Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

21 de abril de 2009

HOJE É DIA DE TIRADENTES - Hoje lembramos a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono Cívico da nacionalidade brasileira... Tiradentes, Alferes do exército português, embrionário exército nacional, foi o líder do movimento revolucionário chamado Inconfidência Mineira, que tinha como objetivo a independência da Capitania das Minas Gerais da metrópole portuguesa, cuja extorsão havia sido intensificada no final daquele século XVIII... O fisco severo e a arbitrariedade e violência do capitão-mor das Minas Gerais, Cunha de Meneses, haviam inspirado ideais de revolta, que culminaram com a "Derrama", taxação compulsória em que a população estava sendo penalizada com a complementação de impostos, em contrapartida à exaustão do extrativismo do ouro, já em fase final de exploração naqueles idos... Os descontentes, entre eles o Alferes Xavier começaram a se reunir para conspirar... Militares, padres, fazendeiros e intelectuais pretendiam eliminar a dominação portuguesa das Minas Gerais e estabelecer um país livre... Baseados nas idéias iluministas da França revolucionária e na recente independência norte-americana, os revolucionários buscavam os ideais republicanos... Nas reuniões, os conspiradores discutiram os planos e as leis para a nova ordem, tendo sido desenhada a bandeira da nova República, – uma bandeira branca com um triângulo verde com a expressão latina Libertas Quæ Sera Tamen - cujo dístico foi aproveitado de parte de um verso da primeira égloga de Virgílio e que os poetas inconfidentes interpretaram como "liberdade ainda que tardia"... O movimento liderado pelo alferes Xavier, o Tiradentes foi traído por Joaquim Silvério dos Reis, que fez a denúncia para obter perdão de suas dívidas com a Coroa... Os líderes do movimento foram detidos e enviados para o Rio de Janeiro onde responderam pelo crime de inconfidência (falta de fidelidade ao rei), pelo qual foram condenados... Doze dos inconfidentes foram condenados à morte, porém a rainha portuguesa concedeu o perdão a onze dos envolvidos, sendo punido com a pena capital apenas o líder Tiradentes, tendo sido enforcado e esquartejado... Durante todo o processo de julgamento que durou 3 anos, o único preso que jamais negou a participação foi Tiradentes, que por seu exemplo e por ter imolado sua vida em prol dos ideais de liberdade, teve inserido seu nome no livro dos heróis nacionais.

6 comentários:

  1. Sabia que deveria ser o dia do "Dentista!?" Tem gente que fala que Tiradentes não era dentista! E eu sei o porquê! Por Quê ele não fez especialização em odontologia! Mas queria dizer para os "metidos" que foi ele que trouxe esse negócio de "odontologia" que os "metidos" que chegaram depois consideram a "arte do mundo!" Alguns "Deles" chegam a pensar que "arrancar um dente" é trabalho para um "cirurgião dentista!" Não sei, mas recordo que "Clinico Geral" era o cabra que resolvia tudo! Hoje..."é o cara que te encaminha para um especialista..." incluindo o "Odontólogo!"Brasileiro continua dando valor a quem não tem! Nada contra a odontologia, tudo contra os metidos que podem ajudar,mas tem que "indicar um especialista!Gostaria de homenagear "Tiradentes!" Grande e bravo homem!

    Hoje ele manda!

    ResponderExcluir
  2. Parabnes pelo dia historico muito bom val ter colocado isso no blog quase ninguem liga mais para o q significa os dias comemorativos.

    ResponderExcluir
  3. Dia de tiradentes chuvoso e muito bom para dormir.

    ResponderExcluir
  4. bom inicio de sa todos nós semana, para nós todos com finalide de descansar-mos mais ainda.

    ResponderExcluir
  5. Não é possível legislar em prol da liberdade dos pobres, legislando de forma a cortar a liberdade dos ricos. Tudo que uma pessoa recebe, sem que tenha trabalhado, virá necessariamente do trabalho de alguém que não receberá por isso. Um governo não pode dar algo a quem quer que seja, que este mesmo governo não tenha tirado antes de outra pessoa. Quando metade da população de um país entende que não precisa trabalhar, porque a outra metade da população cuidará e proverá por ela, a metade que se vê obrigada a prover a outra entenderá que não adianta trabalhar, porque o fruto de seu labor não será seu. E esse, meu amigo, é o fim de qualquer nação. Não há como multiplicar a riqueza pela subtração.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. SE TIVESSEM QUE ENFORCAR TODOS OS TRAÍRAS DE ITABUNA, O PT E O DEM ESTARIAM RESUMIDOS A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE MAL DERIAM PARA LOTAR UMA KOMBI. E VERIAMOS PENDURADOS NUMA CORDA GERALDO, CUMA E AZEVEDO.
    EDNEY B. COSTA

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: