Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA - Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas. A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água. Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido. Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois: - Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável; - 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico; - Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes; - Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

7 comentários:

  1. Prezado Val Cabral, achei o texto muito interessante, pois mostra a utilizacao da agua como um fator decorrente da provencao do equilibrio. A informaçao usada é baseada em fatos reais. O que torna o texto muito mais convincente, de modo que os leitores possam se conscientizar de formal tal. A amplitude das informacoes e decorrente de pesquisas detalhadas e concretas que possam reitineriar a sequencia de informacoes. A agua, como bom h20 que é, torna a vida dos seres humanos na terra em algo que nao se pode comuniquizar sem que a alteracao de tal eficilimos seja feita!
    Solivaldo Bastos

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se tendo informações assim, as pessoas se consientizam mais dos seus atos e dêem mais importãncia para o tão precioso líquido da vida, que é a água!!!
    vamos ver se a população percebe a gravidade dos fatos! Hilda Mendes

    ResponderExcluir
  3. Quem nunca tomou um banho de chuva ou fez guerra de lama quando era criança? Quem não sai de uma cachoeira com a energia de um Leão que acabou de se alimentar? Quem não sai do mar com a sensação de ter sido desinfetado? Quem não se acalma ao som das marés dos rios e mares?
    Depois que cresci, me afastei do eu essencial e universal. Aí fiquei em busca do esotérico, do meta-físico, do sobre-natural, das borbulhas nas águas bentas, etc. A reflexão interior só auxilia nesse reencontro com nós mesmos, de forma simples e plena. Afinal somos constituidos de água.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ter o conhecimento dos diversos tipos de águas que encontramos na natureza, suas aplicações, suas relações, sua influência no nosso dia-a-dia e no nosso corpo físico e astral só me faz crer que só sofre quem quer ou quem permite.
    Conhecemos a estrutura química da água. Sabemos que nosso planeta é quase todo de água, nosso corpo é quase todo de água, praticamente todas as religiões utilizam água em seus trabalhos. Sabemos também que a natureza é perfeita, que fazemos parte da natureza e que não existem explicações comprovadas sobre muitas coisas no nosso mundo. Porque então não acreditar em energias, magias, transformações, transmutações? Falar desses assuntos nada mais é do que falar da gente mesmo.
    Tem um vídeo muito interessante de uma pesquisa coordenada por um cientista japonês que mostra como se comportam os cristais de água após submetidos a palavras ou sentimentos. Vale a pena ver e se fizer sentido, vale também a pena pedir obrigado, falar bom dia ou simplesmente dar um sorriso pra quem precisa. Daniel

    ResponderExcluir
  5. A água é a base do nosso planeta e também do nosso corpo. Sabemos que sem comida sobrevivemos, mas sem água desencarnamos.
    Para nós também é assim. Sem água “não rola” umbanda.
    Ela é usada para a cura, banhos, amacis, abos, limpeza dos terreiros, da nossa casa, em copos com cânfora embaixo de nossa cama, com sal e carvão na porta de entrada de casa, para lavar as guias, para o batismo, enfim, como umbandistas são infinitas as maneiras que podemos e devemos usar a água.
    Também a usamos para firmar nosso anjo da guarda e junto as velas que acendemos para nossos Pais e Mães Orixás.
    Os guias, por exemplo os pretos velhos, a usam com arruda e guiné para benzer os consulentes quando dão seus passes.
    Para todos desejo um bom banho ou quem sabe uma boa limpeza de casa.
    Axé a todos.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tema maravilhoso! ”Água” liquido da vida…
    Tomara que todos soubam respeitar e dar a devida importância a esse liquido que é ”Pura Vida”. Em todas suas formas, sempre purificando, abençoando, renovando e alimentando.
    Vital para sobrevivencia do homem na Terra, (Planeta Água, deveriamos conscientizar do desperdício para haver um futuro com rios, lagos, cachoeiras cristalinas. Nosso criador fez jorrar de fontes límpidas e abençoadas.
    Nada existe sem ela!

    Abraços a todos
    Jonas Borges Cruz de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Benditas sejam estas águas que limpam nossa alma e banham o nosso ser. Bendito seja Olorum por nos permitir este contato celestial e divino entre as águas e as forças dos Orixás. Saber que em cada particularidade da natureza há uma representação divina nos protegendo, somos realmente abençoados. Vamos reverenciar, cuidar e respeitar a nossa Mãe natureza. Saravá, Irmãos!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: