DENGUE PODERÁ FAZER AZEVEDO E VIEIRA IREM À CUBA – O prefeito Capitão Azevedo está analisando a possibilidade de realizar uma viagem internacional, para ter uma audiência em Cuba com José Ramón Balaguer, ministro cubano de Saúde Pública. A sugestão partiu do vereador Gerson Nascimento-PV, que recebeu em Itabuna o secretário de Sustentabilidade (meio ambiente) do município de Niterói-RJ, Fernando Guida, que deverá funcionar como diplomata desse encontro em Havana, do prefeito de Itabuna com o ministro cubano. Fernando Guida participou na tarde de ontem-20, de reuniões com o prefeito Capitão Azevedo, com o secretário de saúde, Antonio Vieira e com o secretário de agricultura Antonio Marcelino, que é seu correligionário de Partido Verde. O propósito da viagem será replicar em Itabuna, os mesmos métodos que fizeram Niterói obter ótimos resultados no enfrentamento da dengue, que vitimou no ano passado mais de 240 pessoas no Rio de Janeiro, sem que o vizinho município contasse nenhum caso de óbito. Foram os técnicos e médicos cubanos que realizaram o melhor trabalho de combate a dengue e tratamento para os pacientes de dengue no Brasil. E este fato motivou o médico oftalmologista e vereador do Partido Verde, Gerson Nascimento, a recorrer ao secretário Fernando Guida, que pertence ao diretório nacional do PV, para que Itabuna também seja beneficiada com a intervenção cubana, pois a cidade encontra-se como campeã de dengue no Brasil. Esta visita do prefeito Azevedo, deverá proporcionar Itabuna receber suporte técnico e científico, para debelar o problema da dengue na cidade e a preparar para evitar que venha a ocorrer nova epidemia. Há possibilidade de Havana e Itabuna trocarem visitas periódicas de médicos, enfermeiros e atletas. Itabuna poderá oferecer jogadores de futebol e ter retribuição de atletas de Handebol, Basquete e Vôlei, masculinos e femininos de Cuba.
val,faça as contas.... azevedo e josias já viajaram mais que fernando durante os 04 anos de governo....isso poooooode!!!!!!!
ResponderExcluirE HAJA DIARIA PRÁ ESSE POVO......MAS A CAMARA TÁ COMENDO MASCA.ACELINO TÁ FAZENDO FALTA.
ResponderExcluirnessa ultima semana josias e azevedo não foram sequer um dia a prefeitura.....o povão de deus é só
ResponderExcluirreclamação.
como josias fez "pesquisa" para o carnaval.....deveria fazer uma de aprovação do governo da azevedo(acorda sargento).
VOU DIZER MELHOR DESDE O INICIO DE GOVERNO DOS CINCO DIAS UTEIS DA SEMANA JOSIAS E AZEVEDO NÃO FICAM NEM 03 NA CIDADE.
ResponderExcluirCOMO DIRIA BORIS CASOI"ISSO É UM VERGONHA"
Azevedo ta viajando mais que LULA, Ele é prefeito ou secretário de Turismo?
ResponderExcluiressa viagem de Azevedo e Vieira deverá trazer muitos benefícios para nós itabunenses, pois Cuba é uma referência internacional de controle de endemias e sua medicina é a mais elogiada do mundo. Por tanto, dever´pa ser uma excelente oportunidade para Itabuna ter mais qualificação para tratar da doença, debelar a dengue e não permitir que ela volta mais.
ResponderExcluirA maior parte da população não está consciente do que é a dengue, quando ela é hemorrágica “mata”. O que a gente vê por aí nos terrenos baldios é uma calamidade pública, de criadouro de mosquitos da dengue, e não está só na periferia, não! Ela está no centro da cidade! Existe um terreno baldio na subido do começo da avenida Juracy Magalhães, que é um criadouro de mosquito da dengue, lá tem dezenas de copos descartáveis, garrafas plásticas, plásticos e o terreno fica bem perto de muitas moradias e empresas. O dono não está nem aí com a saúde do povo. Por que ele não limpa o terreno e cerca? É falta de consciência do dono do terreno. A Secretaria da Saúde precisa tomar conhecimento desses terrenos baldios que existem por essa Itabuna afora. Não vamos por a culpa só na Secretaria da Saúde, precisamos da cooperação de todos itabunenses, não joguem garrafas e copos plásticos, pneus velhos em terrenos baldios. Tem os catadores de recicláveis, vamos separar os lixos recicláveis, e tem o caminhão que passa todo dia para apanhar o lixo. Se todos cooperarem haveremos de acabar com a dengue, porque como está não é possível acabar com esta praga do mosquito aede aegypti.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Moradores de Itabuna precisam saber como agir caso entrem para as estatísticas das vítimas da dengue. Para tanto, preparei este resumo.
ResponderExcluirDe acordo com instruções do Ministério da Saúde, nos casos de dengue a hidratação é de suma importância. Pelo menos 80 ml de líquidos por quilo de peso devem ser ingeridos diariamente. Assim, quem pesa 60 quilos deve beber entre quatro e cinco litros por dia. Podem ser utilizados sucos, água de côco ou soro caseiro. Se não conseguir ingerir essa quantidade, procure um serviço de emergência para hidratação venosa.
Não existe um remédio específico para a dengue. O próprio sistema imunológico acaba com o vírus em alguns dias. Os analgésicos servem para atenuar os efeitos desagradáveis da doença enquanto durar o ciclo. Atenção para não se medicar com Ácido Acetil Salicílico, pois agrava a hemorragia. O paracetamol (Dórico, Tylenol, etc.) não deve ser utilizado para tratamento da dor e febre no paciente com dengue pois é muito tóxico e ataca o fígado, podendo causar um quadro de hepatite medicamentosa.
O medicamento que poderia ser utilizado com um pouco mais de segurança seria a dipirona (Novalgina, Dorflex, Anador, etc.), mas sempre com orientação médica.
Não procure se tratar sem o auxílio de um médico. Existe a dengue clássica, mais simples, e a dengue hemorrágica, que pode ser fatal. Há casos em que a transfusão de sangue é necessária e só o médico poderá avaliar.
Fique atento para os sinais de alerta que aparecem entre o 3°e 6° dia do início da doença. Procure um Serviço de Emergência se notar algum desses sinais, que podem indicar um quadro de dengue mais grave:
Agitação e/ou sonolência excessiva
Diminuição do volume urinário
Temperatura baixa, menor que 36°
Dor abdominal intensa e contínua
Pulso muito rápido (taquicardia)
Tonteiras ao levantar, sensação de desmaio, desmaio
Vômitos persistentes
Sangramentos
O exame de sangue poderá não indicar a doença se for feito antes do sexto dia do início dos sintomas.
Solução caseira de reidratação (soro caseiro):
Sal de cozinha - Uma colher de café
Açúcar - Duas colheres de sopa
Água potável - Um litro
Alimentação:
O inhame é um alimento milagroso, sendo um dos alimentos medicinais mais poderosos que se conhece. Além de depurar o sangue, fortalece o sistema imunológico e, no caso de dengue, neutraliza a ação da doença antes que ela se espalhe pelo corpo. O inhame medicinal é o pequeno, cabeludo. Na dúvida, não custa experimentar.
RHMC
Acho que o sr. azevedo esta querendo ganhar de lula iniciando sua tour pelo mundo.
ResponderExcluirAo invés de discutrir sobre os interesses do povo itabunense ele quer correr da dengue.
ResponderExcluirnão vejo azevedo como um prefeito e sim como um comediante.
ResponderExcluirCapitão molesa deveria ir com lula pelo mundo afora ao inves de governar com respeito e humildade para o povo itabunense e não se escondendo pulando o muro da prefeitura.
ResponderExcluirO que acontece é que a união dos oficiais é real, o incompetente do Coronel Nonato, ouve as denuncias e manda arquivar depois, vcs se lembram do Tenente Pm que bateu no dono do galo vermelho esse ano? Deu em nada, o Tenente PM Lemos cometeu tantas barbaridades, estar respondendo processos por truculencia e espancamento, alem de vários homicidios, o coronel Nonato so serviu até hoje para ajudar o Capitão Fábio, quando mandou prender as motos que se encontrava irregulares, e muitas não estava mas eram apreendidas para que o coronel Nonato fisesse a sua politica de liberação das motos e carros, pedindo voto pra o deputado Fábio melançia, so aprenderão a respeitar as pessoas quando os ofendidos procurarem o ministério público, so o Ministério pode punir, ou devamos acreditar porq esperar pelo coronel Nonato, ta riscado ee mandar matar o denunciante ao invéz punir ou afastar os oficiais truculentos do meio da nossa sociedade, depois que o povo tomar raiva e começara a matar policia como em Salvador é constante, ai vão querer dizer o que? Esperamos que esse episodio não se repita com outras pessoas e o coronel Nonato de fato puna o culpado. Ha tinha esquecido do incompetente capitão Miller que tambem aprontou na greve da BUENO, quando bateu e empurrou os grevistas, não deu em nada, porq o Nonato cara de pau, nada fez, e o governador tem feito o que que ainda não tirou esse despreparadoda nossa cidade??? Ja viram tambem as contas dele, o combustivel que ee diz gastar??? Tem que ficar de olho nos danados dos coroneis, são muito sabidos para ganhar vantagens mas trabalhar que é bom nada.. Ass. Eu... ESSA HISTORIA DE PM NA POLITICA NAÕ DEU CERTO ,TEMOS 3 CAPITÃES NA POLITICA E EM MERDA E NADA É A MESMA COISA, É O DEPUTADO CAP. MELANÇIA, TADEU E AGORA AZEVEDO, TODOS INCOMPETENTES, DESPREPARADOS E FROUXOS, QUALIDADES DOS TRÊS, E TEM MAIS QUERENDO SERR DEPUTADO....
ResponderExcluirVivemos em uma sociedade onde mudanças ocorrem muito rapidamente. Cada dia é único, e cada oportunidade perdida é como uma flecha lançada, ou uma palavra dita. Então, como saber se arriscar é o melhor a fazer? Milhares de pessoas fazem essa pergunta a si próprias todos os dias, na dúvida entre empenhar-se ou não em algo que tem duas possibilidades distintas de ocorrência: lograr êxitos ou agouros. Inquestionavelmente, ninguém quer semear uma idéia sabendo que ela não obterá sucesso. Mas raras são as pessoas que se perguntam o que esse passo em falso pode acrescentar em suas vidas. “Se algo tende a dar errado, então dará errado”, tem afirmado o sociólogo Selem Rachid Asmar, e de fato ele está certo, pois algo que seja feito com descaso e pessimismo tem maior possibilidade negativa que positiva. Porém, isso é algo estritamente psicológico e mutável, pois se uma idéia que tem muita chance de dar errado, se lidada com otimismo, poderá dar certo. Então, nesse contexto, será que vale a pena ventilar uma idéia, pulverizar uma solução, mesmo que esta pareça absurdamente inútil aos nossos olhos?
ResponderExcluirSe fôssemos pensar na hipótese muito mais provável de dar errado, com certeza Capitão Azevedo não teria acreditado que os itabunenses poderiam elegê-lo prefeito num momento em que as pesquisas o colocavam em franca desvantagem, os artistas brasileiros não teriam mudado; um cientista não dedicaria uma vida inteira para descobrir a cura de uma doença, um fazendeiro não semearia suas terras sabendo que uma chuva ou uma seca poderiam acabar com sua colheita, uma planta não produziria sementes para tentar disseminar a espécie. Nesse latifúndio que é o mundo onde vivemos, o importante não é esperar florarem as oportunidades, mas sim semear muitas idéias para que a colheita dê frutos, mesmo que poucos, mas satisfatórios. O prefeito José Nilton Azevedo leal ir a Cuba, pode até não dar em nada, mas a possibilidade do caminho ser este, para as coisas darem certo no combate a dengue e assistência médica e ambulatorial para pacientes de dengue, é uma perspectiva que justifica essa viagem.
Carlos Marques D. de Oliveira
professor
Com essa cara de sonso que tem e essa fala de analfabeto logo logo vai comprar ate avião para viajar com mais mordomia igual a Lula, será que ele vai para Cuba ajudar na preparação do carnaval de Havana, depois talvez vá para China, Europa e para os raios que os parta ou talvez vá como destino final da viagem para os USA para falar com o presidente Obama para ele ter cuidado com o mosquito da dengue que ele como prefeito ajudou a proliferar aqui em Itabuna.
ResponderExcluirXô aéreo aedes azevensis.
Águia
Sugiro ao prefeito José Nilton Azevedo, manter contacto com a bióloga cubana Grisel Montero Lago, que desde 1974, dedica sua vida a encontrar a melhor maneira de exterminar mosquitos que transmitem doenças ao homem. Entre seus principais inimigos, está o Aedes aegypti. Os mais de 30 anos de experiência fizeram com que ela respeitasse o poder de fogo do inimigo. ''Podemos adotar ações para controlar o Aedes, mas dificilmente conseguiremos erradicá-los'', sempre disse a diplomática, Doutora Grisel Monteiro. A atual epidemia de dengue em Itabuna já infectou mais de 3 mil pessoas e, oficialmente, provocou a morte de 17 pessoas em menos de dois meses. 'Os problemas enfrentados por Itabauna com o Aedes aegypti são comuns em outros municípios, mas é importante salientar que Cuba é quem melhor possui a forma de como combatê-los e manter a dengue sobre domínio das autoridades sanitárias. Há produtos desenvolvidos pelo Labiofam - laboratório estatal de Cuba, do qual a bióloga Grisel é uma das diretoras - para o combate aos focos do mosquito. E tudo isso deverá ser muito importante para que o prefeito de Itabuna traga consigo, soluções rápidas para o problema da dengue em sua cidade. Esta iniciativa é muito importante e o prefeito está de parabéns em tomar esta decisão.
ResponderExcluirRogério
Apenas 15 quilômetros separam o município de Niterói do Rio de Janeiro, mas quando o assunto é dengue, as duas cidades vivem realidades bem distintas. Enquanto o Rio chegou a 36,6 mil casos da doença, com 44 mortes, desde o início do ano de 2008, Niterói registrou 1.531 casos e nenhuma morte, no mesmo período. Apesar da proximidade com o Rio, Niterói não temeu um agravamento no quadro de dengue, porque o trabalho de prevenção foi feito com muita eficiência. Este resultado foi conseguido com a parceria que Niterói teve com Havana-Cuba. Por isso é suma importância essa tentativa de Azevedo conseguir fazer Cuba também socorrer Itabuna. O prefeito está de parabéns por copiar o que deu certo no combate a dengue. E Itabuna vai ganhar basyante com isso.
ResponderExcluirProfº Cláudio
VAI TRABALHA AZEVEDO, VE SE CANSA DE DÁ THAL, E RECEBER SALARIO GORDO, JA VIAJOU PRA BASILIA MENTIROSA, AGORA QUER IR PRA CUBA, O GOVERNADOR JA TROUSSE OS MEDICOS, DA VENEZUELA, TUDO ISSO E DESFALQUE DOS COFRES PUBLICOS.
ResponderExcluirÉ isso aí Azevedo...
ResponderExcluirJá que Wagner foi a Venezuela, por que vc ficaria de fora dessa perspectiva de ir ao lugar certo, pois Cuba é a maior medicina curativa e preventiva do mundo.
Desejo-lhe sucesso em sua viagem e que vc possa motivar os cubanos a nos ajudar.
Maria Conceição S. Soledade
PREFEITO JOSÉ N. AZEVEDO,PARA TOMAR CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS QUE FORAM SUCESSO NO RIO DE JANEIRO BASTA IR ATÉ LÁ(NO RIO QUE É MAIS PRÓXIMO!")E SE INFORMAR, PARA QUÊ GASTAR MAIS DINHEIRO DOS COFRES PÚBLICOS,AS DIÁRIAS PODEM MUITO BEM SEREM UTILIZADAS NO MELHOR COMBATE DESSE SURTO QUE É GRAVE.
ResponderExcluirCONCORDAMOS COM O PAULO DO PONTALZINHO,HÁ VÁRIOS TERRENOS EM ITABUNA NAS MESMAS CONDIÇÕES;QUANDO O AZEDO VAI VESTIR A ARMADURA DE PREFEITO?E COMEÇAR A CUMPRIR AS PROMESSAS DE CAMPANHA,BATENDO NO PEITO?.A CIDADE CONTINUA UMA VERDADEIRA BURACOLANDIA,ATÉ MESMO A PRAÇA RECEM RECUPERADA PELO EX-PRFEITO F.G,POPULARMENTE CHAMADA PRAÇA DO CAMACÃ ESTÁ COM AS PEDRAS SOLTANDO SEM MANUTENÇÃO; E O JARDIM DO Ó ,ESTA SIM ESTÁ TOTALMENTE DETONADA,SÓ FICA ATRÁS DA PRAÇA DO SÃO CAETANO PORQUE FALTAM AS BARRACAS DOS AMBULANTES, E DOS MEIOTEIROS(MORADORES DE RUA).
MARCOS ANTONIO
(DA RÁDIO JORNAL)
Vejo esta viagem como desnecessária e despendiosa para os cofres públicos. Há muitas formas de se inteirar sobre as práticas médicas contra a dengue. Acho essa VIAGEM UM DESPERDÍCIO.
ResponderExcluireu só sinto neste momento muita decepção com tamanha desfacatez. Não há necessidade de tantas viagens. O dinheiro do povo é suado. Qualquer deslocamento sai muito caro pra nós.
ResponderExcluirVIAGE MESMO AZEVEDO, POIS AQUI SÓ QUEM QUEIRA LHE SUGAR O SANGUE E NADA DE CONTRIBUIR PARA QUE ITABUNA SE LIVRE DESSA EPIDEMIA.
ResponderExcluirCUBA É QUEM MELHOR PODERÁ AJUDAR VC A FAZER ITABUNA NUNCA MAIS VOLTAR A TER PROBLEMA COM DENGUE.
Benedito
PARABÉNS A DR. GERSON, POIS ATÉ AGORA FOI O UNICO VEREADOR QUE ESTÁ MOSTRANDO PREOCUPAÇÃO COM A DENGUE, E TENTANDO ACERTAR... NO DIA 14 A CAMPANHA QUE ELE NA CLINICA DELE JUNTO COM O BANCO DE SANGUE FOI UM EXEMPLO!
ResponderExcluir