MEC RECONHECE CURSO DE PSICOLOGIA DA FTC ITABUNA - Um clima de euforia contagiou graduandos, professores e os psicólogos formados pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC de Itabuna com a decisão do Ministério da Educação-MEC de tornar público o Reconhecimento do curso de Psicologia ministrado pela Faculdade. A Portaria Nº 384, emitida pela Secretaria de Educação Superior em 19 de março, está publicado no Diário Oficial da União, na edição da última sexta-feira, dia 20. Autorizado em julho de 2002, o curso de Psicologia funciona no campus da FTC Itabuna desde março de 2003 e já graduou para o mercado de trabalho quatro turmas de psicólogos. Esses profissionais egressos da Faculdade estão atuando em vários segmentos do Sul da Bahia e de outros centos do país, a exemplo de hospitais, Centros de Referência de Assistência Sócia-Creas e Cras, Centros de Atenção Psicossocial-Caps, empresas privadas, na área acadêmica e em consultórios particulares. AVALIAÇÃO: Para tornar reconhecida a graduação de Psicologia da FTC Itabuna, os avaliadores do Ministério da Educação estiveram visitando as instalações da Faculdade em outubro de 2007, para verificar in loco a estrutura de funcionamento do curso, desde as instalações físicas do campus, o projeto político-pedagógico e até a titulação dos professores. Foi com base nas informações contidas no Relatório de Visita nº 084/2009, emitido pela Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, resolveu reconhecer o curso de bacharelado em Psicologia da FTC. Antecedendo a visita dos avaliadores, a participação dos estudantes ingressantes no Enade 2006 foi destaque entre as instituições baianas de ensino em Psicologia, quando a FTC obteve o 2º lugar. O curso foi o primeiro a ser implantado no interior do Estado, após duas décadas. PSICOLOGIA SOCIAL: Ao comentar sobre o Reconhecimento, a coordenadora de Psicologia da FTC Itabuna, professora Rosane Magalhães, ressaltou que várias foram as ações implementadas nos últimos seis anos que impulsionaram e ajudaram na consolidação do curso. Ela cita o exemplo do Projeto Psicologia na Comunidade, desenvolvido no bairro da Bananeira, onde os alunos realizavam ações de intervenção voltadas para as crianças, adolescentes, adultos e idosos, com foco na violência dependência química, prevenção para a qualidade de vida na terceira idade, atenção à família, dificuldades de aprendizagem e outras. “Por decorrência destas ações, os docentes aprenderam sobre como atuar em comunidade, levando em conta a promoção da saúde coletiva, a partir de uma formação diferenciada em Psicologia Social e Comunitária. Esta forma de construção do conhecimento habilitou os formandos para atuarem em Caps, Creas e Cras, espaços que necessitam de profissionais da área de saúde, principalmente Psicologia, e que atendam aos pré-requisitos do Sistema Único de Saúde”, frisa Rosane. Ela disse ainda que a decisão do MEC de reconhecer o bacharelado de Psicologia da FTC Itabuna é gratificante para todos – professores, ex-professores, graduandos e graduados – que ajudaram a construir a história do curso.(Erivaldo Bomfim).
Falar e pensar sobre a educação significa reconhecê-la como um processo amplo que sugere troca de informação, observação, percepção, atividade, desenvolvimento de valores e amor. A busca de informações leva ao despertar dos limites, propiciando o surgimento de um amplo horizonte a ser desvendado, onde o ser humano vê-se capaz de posicionar-se perante a vida. No processo educativo, as atividades direcionadas, de maneira a despertar no cérebro algumas alternativas viáveis a problemas e críticas, permitem desenvolver valores desconhecidos que nos habitam desde a criação e que são resultado de todas as observações adquiridas ao longo da caminhada, na busca diária de respostas e soluções. A educação é também um ato de amor e, amar é descobrir aprendendo. Aprender é reforçar os valores humanos e criar. Compreender todo este processo é educar-se para buscar respostas e soluções a fim de conseguir legitimar a concretização da educação de todos os seres que estão em constante transformação. Transformar-se é a chave para entender a educação e aquisição de conhecimento. O educador deve buscar esclarecimentos para adentrar no limiar da razão e da lógica, seguindo em frente e transformando as falhas e vacilações em uma aula proveitosa de aprendizado universal. Globalizar mentes e elevar conceitos, expandindo os aspectos filosóficos, científicos e pedagógicos impregnados no ser, a fim de entender a grandiosidade existente na criatura, como filho do Criador. Assim feito, será possível realizar a concretização das buscas deste ser humano completo, apropriando-se das forças espirituais que transcendem a compreensão do estágio atual ao qual se pertence, permitindo desenvolver a integralidade educacional do ser, na busca de sua auto-superação de cada dia. No processo de educação faz-se necessário assimilar e captar a magnitude da criatura que traz em sua constituição a capacidade impar de transformar as informações em conhecimento. Nessa circunstância apropria-se de sua condição de ser que conduz e é conduzido perante suas ações no cotidiano da vida. Educar é, pois, aprender a utilizar esse poder energético inato e desenvolver as capacidades elementares da vontade, do querer e da conquista mental construtiva. O caminho é descobrir na construção da educação as infinitas possibilidades de se educar através do amor. Educa quem consegue conciliar, internalizando e vivenciando, os quatro pilares propostos pela Unesco, para a educação do século XXI: aprender a pensar, a fazer, a ser e a conviver – propostas essas que só se legitimam através do amor.
ResponderExcluirPaulo do Pintalzinho
paupont@bol.com.br