19 DE ABRIL: HISTÓRIA DO DIA DO ÍNDIO - Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril? Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio. Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.19 de abril de 2009
19 DE ABRIL: HISTÓRIA DO DIA DO ÍNDIO - Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril? Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio. Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
99,9% de quem viu esta foto das indias, não observaram a beleza e o colorido dos seus penachos; os semblantes serenas das indigenas; a uniformização das suas tanguinhas; seus cabelos negros e lisos; seus adornos e adereços; as ocas em seus entornos; seus seios rígidos; seus lábios carnudos... e sim, suas partes íntimas divididas ao meio, existentes abaixo dos umbigos. Inclusive quem vbos escreve neste momento de verdade dita nua e crua!
ResponderExcluirHumberto Costa lemos da Silva
São fotos assim que vão acabar fazendo seu blog ser proibido a menores de 18 anos. Mas compreendo que a imagem faz parte do contexto, não somente da matéria, mas também do apelo ao fato que deve existir para incentivar à leitura. Vc não é nada besta tá Val?
ResponderExcluirDanilo
Parabéns aos indidos que Deus ilumine-os e nunca o torne-os instintos pois precisamos deles.
ResponderExcluirFelicidades para todos os indios.
ResponderExcluirQue Deus ilumine os passos dos indios com muito amor e carinho repletos de paz.
ResponderExcluirQue o indio continue com sua cultura mostrando ao mundo que somos felizes e nos cuidamos.
ResponderExcluirNO PASSADO NOSSOS ANCESTRAIS MASSACRARAM NOSSOS ÍNDIOS E NOS TEMPOS ATUAIS SÃO ELES QUEM MASSACRAM A GENTE, POIS EXISTEM SITUAÇÕES EM UNA, PAU BRASIL E PORTO SEGURO, ONDE ELES MANDAM E DESMANDAM DAS TERRAS, COM ABUSOS CONTRA O MEIO AMBIENTE E VIOLÊNCIA CONTRA POSSEIROS E FAZENDEIROS.
ResponderExcluirROGÉRIO TALES DE MELO
Se o ex-presidente francês Charles de Gaulle ainda existisse, com certeza haveria de perguntar sarcasticamente... “eu não disse que o Brasil não era um país sério? Moacyr Andrade Muniz
ResponderExcluirÍndias lindas pra caralho meu!!!!
ResponderExcluirNossos antepassados exterminaram nossos índios e os homens atualmente estão tentando acabar com a cultura indigena, inclusive contando com a cumplicidade de muitos que se dizem índios, oriundos da missigenação e que não possuem nenhum compromisso com a história e com o sangue derramado de muitos dos que lutaram bravamente contra a matança dos nossos primeiros brasileiros.
ResponderExcluirCleonice Barreto
é sim, mas os índios, sempre foram vistos com seres "inferiores" pelos europeus, que se esquecem que os índios são seres humanos iguais a eles. O que eles não contam e tem vergonha, que os seus ancestrais celtas, foram tão primitivos quanto os indígenas, os Romanos, promoveram guerras contra essa civilização europeia, que existiu entre os século XII - I a.C. seu apogeu ocorreu entre os séculos V a III a.C, eles moravam em tribos, apesar de estarem na Idade do Ferro, igual ao índios, em casas de pedra e teto de palha, ao guerreiros celtas, segundo autores romanos, iam lutar completamente nus, por livre espontânea vontade, o que chocava os romanos ("civilizados"), que já dominava a metalurgia do aço (chamado de Aço nórico), os Bretões, lutavam muitas vezes seminus, apenas uma calça de pano e um pequeno escudo de madeira, e uma pequena espada de ferro longa,então os europeus cometeram genocídios contra os índios, in justamente só para enriquecer os monarcas europeus.
ResponderExcluir