PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

17 de julho de 2012

CACHOEIRA VIROU ESGOTO À CÉU ABERTO

Não é novidade! Já foi denunciado, aqui, várias vezes! O Rio Cachoeira, que banha a cidade de Itabuna, é um esgoto a céu aberto. É o lugar mais fácil que as pessoas escolhem para despejar todo tipo de sujeira. Há muito tempo, sua água não serve nem mesmo para lavagem de veículos e roupas, pelo elevado índice de contaminação que apresenta. O sistema de esgotamento sanitário tornou-se precário e insuficiente. Grandes prédios, loteamentos e casas isoladas foram e estão sendo construídos as margens do rio que corta a cidade. E têm os dejetos sanitários canalizados para o seu leito, que também virou abrigo de criatórios de porcos, cavalos e outros animais em confinamento. Esta semana, flagramos as vísceras inteiras de algum animal boiando dentro do rio, logo após a ponte do Marabá. Ou foi abatido clandestinamente dentro do rio ou os restos foram lá descartados indevidamente (Ou pode ter sido, também, um feto envolto na placenta). Em outra ponte, mais abaixo, que liga o centro ao bairro da Vila Zara, mulheres lavavam roupas, inocentemente. Na mesma água contaminada, crianças também brincavam. Entre um ponto e outro, tudo como se fosse uma pocilga! E o Rio Cachoeira descamba rumo a Ilhéus, levando sofás, carcaças de animais e aparelhos diversos e deixando mais dejetos fétidos para descerem depois... depois que deixam mais lixos que deixam o rio como esgoto á céu aberto!

6 comentários:

  1. Marisa Costa de Souza17 julho, 2012

    Culpa dos homens, que poluiram o rio que Deus nos deu.
    Agora é tarde para chorar, o leite já foi derramado.

    ResponderExcluir
  2. ESTÁ INSUPORTÁVEL RESPIRAR À BEIRO RIO.
    O FEDOR É HORRÍVEL.
    SERÁ QUE NINGUÉM VAI DARUM BASTA A ESSA SITUAÇÃO DEGRADANTE DO RIO CACHOEIRA?
    VALDIR VIEIRA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  3. Tem gente se elegendo com promessas de cuidar do rio, mas depois de eleito abandona ele e ainda rouba os recursos que poderiam ajudar a recuperar e preservar o rio. Miranda de Freitas

    ResponderExcluir
  4. Nestas eleições vão aparecer centenas de candidatos falando de soluções para salvar o rio cachoeira.
    Depois todos se calam e somem. E o rio segue sua rotina de morimbundo....
    Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  5. O RIO FEDE E DEIXA ITABUNA FEIA.
    Cadê nossas autoridades que não vêem e nem cheiram isso?
    O RIO PEDE SOOOOOOOOOCOOOOOOOOOORROOOOOO!
    CÍCERO CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  6. O problema do Rio Cachoeira, em si, não é difícil de ser resolvido, embora necessite de muito dinheiro, ...!!!

    Tem que cuidar da bacia do cachoeira como um todo (inclusive dos rios que formam o rio cachoeira, isto é: O Salgado e O Colônia), dotar a região - todos os municípios - de tratamento de esgoto, saneamento básico, além da construção da barragem, para, dentre outras coisas, controlar a vazão do rio (conter água na época de cheia e liberar água, paulatinamente, na época de estiagem) não adianta tratar apenas a parte do Rio que bahna Itabuna (aí seria apenas uma maquilagem). Quem afirma isto é porque não conhece coisa alguma (tecnicamente falando) a respeito do assunto, ...!!!

    Não é difícil solucionar, pois se trata apenas de poluição resultante de material orgânico, ..., pois aqui nós não temos indústria pesada, forte, que poderia jogar metal pesado, dentre outras substâncias que não sejam biodegradáveis (como é o caso do Rio Tietê, em São Paulo), ...!!!

    Até o excesso de COBRE (poluição ambiental por excesso de metal), que era jogada na lavoura, em forma de defensivo agrícola, deixou de ocorrer, por conta da crise do cacau, ...!!!

    A propósito, eu vou aproveitar a oportunidade e propor a um jornalista que comparou Itabuna a São Paulo, para que dê um mergulho no Tietê, na próxima vez que ele for à capital paulista, ..., pois deve estar uma "maravilha", como ele mesmo enalteceu tudo que há em São Paulo, ..., esculambando tudo que há aqui em Itabuna, ...!!!

    É o velho complexo de vira-lata, ...!!!

    Sérgio Oliveira.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: