DR. GERSON QUER EXAMES DE VISTAS EM TODOS ALUNOS DO MUNICÍPIO - O vereador Dr.Gerson Nascimento-PV estará apresentando projeto de lei na abertura dos trabalhos na Câmara, para que sejam realizados exames oftalmológicos em todos os estudantes do ensino público fundamental de Itabuna. A idéia, conforme justificativa do vereador, "é criar um procedimento que permita uma melhor capacitação de aprendizagem e inclusão social, resultando numa realidade sócio-econômica e cultural mais justa". Reforça o vereador Dr. Gerson destacando que a iniciativa constitui-se em um "instrumento em prol do combate às graves desigualdades da nossa sociedade nas áreas de saúde pública, mostrando-se também coerente com os novos rumos da educação, com os propósitos constitucionais e especialmente com a obrigatoriedade de proteção à criança e ao adolescente". Para a realização do exame, o estudante deverá estar inscrito e cursar regularmente a rede pública de ensino fundamental. O procedimento será aplicado no primeiro semestre da cada ano letivo. Para a operacionalização dos procedimentos oftalmológicos, as secretarias de Saúde e de Educação fariam um trabalho conjunto para este fim, disponibilizando pessoal especializado e equipamentos médicos. Caso o estudante apresente problemas oftalmológicos, o mesmo deverá ser encaminhado para um especialista da rede pública municipal, devendo ser atendido no prazo máximo de dois dias. Para que o projeto seja cumprido, o ano letivo municipal será considerado encerrado se todos os alunos realizarem os exames. Observa o vereador Dr. Gerson uma relação direta entre o aprendizado e os distúrbios da visão. "Existem alunos da rede pública municipal que enfrentam grande dificuldade de aprendizado por conta de problemas decorrentes de doenças oftalmológicas, sendo, frequentemente, vítimas de situações constrangedoras e humilhantes em sala de aula", justifica. Prossegue ressaltando que "estes estudantes freqüentam as aulas na esperança de o estudo lhe prover um futuro mais digno, e que, por conta das dificuldades de aprendizagem impostas pela miopia, astigmatismo, hipermetropia, dentre outros problemas de visão, terão minimizadas suas chances de sucesso pessoal". Problemas decorrentes de doenças de visão causam, acrescenta o vereador, "constrangimento, repetência e evasão escolar". Reforça destacando situações em que estudantes são consideradas "burros" por repetirem vários vezes a mesma série, porém, após exames oftalmológicos, fica constatado que o problema tem origem na miopia, verdadeira causa do não-aprendizado.
Excelente essa idéia do Dr. Gerson Nascimento.
ResponderExcluirDesta forma ele já demonstra interesse em servir a comunidade que o confiou a prerrogativa de representá-la.
PARABÉNS DR. GERSON... ADOREI A IDÉIA.
ResponderExcluirO sistema de saúde pública, infelizmente, não proporciona o fácil acesso das crianças ao exame oftalmológico; sendo assim, a realização deste projeto do Dr. Gerson, em escolares do ensino público, é uma ótima oportunidade para a avaliação da saúde ocular das crianças e conseuqentemente, para a otimização da educação em Itabuna. Nota 10 para essa proposta.
ResponderExcluirRogério
Existem cerca de 40 milhões de pessoas cegas no mundo e estas, entre 15 e 25 milhões poderiam ter evitado tal problema, caso houvesse sido detectado ainda nas escolas primárias. Isto explica o quanto esse projeto do Dr. Gerson é importante para a saúde oftalmológica e também para a educação de crianças e adolescentes.
ResponderExcluirO fato de as crianças em idade escolar terem sua acuidade visual avaliada e, se necessário, serem encaminhadas para exame oftalmológico, merece um destaque de louvor para esta intervenção do Vereador Gerson Nascimento e talvez por ele ser profissional de odontologia, é que surgiu esta excelente idéia de aliar saúde pública bucal, com avanços e adesão á educação do ensino fundamental.
ResponderExcluirProfº Cláudio
Olá Val Cabral
ResponderExcluirEsta é a primeira vez que acesso seu blog e quero adiantar minha opinião sobre sua boa performance também como blogueiro, pois este é o melhor blog da Bahia.
Vindo de vc, não é de causar surpresa!
Mas, quero aproveitar estas linhas, para dizer que fiquei muito contente com essa idéia do veredaor Dr. Gerson.
Muito boa mesmo essa idéia, pois sabemos que nossas crianças e adolescentes, tem tido muitos problemas nas escolas, por falta de cuidados dos nossos governantes e politicos, com a saúde do nosso povo.
Esse projeto do Dr. Gerson, vai assegurar que teremos melhores condições de garantir melhores estudos para nossos alunos.
Essa idéia só poderia partir de um político do PV. Não é á toa que vc votou nele.
Parabéns pelo blog e pelo veredaor.
Deus te abençoe amigo.
Maria Conceição Tavares da Silva
Quero me congratular com o nobre vereador Dr. Gerson do partido Verde, por considerar muito bonita e oportuna essa idéia. Tomara que Capitão Azevedo possa compreender a importância dos alunos pobres terem este tipo de assistência oftalmológica em Itabuna. (Bené)
ResponderExcluirPARABÉNS DR. GERSON.
ResponderExcluirDEUS PERMANEÇA O ILUMINANDO A TRABALHAR SEMPRE PARA O NOSSO POVO, QUE TANTO NECESSITA DE PESSOAS QUE TENHAM INTERESSE EM ATUAR PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO MAIS CARENTE DA NOSSA POBRE ITABUNA.
Carlos Santos
VALEU DR. GERSON.
ResponderExcluirNinguém haverá de discordar que há poucos vereadores podendo se dedicar de verdade á causa humana de revolucionar conceitos e práticas, com objetivo nítido de melhorar a qualidade de vida dos nossos semelhantes mais carentes, mas é injusto não valorizar-se, ou não prestar atenção, nos poucos que o fazem. E este projeto do Dr. gersom, é digno dos nossos mais veeemtes louvores e reconhecimento de relevância.
ResponderExcluirJorge Freitas do Carmo Neto
Este é um espaço nobre e, ao mesmo tempo valioso, no contexto da comunicação itabunense. No centro das atenções do sul da Bahia está a nossa Itabuna, o centro co nvergente regional, de onde emanam as principais repercussões dos fatos estaduais e nacionais. E no bojo dessa estrutura de informações que circulam, estamos nós, profissionais que, por vocação, interesse, de para-quedas , ou mesmo ao acaso, fazemos e vivemos (sobrevivemos) da arte e do ofício de comunicar.
ResponderExcluirEm tese, a afirmação anterior estaria absolutamente correta, não fosse pela realidade distorcida e deteriorada que se impõe. Estaria eu nadando vigorosamente contra a correnteza se discorresse sobre a selvagem lei de mercado que privilegia o caixa empresarial, muitas vezes em detrimento da qualidade que vai ao ar. É assim em toda parte.
Assim Val Cabral preferiu se demitir da Rádio Jornal, pois estava proibido de denunciar e criticar Geraldo Simões. E agora se encontra em situação similar na Rádio Difusora, pois não poderá mais criticar o governador Jaques Wagner (o Estado firmou patrocínio de 20 mil/mês, apenas para "cortar" alíngua deste destemido radialista.
Como afirma a obra prima musical do Caetano Veloso, Sampa: a força da grana que ergue e destrói coisas belas.
No caso do nosso rádio o poder se concentra em poucas mãos.
Aliás, outro lugar comum que não é maldição exclusiva dos meios de comunicação de massa. Quem tem mais, pode mais! A regra do jogo é essa, e é geral, além de irrestrita!
Mas já que eu lembrei de Sampa, é oportuno recordar que os maléficos reflexos de nossa realidade, em termos de mercado profissional, deveriam progredir geometricamente na maior cidade da região do cacau. Mas, saibam, não é bem assim.
Me prendo a um aspecto apenas, para que todos entendam o quero afirmar.
Val Cabral, mesmo com a "língua presa", é quem melhor faz impresna escrita e falada no sul da Bahia.
Por fim, quero externar minha enorme si mpatia a este projeto de oftalmologia nas escolas, de autoria de um vereador, o Gerson Nascimento, que só poderia ser do PV e merecer o voto de um radialista inteligente e intrépido como Val Cabral. Falo isso porque fpoi este bfato, que me fez confiar meu voto em favor do Dr. Gerson e me com este projeto, convicto de que fiz a coisa certa.
Humberto Sulva
CONTINUE ASSIM DR. GERSON E O SENHOR HAVERÁ DE CONQUISTAR ESPAÇOS MAIS IMPORTANTES NA POLÍTICA LOCAL E ESTADUAL, POIS O POVO É CARENTE DE IDÉIAS QUE POSSAM MINIMIZAR SEUS PROBLEMAS. O SENHOR COMEÇA NA POLPÍTICA COM UMA VISÃO MUITO OPORTUNA E ISTO DEVERÁ CONTRIBUIR PARA FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITA GENTE. SUCESSO VEREDOR, É O QUE DEVE LHE DESEJAR TODOS OS PAIS DE ALUNOS QUE SERÃO BENEFICIADOS COM ESTA SUA IDÉIS. E ISTO NUM FUTURO PRÓXIMO, PODERÁ SER DEMONSTRADO EM VOTOS, CONSIDERANDO O FATO DE QUE AÇÕES ASSIM TEM QUE SER AMPLIADA PARA OUTRAS PARTES DA BAHIA E SOMENTE COMO DEPUTADO ESTADUAL, O SENHOR HAVERÁ DE AJUDAR NESSE PROPÓSITO.
ResponderExcluirRenato Ribeiro Albuquerque de Lima
ISSO É O QUE SE PODE CHAMAR DE HOMEM DE VISÃO!
ResponderExcluir