Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de fevereiro de 2009

CANCÊR DE MAMA TAMBÉM É COISA DE HOMENS - Como de costume, todos os dias tenho o hábito de ouvir rádio, na minha opinião, a maneira mais rápida e por que não eficaz de obter informações do dia, sem contar que existem âncoras radialista que dispensam apresentações. Certamente você já ouviu falar no câncer de mama, mas você sabia que ele não atinge apenas as mulheres como também os homens? Se não, não fique com vergonha, pois este assunto não é do conhecimento de muitas pessoas, eu já havia lido algo sobre, mas achei interessante comentar aqui no blog; Afinal, informação nunca é de mais. Segundo o doutor que, infelizmente, não vou lembrar o nome, embora seja bem mais raro no sexo masculino já que para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, um é diagnosticado em homem. Porém a ocorrência desta doença tende a aumentar nos homens, devido à má qualidade de vida e a grande dificuldade de diagnosticá-la em sua fase inicial, pois na maioria das vezes, ela só é detectada quando esta em seu estagio avançado, dificultando ainda mais o seu tratamento. O preconceito a falta de informação e a conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina, são os maiores responsáveis pela detecção da doença em seu estagio avançado. A probabilidade do surgimento do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos e, seu risco avança de acordo com o aumento da idade. Seu surgimento esta relacionado a fatores de risco como: histórico familiar correspondentes aos pais, irmã ou filha, surgimento de alguma tumoração pré–maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras. Assim como nas mulheres, o tumor é detectado através do surgimento de nódulos, que podem ser percebidos pelo próprio paciente, ou sua parceira. É comum haver queixas de descarga mamilar e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações. No Brasil não houve nenhuma alteração na taxa de mortalidade por câncer de mama masculina, por isso é bom estar sempre atento deixando o preconceito de lado, pois é sempre bom ressaltar que a maneira mais prática e eficaz para a detecção precoce do câncer de mama, ainda é o auto-exame que é realizado da mesma maneira que nas mulheres, os exames clínicos que são indicados aos homens a cima dos 40 anos de idade, e a mamografia em caso de suspeita de nódulos. Sendo assim, fique de olho na saúde, pois a prevenção e o diagnostico no inicio do tumor são os melhores aliados no tratamento desta doença. E passe a diante esta informação ok.

Um comentário:

  1. Negros, brancos, índios, mulatos, pardos e mais outros nomes são atribuídos para pessoas que trazem diferença na cor da pela em relação a outras. Existe até quem chame essa diferença de cor de pele de "raça". O verdadeiro preconceito só terá uma interrupção definitiva quando não existirem mais essas pseudo-diferenças que não trazem para a humanidade nenhum benefício.

    Se existe alguém é considerado de uma "raça" diferente por causa da cor da pele e do cabelo, então deviam ser considerados de outras raças todos aqueles que calçassem um número diferente, e também aquele que fosse mais gordo ou menos gordo do que outros. Na realidade, cada ser humano pertenceria a uma raça, porque todos têm a sua individualidade.

    A verdadeira aparência se encontra dentro do coração de cada indivíduo. Essas nomenclaturas determinadas pela cor da pele, deveriam ser extintas da face da Terra. Dessa forma diminuiriam as diferenças e todos poderiam se conscientizar que entre os homens, só existe uma raça: "A RAÇA HUMANA".

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: