PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

7 de junho de 2009

O CLIMA ESTÁ TENSO ENTRE ÍNDIOS E FAZENDEIROS NA SUL DA BAHIA - Os índios estão invadindo terras no município de UNA e decidindo quem entra e quem sai na estrada chamada UNACAU que liga o município de São José da Vitoria e UNA, roubando cacau, gados e outras criações de animais; expulsando fazendeiros e posseiros de suas casas sem direito a levar nada, ameaçando matar caso fale alguma coisa a policia. Os vândalos são divididos em 2 tribos. Uma liderada por um homem conhecido somente como Moises e uma outra facção liderada por um suposto índio conhecido como Babau. A divisão das tribos são feitas pelo rio de UNA. Os fazendeiros de toda região, juntamente com alguns de Olivença, estão se reunindo e se armando por conta própria e ameaçando abertamente que poderão entrar em conflito armado contra os invasores que alegam não serem índios e sim posseiros indignados com as perdas de suas terras. As autoridades ainda não tiveram consciência sobre a gravidade a que a região está submetida e a qualquer momento poderá ocorrer derramamento de sangue. Os “índios” estão ameaçando invadir o bairro novo de São José da vitória, alegando que tais terras são deles também. Os fazendeiros criticam o relatório da Funai que defende a demarcação de reserva indígena tupinambá, cujo processo corre no Supremo Tribunal Federal. Os produtores protestaram contra a grande quantidade de ocupações de terra por índios no sul do estado, que segundo eles estão cada vez mais violentas. A última foi em Una, no mês passado, quando um homem foi encontrado morto dentro da fazenda ocupada. O município, com cerca de 20 mil hectares, tem 15% do território envolvido na questão demarcação. Os produtores que têm terras dentro da área em questão estão com medo de ficar no prejuízo.

3 comentários:

  1. QUANDO MORREREM MUITOS INDIOS E FAZENDEIROS, O ESTADO ASSUMIRÁ SUA RESPONSABILIDADE DE INTERVENÇÃO NO CONFLITO. MAS A VERDADE É QUE O CLIMA ESTÁ TENSO REALMENTE E ALGO DEVE SER FEITO COM URGÊNCIA, POR NOSSAS AUTORIDADES GOBVERNAMENTAIS, JUDICIAIS, POLICIAIS E POR NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS, PARA NÃO HAVER DERRAMAMENTO DE SANGUE NO SUL DA BAHIA. GILSON NUNES

    ResponderExcluir
  2. Isso é no que dar ter políticos fracos e governo vacilão na bahia. Os índios agora estão se achando o dono do Brasil e querem ganhar no grito e na força, como se não houvesse Justiça, para se resolver os problemas de terras no Brasil. Será que veremos a violencia acontecer sem que algo seja realizado para impedir esta situação? Com a palavra nosso governador Jaques Wagner.
    Antonio Araújo

    ResponderExcluir
  3. É IMPRECIONANTE COMO UM ASSUNTO TÃO IMPOTANTE COMO ESSE AINDA NÃO TENHA NENHUM COMENTÁRIO POR PARTE DE POLÍTICOS, IMPRENSA, AGRICULTORES, COMERCIANTES, ETC. ESTAMOS VIVENDO ATOS DE VANDALISMO E BANDIDAGEM QUANTO O QUE É NOSSO. NÃO SOU AGRICULTOR, MAIS SOU UM BRASILEIRO INDIGNADO COM TODO ESSE ABSURDO. SEGUNDO ANTROPOLOGOS E HISTORIADORES QUE CLARO, NÃO SÃO DA FUNAI, DECLARAM QUE ESSA REGIÃO. ILHÉUS, BUERAREMA E UNA, NUNCA FORAM DE ÍDIOS, NUNCA EXISTIU TUPINAMBÁS. O QUE VEMOS SÃO PESSOAS, "QUADRILHA ARMADA" COM ARMAS DE FOGO, QUE SEGUESTRAM, INVADEM, ROUBAM E AMEAÇAM PESSOA DE BEM, COMO AGRICULTORES QUE NÃO SAVBEM O QUE FAZER COM TANTAS IMPUNIDADES. A POLÍCIA FEDERAL, MILITAR E CIVEIL, QUEREM AGIR, MAIS SÃO IMPEDIDOS CERTAMENTE COM ORDEM SUPERIORES DO GOVERNO FEDERAL, GOVERNO LULA, QUE IMPEDE A AÇÃO DA POLÍCIA PARA MANTER A PAZ E O DIREITO DO CIDADÃO. GOVERNO ESSE QUE TEM RASGADO A NOSSA BANDEIRA, SEPARANDO OU ATÉ MESMO ACABANDO COM AS PALAVRAS QUE TANTO SERVIRAM DE EXPIRAÇÃO PARA O POVO EM GERAL, "ORDEM E PROGRESSO". QUE OS DEMAIS COLEGAS DA IMPRENSA DIVULGUEM COM MAIS PROFUNDIDADE ESSE ASUNTO. PARABENS VAL CABRAL, OS AGRICULTORES TE ABRAÇAM, E SEU AMIGO COLEGA TAMBEM. RIVAMAR MESQUITA.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: