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5 de junho de 2025

O DRAMA DOS BAIANOS E A MOROSIDADE E INABILIDADE DO GOVERNO, COM A PONTE DO RIO JEQUITINHONHA!

Provocamos e realizamos uma reunião com técnicos do CREA-Ba, para vistoria independente sobre a situação da Ponte do Rio Jequitinhonha e em breve suas indicações deverão resultar em serviços de pavimentação asfáltica no desvio e trânsito livre para veículos de passeio e ônibus.

    Com consciência do quanto são incalculáveis os prejuízos provocados pela obstrução da Ponte do Rio Jequitinhonha, na BR 101; nossa suspeita de que não seja necessária sua implosão e incompreensão sobre a situação precária do “desvio da Veracel”, convidamos engenheiros e a direção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-Ba), para um encontro no local, na manhã desta quinta-feira (5), com propósito de analisar as circunstâncias e suas alternativas de solução imediata para o problema. O objetivo da visita foi avaliar e orientar a possibilidade de liberação parcial para o tráfego de veículos leves e ônibus.

    Também convidamos os presidentes das Câmaras Municipais de Porto Seguro, Eunápolis, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Itagimirim e Itapebi, por compreender que essas cidades estão sendo prejudicadas pela demorada interrupção do trafego de veículos na Ponte do Rio Jequitinhinha. A pretensão foi fazê-los elaborarem indicações para que o governo federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), resolva com urgência, urgentíssima, esse problema. Só compareceram o Presidente do Poder Legislativo de Itapebi, Cide e sua vice Val. Os demais desdenharam!

    Os dirigentes e conselheiros do CREA-Ba, realizaram vistoria independente e deverão elaborar um documento contendo pareceres técnicos sobre riscos e prejuízos. Todavia, ali foi decidido a necessidade de intervenção do Ministério Público, para que haja mais celeridade nas ações governamentais, pois já há conclusão sobre a precariedade das condições de trafegabilidade de veículos no “desvio da Veracel” e as condições estruturais da ponte interditada, viabiliza procedimentos de “Pare e Siga” e trânsito livre para veículos pequenos e ônibus em passagens alternadas.

    Desde que a ponte foi interditada no dia 20 de abril, devido ao comprometimento de sua estrutura, a região enfrenta uma série de transtornos. O bloqueio total no local afetou diretamente o escoamento da produção agrícola, o transporte intermunicipal e a rotina de quem depende da rodovia para trabalhar, estudar ou ter acesso a serviços básicos de saúde.

    Enquanto isso, os motoristas têm utilizado um desvio alternativo pela BA-658, passando por Belmonte - um trajeto mais longo e com trechos em más condições. A boa notícia é que esse desvio deve receber, nos próximos dias, serviços de pavimentação asfáltica, o que pode amenizar, temporariamente, o impacto da interdição. Caso os técnicos confirmem a viabilidade da liberação parcial, a medida poderá aliviar a situação de milhares de moradores e motoristas que transitam pela BR-101, uma das principais vias de ligação entre o sul e o extremo sul da Bahia.

O deputado federal, Neto Carletto (Avante), tem denunciado o descaso e morosidade com que o DENIT tem tratado o problema da Ponte do Rio Jequitinhnha na Bahia.

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