PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

5 de setembro de 2009

INDIOS SEM CAMINHOS

É desalentador e, ao mesmo tempo, revoltante, a situação em que se encontra a Fundação Nacional do Índio (Funai) no sul da Bahia. E por extensão, no país inteiro. Sem comando, sem recursos, servindo apenas como cabide de emprego, constantemente, suas sedes são invadidas e depredadas por grupos indígenas revoltados com o abandono em que se encontram. Os índios, crianças, velhos, doentes, estão passando fome. Com razão, ou não, invadem e ameaçam retomar terras que dizem lhes pertencerem. No dizer das lideranças indígenas, o que revolta é que os governos e Ongs se promovem, captam inclusive recursos para se promoverem e se beneficiarem, mas, nas dificuldades, como a demora na demarcação de áreas, na assistência à saúde, desaparecem. É preciso lembrar, no entanto, que toda a pregação que se faz em torno da salvaguarda da mata atlântica do sul da Bahia, não tem sentido sem a preservação e o bem-estar dos povos indígenas que nela habitam. Até porque são eles os principais defensores e por tudo que representam merecem respeito.

3 comentários:

  1. é triste ver a situação dos indígenas, que são desrespeitados pelo grande desmatamento no seus territórios, caças ilegais e vários outras coisas que agridem diretamente ao ecossistema, provocando destruição em alto grau da mata e da flora.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é altamente capitalista não pensam no futuro, mas no que podem fazer para lucrar no presente, então exageram no desmatamento, se esquecendo que a comunidade indígena depende da natureza para sobreviver.

    ResponderExcluir
  3. Um mundo que cada um só pensa no seu próprio umbigo, infelizmente os que mais sofrem são os índios, aqueles que são os verdadeiros donos da terra, aqueles que prezam realmente pela terra.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: