Prefeitura Itabuna

Trief

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5 de março de 2018

NEM PARECE QUE SE SABE O CAMINHO DO SUCESSO

Anorina está igual a "farinha de araripina", para quem a prende e ensina!

Há em Itabuna, uma inquestionável crise da aprendizagem escolar e este fato pode estar resultando em estudantes que podem demorar mais anos para atingirem a proficiência em leitura dos alunos dos municípios que não estão enfrentando a situação de mazelas, a que Itabuna está submetida. O prefeito atual e seu antecessor, fecharam 14 escolas e governo do Estado não constrói uma só sala de aula, há mais de dez anos, na maior cidade sulbaiana. E para que a aprendizagem cumpra a promessa de eliminar a pobreza e criar oportunidades para todos itabunenses, é necessário que se cumpra três recomendações de políticas públicas: avaliação da aprendizagem, investimento na estrutura das escolas – para oferecerem desde a merenda até tecnologia – e mobilização de todas as pessoas interessadas na aprendizagem, como a comunidade. A situação se torna preocupante porque, ao mesmo tempo em que há o aumento significativo de recursos e diminuição de alunos entrando na escola, a melhora na aprendizagem desses alunos é muito menor do que a desejada. Itabuna terá em suas escolas municipais, 20 mil alunos do ensino fundamental a partir de hoje, quando começa o ano letivo de 2018. Entretanto, informações obtidas na secretária de Educação do Município, revela que para cada 100 alunos que entram na primeira série, somente 47 terminam o 9º ano na idade correspondente, 14 concluem o ensino médio sem interrupção e apenas 11 chegam à universidade. Para mudar esse quadro, é preciso uma mobilização da sociedade em defesa da educação pública, o direcionamento de recursos financeiros para escolas e professores, a boa gestão desses recursos, a valorização do profissional da educação – seja no aspecto financeiro seja na formação continuada – e a implantação de medidas políticas educacionais a longo prazo. Sem isso, o desempenho de nossos estudantes continuará patinhando.

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