PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

11 de dezembro de 2009

AMURC INCENTIVA ADESÃO À CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Ao lembrar que a 4ª Conferência Estadual das Cidades será realizada no período de 25 a 28 de março do próximo ano, em Salvador, e a 4ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) será realizada no período de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília, ambas apresentando o lema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”, e com o tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, o presidente da Amurc, Moacyr Leite Junior, alertou os prefeitos da região para os prazos e a necessidade de elaboração de propostas consistentes. O prazo de adesão à CNC termina na sexta-feira, dia 11. Moacyr explica que a Conferência das Cidades é um processo instituído pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, e que visa traçar as diretrizes da Política Urbana, nos três níveis de governo. “Por isso mesmo as Conferências Municipais são fundamental, pela garantia de participação dos municípios na tomada de decisão e encaminhamento das propostas para qualificação das políticas públicas governamentais e apoio ao planejamento local para superação dos problemas existentes”, argumentou. O presidente da Amurc destaca ainda que o prazo-limite para realização das Conferências Municipais será 30 de janeiro de 2010. As prefeituras deverão o enviar o termo de adesâo à 4ª Conferência Nacional das Cidades através de correspondência para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano até sexta-feira, 11 de dezembro, para o telefax (71) 3116 3936, aos cuidados de Maria do Carmo ou Afonsinho, responsáveis pela operacionalização do Concidades no Estado da Bahia. Moacyr Leite ressalta ainda que todos os modelos e informações complementares estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.sedur.ba.gov.br/4_conf_cidades.htm, onde podem ser acessados e preenchidos pelos gestores municipais. “A Amurc também ratifica a importância de que todas as conferências municipais sejam convocadas e realizadas nos prazos previstos”, enfatizou o presidente.

4 comentários:

  1. A conferência é uma oportunidade para a população participar do processo decisório. “Este é um projeto que deve ser reforçado a cada ano para que seja crescente a participação popular e das públicas, com cargos eletivos ou não, a fim de que todos contribuam para o desenvolvimento urbano.

    ResponderExcluir
  2. A conferência é um momento para a sociedade civil avaliar as condições da cidade em que mora. “Eu participei da primeira conferência, e foi muito interessante porque esta foi uma das poucas vezes em que a sociedade civil organizada esteve com o poder público para discutir os problemas do município, que também é um problema do cidadão”.

    ResponderExcluir
  3. As conferências demonstram a necessidade em se pensar questões que afetam o dia-a-dia da cidade, independente de quem está na gestão.

    ResponderExcluir
  4. Para se ter um ambiente melhor de se viver são necessários investimentos. Para isso é importante descentralizar recursos tendo investimentos também do Estado e da União.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: