PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

14 de setembro de 2009

LULA COMPRA 12 BILHÕES DE DÓLARES EM ARMAS DA FRANÇA

A compra bilionária de material bélico francês pelo Brasil será debatida pelos senadores nesta quarta-feira (16) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele estará na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para audiência pública com o objetivo de discutir o anunciado acordo militar com a França, destinado à aquisição de aeronaves, submarinos e helicópteros. O assunto ganhou destaque na última semana após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciar antecipadamente, em favor da França, o resultado da disputa comercial internacional para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). A decisão chegou a gerar desmentidos no próprio governo, que realiza uma licitação para a escolha do avião de combate. Também participam da disputa os Estados Unidos e a Suécia. No final de agosto, Jobim adiantou no Senado a assinatura de acordo simbólico com a França para a construção de cinco submarinos - dos quais um de propulsão nuclear - até 2021. O anúncio foi feito em audiência conjunta da CRE e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realizada para tratar do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O ministro destacou que a principal vantagem da parceria seria a previsão de transferência de tecnologia francesa, que colocaria o Brasil no pequeno grupo de países capazes de projetar, construir e operar submarinos nucleares. Fazem parte desse grupo Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e China, além da própria França. Na ocasião, o ministro rebateu as críticas feitas à escolha da França como parceira. Segundo as críticas, o Brasil gastaria menos se optasse por submarinos de tecnologia alemã. O requerimento para a realização da oitiva desta quarta na CRE, marcada para as 10h, é de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES). (Joselito dos Reis Santos/Expressão única).

6 comentários:

  1. A compra de equipamentos modernos para aparelhar nossas Forças Armadas, enche de orgulho a todos nós brasileiros. É claro que todos os brasileiros gostariam de ver seu País bem armado, para defender a sua Soberania.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é um País complicado. O nosso Congresso não é ouvido para NADA. Creio que podemos fechar a Câmara dos deputados e o Senado e nada mudará...Essa compra é um absurdo, porque é fruto de uma "amizade fraterna" entre Lula e Sarkosy.Taí o Lula brincando com o nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. O BRASIL DO LULA NÃO FEZ MAIS DO QUE CORRETO, INVESTIR NA SEGURANÇA DO NOSSO PAÍS, POIS NUNCA SABEMOS DE VERDADE O RISCO QUE CORREREMOS NO FUTURO... A BRIGA ENTRE OS PAÍSES É GRANDE E A HISTÓRIA PODE COMPROVAR ISTO.

    ResponderExcluir
  4. UMA BOA INVESTIR EM TECNOLOGIA, TENHO CERTEZA QUE ISSO SERÁ MUITO BOM PARA IMAGEM LÁ FORA DO BRASIL, NA QUAL NÓS NÃO TERIAMOS FORÇA MILITAR SUFICIENTE PARA ENTRAR EM COMBATE COM QUAISQUER OUTRO PAÍS, ALÉM DO MAIS QUE COM ESSAS DESCOBERTAS DE PETRÓLEO NOS PÕE EM RISCO.

    ResponderExcluir
  5. COM TANTA DEFICIÊNCIA NO NOSSO PAÍS... NA EDUCAÇÃO, NA SAÚDE.... INVESTIR EM NAVIOS, AVIÕES, SUBMARINOS? PARECE MEIO SEM LÓGICA.

    ResponderExcluir
  6. É necessário reconhecermos que não se trata simplesmente de um gasto exorbitante, mas sim de um investimento nacional, porque as grandes nações só chegaram aonde chegaram, porque sabem proteger bem seus grandes património.
    E tendo o Brasil a maior reserva de água potável do mundo e as grandes descobertas recentemente de petróleo precisamos sim de uma boa defesa.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: