PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

2 de fevereiro de 2012

QUAIS AS CAUSAS DE TANTA VIOLÊNCIA EM ITABUNA?

Aprender com a dor é uma questão de sobrevivência. Até os animais, rotulados como irracionais, desenvolvem reflexos (ou algo além deste condicionamento) em resposta ao que lhe foi, ou é, dorido. Os ditos racionais, mais que quaisquer outros seres vivos, têm a obrigação de transformar as tragédias em lições de vida, não se atendo à circunscrição do sentimento de perda e extraindo desses momentos dolorosos as lições vitais para evitar a repetição de tormentos semelhantes. Este é o caso dos constantes assassinatos ocorridos em Itabuna. 147 pessoas forma mortas em 2011 e mal o mês de janeiro de 2012 acabou e Itabuna já contava 13 assassinatos. Vidas foram perdidas e mais óbitos poderiam estar sendo contados se a providência não tivesse protegido as centenas ou mesmo milhares de pessoas que escaparam de ferimentos graves e tentativas de homicídios. Os médicos e demais profissionais de saúde também pouparam muitas vidas. Vítimas que foram sacrificadas pela inexistência de políticas públicas de combate as drogas e fomento à educação e geração de emprego e renda. Estes cidadãos e cidadãs acertaram, onde a polícia e o Estado falharam. As vítimas fatais, em primeiro lugar, o Estado passa a dever, no mínimo, um consubstanciado estudo sobre as causas de tanta gente morta. Às vidas perdidas, o Estado deve o tributo essencial de lutar para que os mesmos motivos não retornem para ceifar novas existências. E, afinal, por que tantos assassinatos em Itabuna? Por que se reduziu o número de viaturas e de policiais em Itabuna? Por que apenas 5 litros de combustíveis nos carros policiais? Por que o crime ainda tem voz de comando de dentro do presídio? Por que não há “operação tolerância zero” para combater o tráfico em Itabuna? Por que não existe em Itabuna, uma delegacia do Idoso? Porque diminuiu a quantidade de filmadoras no Vídeo-monitoramento da Cinquentenário? Porque não há em Itabuna, uma delegacia especializadas para menores delinqüentes? Responder a estas perguntas é uma questão vital, uma necessidade cidadã. Medidas preventivas baseadas nestas respostas salvarão vidas e possibilitarão muito mais segurança à população como um todo. O povo de Itabuna, em estado de choque, cobra essas respostas.

12 comentários:

  1. Parar de tratar a violência como sendo apenas um caso de polícia isoladamente. A falta de políticas sociais é a maior causa da violência em nosso país. São necessárias duas frentes (no mínimo) para combater: 1) focar e eliminar os problemas causadores da violência e; criar condições para que os fatores que causam a violência desapareçam do seio da sociedade. Para isso é necessário mudar o sistema educacional, manter os alunos mais tempo nas escolas, incentivando-os a práticas de esportes e/ou atividades culturais sem, é claro, descuidar da grade curricular tradicional. Qualquer ação que se faça para combater ou prevenir atos de violência passa inexoravelmente pela educação.

    ResponderExcluir
  2. O problema está no precário sistema educacional brasileiro, na falta de estímulo dado para esses alunos e professores, a falta de emprego e qualificação profissional para ingressar o grosso da população no mercado de trabalho.

    Destaco que a instituição da família brasileira está desestruturada, isso agrava ainda mais a criminalidade no país.

    Investir em segurança pública é um meio a curto prazo para amenizar a situação da violência, mas não é a solução.

    ResponderExcluir
  3. ol do Deserto

    Violencia generalizada.

    Existe milhares de fatores que levam a isso, violencia .

    As culpas diretamente são todas as religiões, no AFÃ de ARRECADAR mais dizimos e frequentadores, se esquecem de mostrar os caminhos das oportunidades.

    Sabemos que no Brasil mas de 80% da população não sabe LER, não gosta, e são estimulados a isso, O que se espera de uma sociedade atrasada, aonde apenas 15% da população tem todas as facilidades e oportunidades.

    O Brasileiro , nestes 15 anos +- esta sendo escravo das multinacionais, dos estrangeiros que aqui aporta , e nada oferece somente suga , (SUBTRAI , ROUBA )as coisas boas , e o pior ainda quer impor suas diretrizes e conceitos, sem respeito ao povo BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  4. aí sol do deserto, não é apenas no brasil, esse problema atinge dimenções universais, a causa com certeza é a total falta de respeito á vida , a total falta estrutural da familha, a ganancia,estamos vivendo um tempo em só acreditamos que apenas o dinheiro poderá resolver nossos problemas, e qanto mais corrermos para o dinheiro mais nos contaminamos com suas bacterias e todo a sorte de imundicie que ele nos transmite, acho que para os ceticos como eu, a falta de DEUS no coração é a causa de tudo, pois na minha opinião o homem sem DEUS é como o menino que cresce sem o amparo do pai, ou seja não tem uma referencia, resumindo...., bem o problema está aí, bate na minha, na tua , na porta de todo o mundo, ....... mas... ninguem quer abrir a porta para ele, muito pelo contrário, nos fechamos nos gradeamos soltamos os cachorros blindamos nossos carros, mas enfrentar o problema que é bom ou seja abrir nossa porta para os problemas alheios , jamais!!!!???.....isso é problema do governo né? afinal para que pagamos impostos? SOLUÇAO/?/?/// sinceramente?? no duro mesmo? somente a intervenção divina!! pense bem!

    ResponderExcluir
  5. aí sol do deserto, não é apenas no brasil, esse problema atinge dimenções universais, a causa com certeza é a total falta de respeito á vida , a total falta estrutural da familha, a ganancia,estamos vivendo um tempo em só acreditamos que apenas o dinheiro poderá resolver nossos problemas, e qanto mais corrermos para o dinheiro mais nos contaminamos com suas bacterias e todo a sorte de imundicie que ele nos transmite, acho que para os ceticos como eu, a falta de DEUS no coração é a causa de tudo, pois na minha opinião o homem sem DEUS é como o menino que cresce sem o amparo do pai, ou seja não tem uma referencia, resumindo...., bem o problema está aí, bate na minha, na tua , na porta de todo o mundo, ....... mas... ninguem quer abrir a porta para ele, muito pelo contrário, nos fechamos nos gradeamos soltamos os cachorros blindamos nossos carros, mas enfrentar o problema que é bom ou seja abrir nossa porta para os problemas alheios , jamais!!!!???.....isso é problema do governo né? afinal para que pagamos impostos? SOLUÇAO/?/?/// sinceramente?? no duro mesmo? somente a intervenção divina!! pense bem!

    ResponderExcluir
  6. Como quase todas as mazelas do Brasil a violência deriva da nossa crônica e péssima distribuição de renda e pelo descaso de sucessivas gerações com a Educação.
    Nenhum governo, por mais bem intencionado que seja conseguirá mudar esse estado de coisas, será um longo processo que demandará gerações para resolver.
    Enquanto tivermos o Setor Público (Federal, Estadual e Municipal)literalmente falidos, tendo que destinar boa parte do que arrecada para pagar dívidas feitas por administradores corruptos e incompetentes o avanço se dará muito lentamente.
    Nos últimos anos, Programas Sociais e investimentos em Educação tentam mudar esse estado de coisas, mas será um processo lento e angustiante. Não há como escapar disso.
    A atual crise econômica vai certamente atrasar ainda mais essa mudança, pela queda dos investimentos públicos pela menor arrecadação, agravada pelo desemprego ou pela evolução mais lenta do emprego formal.
    Existem outras maneiras, mais aí eu seria taxado de comunista e pregado no primeiro poste.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Creio serem diversas as causas da violência no Brasil. Dentre as principais, temos a Educação, relegada a um dos mais baixos padrões de qualidade do mundo, a má distribuição de renda, quando 5% da população tem dinheiro para esbanjar, enquanto os outros 95% se vira como pode, uns tendo um pouco a mais, outros nada tendo, a impunidade, seria outra causa, leis muito brandas, falta de políticas públicas, fazendo com que jovens sobreviventes de famílias desestruturadas não tenham uma melhor perspectiva de vida atirando-se à criminalidade, à prostituição, etc.
    Não tenho a fórmula certa para acabar com a violência, já arraigada por anos e anos de incompetência de nossos governantes que deixaram todos esses problemas navegarem ao sabor das ondas mas, se alguns dos citados acima fossem melhor observados e tratados, teríamos, a meu ver, uma expressiva diminuição dos índices de violência no país.

    ResponderExcluir
  8. NAO SÓ ITABUNA .. MAIS O BRASIL TODO

    ResponderExcluir
  9. este é um assunto gravíssimo não só no Brasil bem como em todo o mundo, vou procurar ser breve e objetivo, em todos os tempos há relatos de violências de modo geral, mas, com a liberação dos costumes nos anos 60 a coisa tomou rumos incontroláveis. Acredito não haver receita única, mas algumas medidas muito sérias a ser tomadas urgentemente, caso contrário poderemos assistir o fim da existência do homem no planeta, com a forma de organização da vida em sociedade como conhecemos.

    ResponderExcluir
  10. São várias as causas, entre elas, miseria, péssima educação, ausencia do poder público nos morros, polícia corrupta, impunidade, leis muito brandas p/combater o narcotráfico e a criminalidade em geral.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: