PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

20 de agosto de 2010

O CACAU IRRIGADO NO EXTREMO SUL BAIANO JÁ É GARANTIA DE PRODUTIVIDADE

Mudanças na forma de cultivo e investimentos nas lavouras de cacau têm sido as soluções encontradas pelos agricultores para melhoria na produtividade. Uma novidade que tem atraído os produtores da Bahia é a implantação da irrigação nas lavouras de cacau. O sistema melhora a capacidade de produção do fruto e agrega valor a plantação. No extremo sul do estado o uso da irrigação nas plantações, segue o modelo do estado do Espírito Santo, mas ainda não dispõe de mão-de-obra qualificada para manutenção do equipamento como afirma o especialista em irrigação, Palmerino Dalmonech: “O sistema muda totalmente a maneira de trabalhar. Alguém que conheça esse trabalho é um problema que encontro aqui na região, ás vezes é preciso trazer alguém treinado de outro estado”. Com o sistema de irrigação, além do controle da umidade do solo é possível inserir o adubo direto na água, prática que é conhecida como fertirrigação. E ajuda no controle e aumento da produtividade da colheita. O custo com a implantação do sistema de irrigação ainda é alto, e necessita de uma boa reserva de água. Mas, os gastos são compensados por causa da mudança na prática do manejo e na qualidade dos frutos. A prática é totalmente favorável ao produtor: “Quem vê, acredita, faz e só tem o que ganhar”, conclui Dalmochi em reportagem para a TV Mercado. Irrigação é uma técnica que controla o fornecimento de água para as plantas: é dispensada a quantidade suficiente de água no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Assista esta reportagem na íntegra na TV Mercado através do link: (www.mercadodocacau.com.br).

3 comentários:

  1. Torço para que o cacau volte a ser a maior fonte de renda e geração de emprego e prosperidade no sul da Bahia, pois esta cultura também funciona para preservar a mata atlântica e preservar nossos recursos naturais, sobretudo, os nossos rios que estão quase todos sendo transformados em esgotos a céu aberto.
    Daniel Fontes

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo esta iniciativa e acredito que o cacau ainda seja a saída para as crises que se sucedem na região cacaueira. Humberto Vieira de Almeida

    ResponderExcluir
  3. A irrigação sem duvida e uma grande alavancada na melhoria do cultivo de cacau etc, mas porem ainda não esta ao alcance de pequenos produtores rurais, existem muitas exigencias para se conseguir fazer emprestimo ou financiamentos, e muitos produtores não tem conhecimento da existência de verbas disponiveis nos bancos.. talvez se ouvesse um certo interece dos bancos ou ate mesmo do governo de divulgar de ir ate esses produtores. tenho certeza q com esse trunfo, nossa econômia daria mais um passo IMPORTANTE!! Diego Seibert Broechl, NOVO REPARTIMENTO PA

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: