ARTE, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, VAL CABRAL E O PORQUINHO - Um dos meios mais significantes de expressão é a arte. E quando me refiro à arte, pretendo abarcar todo o leque de manifestações artísticas, desde as artes cênicas, passando pelas artes plásticas, pela música, literatura, etc. Ao dotar o ser humano de sensibilidade artística, o Criador estava imprimindo nele um dos Seus traços mais marcantes. Deus é o Supremo Artista. Toda a Sua criação é uma grande obra de arte. Somos uma expressão artística de Deus. Quanto mais o homem se aprofunda nas “artes liberais” e investiga a natureza, mais se aproxima “dos segredos da divina sabedoria”. E quando falo de arte, não endosso a pretensa distinção entre arte se criticar alguém e arte de se defender alguém, onde a sensatez e o senso crítico não têm vez, visto que neste caso, o que conta é o sentimento, como que este, por si só estivesse acima de qualquer juízo de valor. Porém, de nada adiantaria ao homem tanta inspiração, se não lhe fosse dada a liberdade necessária para expressá-la. Durante a Ditadura Militar, muitos artistas brasileiros foram exilados, porque suas obras eram consideradas subversivas. Um desses artistas foi o baiano Caetano Veloso, que amargou um período de exílio na Inglaterra. Poucas pessoas sabem, mais o poeta itabuennse Carlos Conrado, é primo deste extraordinário artista de Santo Amaro da Purificação. Alguns dos grandes compositores brasileiros tiveram que expressar sua indignação através de músicas com sentido subliminar. Carlos Conrado faz isso aqui em Itabuna, através da poesia. E faz com muita inteligência. Chico Buarque, por exemplo, tinha suas músicas sistematicamente observadas. Uma de suas músicas com duplo sentido eu utilizo aqui neste meu comentário, para expressar minha ojeriza ao mandato ridículo do “vereadorzinho fantasma” Ruy Porquinho e cujo título é “Apesar de Você”:
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.
Apesar de você
amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá…….
AZEVEDO... Apesar devocê amnhã há de ser outro dia...
ResponderExcluirAmai Val, simplesmnte maravilhoso, casou como uma luva.
NÃO VEJO NENHUMA DIFERENÇA ENTRE AS DUAS FOTOS QUE ILUSTRAM ESTA MATERIA, POIS AMBOS SÃO FEIOS, REPUGNANTES E PORCOS PEQUENOS.
ResponderExcluirGolfredo Marques
val....deixe o rapaz em paz ele já pagou o que devia a sociedade foram 05 longos anos na cadeia por ser puxador de carro onde ele foi submetido a tudo prá sobreviver(esse é macho). resta saber se quem teve seu carro surupiado por ele perdoa.
ResponderExcluirQUEM TEM UMA LINDA FOTO DE RUI NA PENITENCIARIA DO RIO É PEDRÃO(EX PREFEITO DE ITAPÉ).......LINDA DE MORRER.
ResponderExcluirAGORA O QUE ESSE BAIANINHO FEZ PARA FICAR VIVO LÁ DENTRO EU NÃO SEI!!!!!!!!!!!