Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

21 de setembro de 2010

POLÍTICO É TUDO IGUAL?

Não. Não é. Por comodidade e desencanto, a maioria dos eleitores deixa de se preocupar com a escolha dos seus representantes. Já está na hora de o povo se preocupar com a eleição dos deputados. Se pararmos para pensar, vamos lembrar de alguns políticos reconhecidamente honestos. Vou dar dois exemplos que não são do meu partido e nem do meu Estado: Pedro Simon e Jéferson Peres, este falecido há pouco tempo, mas que pelo destaque que tinha, e por outra razão que direi adiante, resolvi citar. Por que não procuramos os honestos de nosso Estado para votarmos e até mesmo ajudarmos, divulgando suas qualidades e suas propostas? Isso certamente mudaria a política. Isso nos tiraria o direito de reclamar, pois teríamos representantes melhores. É verdade que a grande maioria dos eleitos é de gente desonesta. Isso ocorre porque o sistema eleitoral favorece a ocorrência de corrupção. Ganha na maioria das vezes quem tem mais dinheiro, não importando a origem desse dinheiro. Mas políticos não são somente os que são eleitos. Os que não conseguem ser eleitos, exatamente por serem honestos e não se corromperem, também são políticos. E de quem é a culpa pela eleição dos bandidos da política? Mesmo entre os eleitos temos os honestos. Por que a população finge que eles não existem? Essa comodidade está saindo muito cara. Sem dúvida alguma as melhores coisas que saem dos governos têm origem nos bons políticos. Os maus têm outras coisas para fazer e não se incomodam com o povo, pois não precisam mostrar serviço pra ganhar a eleição, já que compram os votos. Estão lá para atender às necessidades dos grandes grupos econômicos, que financiam as suas campanhas, e para a prática dos conchavos e armações. Essa história de que todo político é ladrão foi criada pelos políticos ladrões. Muitos deles são donos de emissoras de rádio e televisão e conseguem influenciar facilmente o pensamento coletivo. Igualar a todos só favorece a eles, pois afasta o interesse do cidadão e faz com que as pessoas não escolham bem ao votarem. Na hora de votar pense muito bem no que vai fazer. E muito mais importante do que votar é pedir votos para o seu candidato. (Waldir Santos, candidato a deputado federal 4343 – Partido Verde).

8 comentários:

  1. Val Cabral
    Este artigo é bastante oportuno para este momento... é óbvio que nem todos os políticos sçao iguais aos corruptos como Geraldo Simões, Edsopn Dantas... existem aqueles que nos orgulham e dignificam nosso voto e neste caso, eu relaciono pessoas boas como Renato Costa e o próprio Edson Duarte. Nós é que devemos saber "separar o joio do trigo"!!!!
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. PARABENIZO O WALDIR SANTOS POR ESTA POSTAGEM E ME COMPROMETO A RETRIBUIR COM MEU VOTO, ESTE COMPARTILHAMENTO DE IDÉIA. NUNES

    ResponderExcluir
  3. É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
    O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?

    ResponderExcluir
  7. É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

    ResponderExcluir
  8. Votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: