas é importante saber que ele foi o governo que mais investiu na educação. Um grande passo para formar indivíduos alfabetizados e conscientes: verdadeiros cidadãos. E não era isso que Paulo Freire propunha? A educação libertadora que acabasse com a pedagogia do oprimido e do mutismo. A libertação que traz na cartilha o entendimento do materialismo histórico e a luta de classes que foi travada. Uma educação do esclarecimento pós-moderno e não do iluminismo dos déspotas esclarecidos. Que entenda o curso da indústria cultural e de todos os seus bens. Rumo a verdadeira democracia, que só existe, quando a grande maioria realmente compreende o seu contexto social de tal modo que reconhece em si o poder de transformar.
ResponderExcluirPaula
Seja a verba para a preparação do Rio rumo às olimpíadas ou seja a verba orçamentária do governo federal, se não houver desvio dá para resolver muitos problemas no país...dá e sobra!!!
ResponderExcluirMeu querido amigo Val Cabral
ResponderExcluirForam-se os anos, mas ficaram os sonhos.
Ainda és o radialista combativo que conheci de perto, quando servi o Governo do Município de Itabuna nos tempos de pouca liberdade era permitida por Cuma e mesmo assim vc o enfrentava com destemor.
Foram-se os anos, mas nem com a plena liberdade deixaste de indicar caminhos.
Crítico, mas construtivo.
Vc foi, é e sempre será a voz dos mudos e dos que não ousam protestar.
Isso torna vc muito especial para Itabuna.
João Batista Brito da Silva
Joãozinho
Fora Lula já...
ResponderExcluir