PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

14 de maio de 2025

CÂMARA SEM NENHUM VEREADOR DE DESTAQUE!

Há vereadores que são VIRILHADORES, por estarem sempre pendurados na virilha do prefeito; VARIADORES, por variarem fácil de posições e VERANEADORES, por só aparecerem na Câmara, de verão em verão!

Embora saibamos que o sistema limita a ação parlamentar e a população nem sempre compreende o que compete ao Poder Legislativo, ainda não estamos identificando mandato com padrão de eficiência entre os atuais 21 vereadores de Ilhéus.

Alguns são medíocres, fictícios, inúteis, parasitas e outros são convencionais. Mas nenhum é merecedor de aplausos e louvores, por está exercendo seu mandato com premissas de legislar e fiscalizar. A maioria absoluta é pertencente a interesses partidários, ideológicos e efetivamente, nenhum é do povo!

A decepção maior está no desempenho dos “novatos” – todos não estão correspondendo às expectativas no contexto dos compromissos firmados no transcurso da campanha eleitoral. Prometeram picanha e nem abobora estão entregando!

É óbvio que ainda há tempo para se readequarem ao rito parlamentar e surpreenderem com elaboração de boas leis; indicações com resultados de obras estaduais e da União; promoção de debates pertinentes ao engrandecimento do município e aperfeiçoamento da sociedade.

A Câmara atual não é diferente de todas as suas composições anteriores, cujo estigma sempre foi de inutilidade institucional. Vereadores para falarem de esburacamento e escuridão de ruas; falta de médicos e medicamentos em postos de saúde e fazerem pronunciamentos, não fazem patavinas além do que lideres comunitários e populares já fazem voluntariamente.

Mais de 90% dos vereadores nunca visitaram o prédio da inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para cumprirem o dever de fiscalizar as finanças da Prefeitura e da própria Câmara; não monitoraram o funcionamento cotidiano dos órgãos públicos e nem visitam bairros da periferia, com propósito de conhecerem e debaterem sobre suas demandas.

A maioria absoluta possuem cargos públicos ocupados por parentes e aderentes e alguns dos quais, sem jamais frequentarem as repartições para as quais foram nomeados. E para agravar as circunstâncias, ainda abunda quem faz da Câmara, octógono e rinha de galo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: