O doente mental Silvio Esmeraldo Leite Filho, de 49 anos, foi m
orto a chutes e socos na noite deste domingo (11). Segundo a Polícia Militar, o homicida também é um doente mental. Trata-se, de Edilson Oliveira do Rosário, de 29 anos, natural de Eunápolis. Conforme o assassino, em entrevista ao Xilindró, o motivo seria o inicio de uma discussão para ele não cantar uma musica de Roberto Carlos. “Ele disse pra mim, se eu cantasse um hino ele ia me encher de murro, eu fui e soquei ele”, revela. O
acusado também informou durante a entrevista que já teria assassinado o próprio pai há dois anos, vítima essa que, teve o pescoço degolado. Uma guarnição da PM, Polícia Civil e DPT estiveram no local do crime e realizaram o levantamento cadavérico. O homicida deve ser levado para uma unidade psiquiátrica. (xilindroweb.blogspot.com: Fotos: Oziel Aragão).
Val Cabral
ResponderExcluirEsta notícia é muito triste e preocupante.
Triste pela morte de um inocente; pelas condições desumana e covarde com que ocorreu; pelo motivo banal do assassinato; pelas condições de fragilidade em que se encontrava a vítima, pelo momento de festa do Albergue...
Preocupante pela vilnerabilidade dos servidores e voluntários da instituição; pelo albergamento de um indivíduo que deveria estar confinado num manicômio e não no albergue; pelo histórico cxriminal do assassino; pela falta de condições de recolhimento de pessoas com distúrbios mentais mais apropriados...
Estes fatos devem servir de propósito para se repensar o que tem acontecido e deixado de acontecer em Itabuna, quando a questão envolve pessoas carentes, desassistidas e desequilibradas mentalmente!
Muito troiste mesmo este acontecimento diabólico num ambiente espiritualmente focado no amparo a quem não teve outras opções sociais e humanitárias.
Rivaldo Monteiro
Onde estavam as pessoas que não interviram para separar esta briga?
ResponderExcluirSalatiel Fontes
Existem razões que a própria razão desconhece... mas não há como explicar a complexidade da mente humana!
ResponderExcluirNão cabe culpar não por omissão, desleixo, desatenção... pois o mais importante é debater os problemas que levam homens e mulheres a estarem colocados como seres vegetativos num Albergue e expostos as suas próprias intolerâncias e descontroles emocionais.
A racionalidade é circunstancial na conduta das pessoas consideradas como "normais"... eperar o que dos demais?
Valmir T. Gomes Araújo
Faltou as autoridades médicas e de assistencia social, assumirem suas obrigações de encaminharem e isolarem malucos em manicómio e não em Albergue, com tantos pacientes indefesos, idosos e doentes. estes são tão responsáveis por esta morte, quanto o maluco que assassinou o doente do Albergue Bezerra de Menezes, que diga-se de passagem, é uma instituição honrada, séria, prestativa, útil e que não merece estar com este histórico macabro de um interno matar alguém dentro das suas dependências.
ResponderExcluirCristovam Brito
Ouvi no rádio, que este assassino é um psicopata e isto me chamou a atenção para fazer esta abordagem, sobre o que imagino ser o perfil dele. A Psicopatia, também conhecida como Sociopatia, tem sido associada ao protótipo do assassino em série, porém, nem todos os assassinos são psicopatas e nem todos os psicopatas chegam a ser assassino, ou mesmo fisicamente violentos! Importa desmistificar esta ideia, porque podemos estar a lidar diariamente com um psicopata, sem termos a noção que aquela pessoa está realmente doente e que afinal, todas as intrigas, confusões, desacatos, mentiras e mau-estar causados pelo mesmo, não são apenas fruto de “mau feitio”. Há pessoas que só se apercebem que têm lidado de perto com um psicopata, momentos antes de uma fatalidade lhes acontecer, nomeadamente o seu homicídio.
ResponderExcluircreio que jamais as enfermeirasw, assistentes sociais e demais membros do qaudro de servidores e diretores do Albregue Bezerra de Mnezes, suspeitariam que este sujeito chegaria a este resultado fatídico e não se precavissem, ou não tomassem medidas preventivas contra qualquer possibilidade de anormalidade em seu comportamento... por mais que houvesse um histórico de alerta para tanto... O que houve foi uma fatalidade e um descaso das autoridades, pois este sujeito jamais deveria estar internado naquele lugar.
Frederico Hage (Fredy)
Val Cabral
ResponderExcluirEsse psicopata tem que viver a vida toda na cadeia, se ficar solto vai aprontar de novo. Ricardo Vieira Filho
Universitário
“HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE, COMO O SENHOR TEU DEUS, TE ORDENOU, PARA QUE SE PROLONGUEM OS TEUS DIAS E PARA QUE TE VÁ BEM NA TERRA QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE DÁ” Deuteronômio, 5, 16.
ResponderExcluir“Que o PAI desse monstro, jamais saiba a forma trágica que morreu. Que em suas memórias fiquem somente os momentos bons vividos com seu filho (o monstro). Que ele encontre a paz.”.
Do pais dele somente isso quero comentar, pois seu filho não deve ter deixado uma possibilidade sequer ao debate. Não posso comentar nada sobre o pai assassinado, pois não está aqui para se defender sobre qualquer acusação de negligencia na educação e criação desta besta humana. Também pelo fato de que a Justiça deve discutir neste momento, é o ato trágico, como foi consumado o crime deste interno do Albergue e anteriormente do pai do próprio assassino, que realmente deve ser um psicopata. Uma barbárie que poderia ser evitada, caso o monstro fosse internado e aprisionado num lugar cabível para os loucos perigosos.
Que Edilson Oliveira do Rosário, receba da lei da Justiça Brasileira, tudo o que ele mereça pelos atos cometidos contra seu pai e contra esta sua última vítima fatal, o Sílvio esmeraldo. Pois além disso nada mais podemos fazer. Se o matarmos o que nos diferencia dele? Seus dias já diminuíram nesta terra, seus dias já não vão bem... Além dele não ter mais paz nesta terra. Há um outro lugar onde ele irá sentir menos a vontade ainda. Um lugar preparado para os que matam, um lugar que queima pelas chamas do fogo que nunca se apagam. O lugar preparado para os que NÃO HONRAM A TEU PAI...
Mário Bastos
Prezado Val Cabral
ResponderExcluirAvaliações sobre o perfil criminológico devem ser realizadas para constituir uma ação que seja justa. A pena possui a função punitiva e educativa. Creio que a pessoa em questão esteja no limite entre a patologia e grave distúrbio de personalidade. Contudo casos onde os reús são pobres. Essas mesmas condições não comtempladas. Sob aspectos sociais temos uma sensação de impunidade dado o pouco tempo decorrido entre o crime e o castigo. E o fato deste não ter sido o único crime de morte praticado por Edilson do Rosário.
Jefferson Ramos
Minha opinião é: - Para determinados tipos de CRIME - onde se inclui esta barbárie - não pode haver benécias. NADA justifica atitudes como esta e ponto. E não importa a condição psimaníaca do assassino. O resto é falácia. Se um dia tivermos a coragem suficiente para agirmos com mais rigor os CRIMES desta magnitude diminuirão.
ResponderExcluirRoque Claro Júnior
O Brasil atualmente tem dois grandes problemas: impunidade total e absoluta de todo o tipo de pessoas e crimes: pessoas comuns, políticos, militares, etc. O que realmente precisamos é de leis que funcionem e penas mais severas, sem nenhum tipo de benefício, indulto ou redução de pena, inclusive pena de morte para os chamados crimes hediondos (que outra pena merece quem friamente mata pai ou uma pessoa indefesa num albergue, como tem ocorrido com frequência? Enquanto pessoas desse tipo não se conscientizarem que o crime não compensa porque a consequencia é severa, podendo resultar inclusive em pena de morte, continuaremos a ver todo o tipo de crime. dizer que este homicida é louco, não me convence que ele não mereça a morte por enforcamento, ou decaptação, já que é um bandido sem "cabeça para pensar"! Direitos humanos são para humanos direitos!!!
ResponderExcluirJosé Carlos - Estudante
Atenção Justiça, deixe o Edilson saí logo daí … não vejo a hora de ver ele aqui fora.
ResponderExcluirVamos caminhar na praça, tomar um shopp no Shoping, irmos ao cinema e depois o levarei para um passeio na "Volta da Cobra", que é o lugar melhor para ele ficar descansando...
Bom dia Val Cabral.
ResponderExcluirDa forma como ocorreu o crime é insuspeita sua periculosidade.
Analisar o que????
Paulo Carvalho
E depois de TUDO que essa besta demoníaca fez... Ainda precisa AVALIAR se ela é psicopata ???!!!!!
ResponderExcluirFala seriooooooooo!!!!
A principio, o mais comum é acusação:
ResponderExcluirNo entanto vale lembrar que não é corriqueiro noticias de filhos (Princilpalmente abastados) matando pais.
Não sou da área criminalista nem desempenho qualquer papel na área social ou médica, mais acredito que esse homem tenha um desequilibrio mental muito acentuado e que já esteja sofrendo muito pelo fato ocorrido, segundo estudiosos da saúde até os mais perigosos insanos tem momentos de lucides e sofrem imensamente pelos seus atos.
Quem quiser que atire a primeira pedra.
emanuel sergio de assunção
Uma vez considerado psicopata sempre psicopata. A pessoa com este tipo de patologia mental não é passível de tratamento e portanto irrecuperável.
ResponderExcluirEntão eu pergunto: "porque colocaram um doidão dessa magnitude de perversidade e periculosidade entre doentes comuns"???
A estes devem recair culpa por esta tragédia!
Luizinho
Deveria existir um lugar para os portadores de transtornos da personalidade antisocial viverem.
ResponderExcluirO que esperar dessas criaturas?
Não tem culpa por terem nascido assim, não sente piedade, compaixão, remorso. São seres completamente desprovidos de ausência de sentimentos.
O que fazer com essas criaturas?
Célia Soares
Se este cara tivesse sido condenado á morte pelo primeiro assassinato, ele não teria cometido este outro.
ResponderExcluirSou a favor de pena de morte para assassinos, pedofilos, sequestradores e latrocidas.
Haroldo