Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de junho de 2009

IDOSA DE 92 ANOS INTERNADA HÁ 30 DIAS AGUARDA VAGA EM UTI - A dona de casa Maria Joana da Silva, que completou 92 anos na quinta-feira (25), está internada há 30 dias no Centro de Saúde Dr. Clementino Fraga (Avenida Centenário) aguardando vaga em leito de semi-UTI. Natural de São Gonçalo dos Campos (a 108 km de Salvador), a ex-agricultora tem quadro de infecção urinária e respiratória. Na sexta, a paciente chegou a ser transferida para o Hospital Santo Antônio das Obras Sociais de Irmã Dulce, mas foi recusada. “Os médicos disseram que ela não podia ficar lá porque só tinha vaga na enfermaria e ela precisa de UTI”, conta Maria Paz Silva, 60, uma dos nove filhos da paciente. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pela transferência de pacientes, disse que na solicitação de transferência feita pelo Centro de Saúde havia o pedido de um leito comum e não de UTI. A Sesab indicou que a Central de Regulação de Leitos aguarda um relatório da unidade de saúde solicitando a vaga para a paciente em uma semi-UTI. A neta da paciente, Luciene dos Santos Silva, 40, conta que desde quando chegou à unidade de saúde ela vem piorando gradativamente. “Cada dia que passa ela apresenta um novo problema. No dia 29 de maio, ela teve uma crise forte de falta de ar e a trouxemos para cá. Com uma semana, ela começou a ficar com problema para urinar e sem conseguir comer”. O coordenador administrativo do Centro de Saúde, Jaime Neiva, explica que diariamente a unidade abriga pacientes à espera de transferência. “Os 17 leitos de observação sempre ficam ocupados por pacientes esperando regulação”, diz. Moradora do bairro Santa Cruz há 40 anos, desde quando ficou viúva e saiu da sua cidade natal, dona Maria tem diabetes e é cardiopata. Assim como ela, outras idosas viveram recentemente a angústia de aguardar por vaga em UTI em centros de saúde. Anália Rodrigues de Jesus, 103 anos, viveu cinco dias no Centro de Saúde de Tancredo Neves e morreu no dia 17 de junho depois que conseguiu transferência para o Hospital Octávio Mangabeira. Aurenita Maria Oliveira Santos, 61, foi outra vítima da fila. Ela morreu por traumatismo craniano, em 24 de maio, no Hospital Geral do Estado (HGE), depois de ficar seis dias no Centro de Saúde Adroaldo Albergaria (Periperi), onde teria caído de uma maca. (Jorge Gauthier)

5 comentários:

  1. Esta triste noticia revela o quanto a Bahia está mal governada e justamente um dos setores mais importante para a vida das pessoas, é que tem sido atingido pela incapacidade do governador em nos garantir saúde.
    Só espero que os baianos não se deixem enganar pela enxurrada de propagando mentirosa que o governo vai fazer ser exibido na imprensa, para tentar mostrar que esse tipo de calamidade não existe na Bahia.
    Não dar mais para conviver com Wagner negligenciando com a saúde pública.
    Everaldo Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Não fazem 5 dias que uma idosa com mais de cem anos de idade acabou morrendo por não ter sido atendida num hospital e agora essa outra situação de vexame contra a qualidade dos serviços públicos de saúde na Bahia.
    É triste saber que nossos governantes não estão cuidando bem das pessoas que tanto contribuiram para o progresso da Bahia!! Jorge Sales

    ResponderExcluir
  3. SÓ SE VER E OUVI NOTÍCIAS RUINS DO GOVERNO WAGNER NA MAIORIA DOS ÓRGÃOS DE IMPORENSA.
    OU O GOVERNO É REALMENTE MUITO RUIM, OU A IMPRENSA INVENTA O QUE NÃO EXISTE!
    EM QUEM ACREDITAR?
    COMO NOSSOS IDOSOS ESTÃO MORRENDO Á MÍNGUA, PREFIRO ACREDITAR NA IMPRENSA.
    PAULO BARROS

    ResponderExcluir
  4. Quem mais sabe sobre como está deprimente e desastroso o seviço de saúde na bahia, é quem anda buscando se tratar em qualquer hospital público em Salvador.
    Hospitais como o HGE e o Roberto Santos, parecem matadouros e o governo ainda faz propaganda para tentar enganar o povo da Bahia, afirmando que nunca se fez tanto pela saúde dos baianos... durma com um barulho desse! E o pior é que ainda existem bestas que acreditam. E ainda bem que é uma minoria e por isso Jaques Wagner e Dilma Godizzila vão perder as próximas eleições.
    Célia Monteiro

    ResponderExcluir
  5. A BAHIA ESTÁ NA UTI...

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: