Dados divulgados pela Organização Mundial para Agricultura e Alimentação (FAO) revelam que 6% da população brasileira sofrem de desnutrição, o que representa 12 milhões de pessoas. "O número é preocupante, porém o País, em comparação com outras nações, tem avançado de forma surpreendente com políticas públicas criativas e inovadoras", afirma o representante da FAO no Brasil, José Tubino, durante o I Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável. A Índia e a China lideram em números absolutos de pessoas subnutridas com 250 milhões (22% da população) e 127 milhões (10% da população), respectivamente. Em termos percentuais, o primeiro lugar está com o Congo (75% de subnutridos), seguidos por Eritréia (65%) e Haiti (50%). No total são 1,2 bilhões de desnutridos. Segundo estudo da FAO, em 2050 haverá 9,1 bilhões de pessoas no mundo e a produção de alimentos precisa crescer 70%. "Para conseguir suprir essa demanda seria necessário o investimento de US$ 83 bilhões por ano em países em vias de desenvolvimento, excluindo Brasil, Índia e China, e incrementar em 50% os investimentos alocados para agricultura", afirma Tubino. (Joselito dos Reis Santos - expressaounica.blogspot.com).
Val Cabral, ñ gosto de pensar nessa calamidade de gente faminta no mundo e em nossa cidade... acho uma pouca vergonha para quem tem e ñ ajuda, pois enquato alguem paga tantos mil para um secretário, vereador, jogador, cantor... que ja tem bastante dinheiro... tem mais de milhares de pobres
ResponderExcluirpassando fome nas nossas vizinhanças... isso que dá revolda. Fora os coruptos do politicos e dos governantes que não fazem nada para acabar com a fome.
Agradeço pelo espaço
Pedro Fortinelli
A fome em Itabuna esta cada vez ficando maior, mas não adianta pq ninguém se importa mais, acha até normal ver aquelas pessoas na rua passando fome. Roberto C. Sóstenes
ResponderExcluirO mal de nós brasileiros é querer culpar sempre alguém…. parem para pensar que todos nós temos culpa nesse círculo vicioso…. quando vemos alguém nas ruas e não fazemos NADA,então estamos sendo tão mesquinhos que nem os políticos…não defendo ninguém,porém todos nós queremos tirar nossa parcela de culpa... tudo começa com a Desigualdade Social...
ResponderExcluir1- no passado uns exploravam e outros eram os explorados.
2- Hoje não é diferente. Uns tem muito e outros nada.Isso é realidade. Esse círculo continua,onde o “rico cada vez fica mais rico”pois riqueza puxa riqueza... falo em relação a amizades, namoros...
3- E o “pobre cada vez fica mais pobre” não têm motivação dos pais... automaticamente não teve uma educação correta, logo, não terá pesperctiva de vida e nem planos... isso é um círculo vicioso... essa tal cultura do comodismo fica e eles não querem e nem sabem muitas vezes o que é se dedicar e pensar num futuro e num mundo melhor(que não é sonho, PODE ser realidade)
bjus!!!
pensem nisso.
Thais
É um absurdo com tanta miseria no Brasil e esses politicos so pensa em si proprio.. o BRASIL TEM Q DA UM BASTA NISSO TANTA GENTE Q SO DISPEDISSA E MUITAS E MUITAS FAMILIAS PASSANDO FOME ESSE É MEU JEITO DE PENSAR. - LTR
ResponderExcluiré incrível, diante de tantas promessas feitas por esses políticos,tantos projetos, ainda vivenciarmos uma situação absurda,que é a Fome no Brasil.Mais absurdo ainda é saber que a cada 5min morre uma criança por desnutrição e 36 milhões de Brasileiros não sabem quando terão sia próxima refeição.Cade Presidente? ta na hora de deixar de gastar dinheiro viajando e usa-lo de outra maneira,investindo no nosso Brasil. - Marilya
ResponderExcluirQuem é o cara responsável por tudo isso? O Obama já sabe a resposta!
ResponderExcluirRodrigo
A FOME TEM QUE ACABAR, POIS ISSO NÃO É JUSTO!!!
ResponderExcluirUNS COMEM MUITO,ENQUANTO OUTROS PASSAM FOME.
ESSE FATO NOS MOSTRA COMO É GANDE A DESIGUALDADE SOCIAL!!!
BJOS
Júlia
E tanta gente triste e tanta deseigualdade desumanidade
ResponderExcluireste não e p paîs que queremos, crianças q sao dilaceradas fisicamente e piscicologicamente sao obrigadas a vender seus copos a vender a propia vida por não ter opçao por nao ter saida.
O nome dessa terra e Brasil que traz escrito em sua bandeira
Ordem e progresso, isso nunca aconteceu e não sabemos se vai acontecer enquanto existir juizes,corones,delegados politicos
homens que deveriam cuidar apoiar a nação a qual pertencem…
Agradeço por ter paciência ao lerem essa ea verdade.
Daniella Soares
A professora passou um video sobre tudo isso, as crianças passando fome na miseria. Depois do filme nos choramos, mas nós choramos, choramos tanto, que até os outros alunos começaram a chorar, foi tão triste.
ResponderExcluirNicoli
Seu blog é magnânimo. Cheio de conteúdo, me pegou de jeito(hehe). E os assunos são interessantíssimos. Esta notícia da fome no Brasil, merece destaque para conscientizar as pessoas sobre o que deve caber a cada um no compromisso de cuidarmos melhor das pessoas, que não tiveram as oportunidades de um bom emprego e de ter condições mínimas de se alimentar.
ResponderExcluirVal Cabral, eu sou seu fã e agradeço por tudo que vc tem feito por muitas pessoas que vc ajuda nas campanhas que vc promove em seu programa de rádio.
Vc sim, é que é o cara!
Clodoaldo dos Santos
O problema do Brasil é que todos os programas sociais são ótimas fontes de renda pra quem quer desviar verbas públicas. Eu não consigo acreditar em nenhuma delas.
ResponderExcluirIsso é o que mais me desanima no Brasil: existe muita corrupcão em tudo que é lugar, em todas as esferas.
Beijos
Lu
Oie Lindo...
ResponderExcluirA fome no nosso país é horrível. Tanta gente que morre de fome nessa terra, que nem cabe nos dedos. Essa tal de BOLSA FAMÍLIA é uma enganação. Outro dia passou uma reportagem na Cabrália, mostrando uma família de classe média, com TODOS recebendo o dinheiro do BOLSA FAMÍLIA e enquanto isso muitas famílias EM NOSSA PERIFERIA morriam de fome. Fala sério, isso é uma palhaçada do governo!!! Estou de saco cheio disso tudo, o Brasil não vai pra frente pq tem sempre uns merdas colocando a gente pra baixo. Tem sempre alguém querendo se dar bem as custas do povo que trabalha duro. Tô cansada, pára tudo que eu quero descer!!!!
Célia
Fome me faz lembrar aquele programa do Henfil? Nao, irmao dele. Gente do céu. Esqueci o nome, lembra pra mim?
ResponderExcluirEra tao legal o que ele se propunha. Pelo menos um prato por dia. Se cada um desse um pouco. Acho que tudo na vida eh assim. Começa com pouco e quando a gente ve, a coisa acontece. Desculpe a mensagem mas o PC esta com o teclado com acentos errados etc.
Fico por aqui. Desejo ver nosso pais saindo dessa situacao.
Minha igreja no Brasil esta fazendo a parte dela. Estao comecando um trabalho la em Teixeira de Freitas. Meu irmao esta impressionado com a miseria que ainda existe. Diante de tudo o que viu neste fim de semana as favelas do Rio nao sao mais nada perto das comunidades de la. Enfim, muita coisa ainda a ser feita. Bjs
Melissa
O Programa eleitoreiro Bolsa Família é o tipíco programa que não ajuda ninguém e busca tapar os buracos que existem por ai!
ResponderExcluirMaitê
É de dar nojo esse tipo de coisa.
ResponderExcluirOlha, adorei seu texto.
Beijos,
Mônica.
Oi Val Cabral,
ResponderExcluirEste é um tema muito importante, falar sobre a fome. É muito triste saber que ainda hoje no mundo, e em especial no nosso país ainda exista fome. Apesar de estar em Africa, o quadro também é o mesmo, agora o problema não pode ser so do governo,a inciativa de fazer algo para melhor a situação deve vir de cada um de nós, ao invés de julgar e achar os culpados, por que não encontrar soluções fazer nossa parte. Recentemente vimos como é possivel ajudar o próximo quando nos unimos de forma espontanea como foi o caso das enchentes em Santa Catarina. O Brasil é um país de pessoas que tem a capacidade de fazer o melhor para ajudar o próximo. Basta uma boa e séria iniciativa e não só esperar que o governo tome uma providencia. Todos temos de participar. Afinal somos cento e oitenta e tantos milhões de brasileiros não é mesmo? É muita gente que pode de alguma forma ajudar.
Abraços,
Sthephanie Mendonca