Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

15 de outubro de 2009

A AGONIA DO ORFANATO SOS CANTO DA CRIANÇA

A visão generosa e o desprendimento de uma série de homens e mulheres, empresários bem-sucedidos ou pessoas comuns, têm deixado no cenário social itabunense exemplos de responsabilidade que beiram a comoção. Coisas simples ou grandiosas, como o Orfanato SOS Canto da Criança e Albergue Bezerra de Menezes, para ficar em dois excelentes exemplos de extremos. É claro que instituições assim não resolvem todos os dramas sociais, mas o que seria de uma infinidade de pessoas se não as houvessem? E neste momento se assiste a uma agonia desesperada de uma gigante desta linha de atendimento a pessoas muito especiais. Trata-se do Orfanato SOS Canto da Criança, que anda quase fechando, literalmente suas portas em virtude da falta de recursos financeiros e de apoio. A possibilidade de suspensão das atividades do Orfanato SOS Canto da Criança, pode resultar em si implicações para uma infinidade de pessoas. Não serão afetadas apenas as mais de 50 crianças que neste momento são assistidas ali, e nem muito menos os empregados que estão há dois meses sem receber salários. Com o fechamento do Orfanato SOS Canto da Criança, compromete-se um modelo de solidariedade humana que fez escola em atender e dar bons destinos às pessoas que vieram ao mundo portando necessidades especiais, ou foram submetidas ao abandono, maus tratos e desagregação familiar. Ea é uma instituição deliberadamente sem fins lucrativos, movida apenas pelo humanismo de atender a um público para o qual as autoridades e instituições tradicionais não dão a devida atenção. E ela o faz bem. A quem interessa, então, que o Orfanato SOS Canto da Criança chegue aonde chegou? O que lhe faltou, além da colaboração avulsa de cada cidadão – R$ 1 que seja –, foi a renovação de convênios com os órgãos públicos, o repasse de verbas de orçamento que lhe são de direito e que vão parar em secretarias de Estado ou de município. Faltou a visão de compromissos de prefeitos de municípios dos quais o Orfanato SOS Canto da Criança atende e serve. Vejam a contradição: numa época em que o Governo Federal faz de entidades não-governamentais uma válvula estupenda para liberar dinheiro fácil e de destinação pouco ética, nas quais picaretas de ONGs nadam em grana pública e nada fazem, uma instituição com o histórico do Orfanato SOS Canto da Criança chega ao limbo por falta de apoio. De fato, é algo incompreensível.

7 comentários:

  1. Parabens,muito bom.temoa obrigação de ajuda lo.abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabens,muito bom.temoa obrigação de ajuda lo.abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. eo so italiana e adotei Daniela do orfanato soso canto da criancas de itabuna no 1999.
    Cheria ajudar otros meninas/meninos.
    Como è che pode fazer?
    Espero sua resposta.

    Obrigada um abraco.

    Attilia

    ResponderExcluir
  4. oi eu sou Camilla frança e estou no primeiro semestre de serviço social e estou fazendo um trabalho e gostaria de saber se o sos canto da criança recebem também "meninos moradores de rua" na istituição e se não recebem existe algum atendimento,instituições ou ongs em itabuna que recebem essas crianças que vivem nas ruas?
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  5. como fazer para adotar uma criança?

    ResponderExcluir
  6. Como fazer para adotar uma crianca do Orfanato Canto da Crianca?Qual e' o primeiro passo?Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Angélica Tinoco28 março, 2012

    Tenho uma amiga que já se cadastrou para adotar uma criança, ela prefere um menino de 02 anos a 03 incompletos. Qual a previsão para essa adoção se concretize?

    Agradecemos,
    Maria Angélica Tinoco

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: