Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

10 de maio de 2013

TODO CONSUMIDOR, PODE TAMBÉM SER UM EXCELENTE AMBIENTALISTA


A preservação ambiental está na pauta mundial hoje, seja do poder público, seja da iniciativa privada, assim como da população de modo geral. E o cuidado com o meio ambiente é um dos pilares do tripé que forma o conceito do Desenvolvimento Sustentável. Quem atua seriamente com projetos sustentáveis sabe que, somente com a equalização dos benefícios sociais, econômicos e ambientais é que se consegue efetivamente alcançar resultados efetivamente sustentáveis e práticos para as gerações atuais e futuras. Nos últimos anos, o perfil da população consumidora mudou muito no país e as pessoas que se tornaram economicamente ativas buscam a inclusão social também por meio do acesso ao bem material. Soma-se a isso um movimento de democratização da informação. É muito maior o número de pessoas com acesso à internet, o que hoje abre portas para que a população pesquise sobre produtos e serviços, compare preços e decida o que consumir e o que não consumir. Isso porque a informação, positiva ou negativa, circula rapidamente pela rede, formando opinião. E com o aumento do acesso à educação, esse fenômeno tende a se consolidar a cada ano. O respeito ao consumidor e ao meio ambiente é a bandeira dos tempos atuais. A atuação das Organizações Não Governamentais-ONGs em prol da sustentabilidade sempre contemplou a questão do custo/benefício e do bem-estar social, a partir de eventos, projetos e campanhas indispensáveis à vida moderna. Acreditamos que o respeito ao consumidor começa ao dar-se a ele informações corretas e capacidade de escolha sobre o que e como consumir.

6 comentários:

  1. João Batista de Araújo11 maio, 2013

    Penso que seja interessante a gente salientar aqui, que produtores são aqueles seres vivos que produzem seu próprio alimento,como exemplo no ecossistema aquático: as algas e as bactérias fotossintetizantes, e no ecossistema terrestre destacam-se os vegetais (plantas). Os consumidores são aqueles seres vivos que não são capazes de produzir seu próprio alimento, como o gafanhoto, a capivara, o coelho, o cavalo, a lagarta, a jaguatirica, o leão, o gavião, etc... Sobre consumidores, bem... depois eu comento tá?

    ResponderExcluir
  2. Orlando Nogueira11 maio, 2013

    Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental.1 2 Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.3
    A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é:
    Cquote1.svg O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
    O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceptualmente dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

    ResponderExcluir
  3. LEGAL QUE DEBATAMOS ESSES ASSUNTOS COM MAIS INSISTÊNCIA E QUE A IMPRENSA SEJA PORTA VOZ DO CLAMOR POPULAR POR UM MEIO AMBINETE MAIS SUSTENTÁVEL.
    NIVALDO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  4. Lourdes Fontes de Melo11 maio, 2013

    QUERO SABER É SOBRE O QUE FAZER PARA QUE O RIO CACHOEIRA DEIXE DE CONTINUAR SENDO UM ESGOTO NO MEIO DE ITABUNA!

    ResponderExcluir
  5. Rildo Monteiro T. da Silva11 maio, 2013

    Que princípios orientam a corrente econômica ecológica?
    De que forma sua atuação colabora com a questão ambiental?
    Por que a Cúpula de Johannesburgo fortaleceu um novo entendimento entre meio ambiente e desenvolvimento econômico?
    O que é ecoeficiência ?
    Como o novo perfil do consumidor do século XXI interfere nos negócios da empresa?
    Estas perguntas permanecem sem respostas>
    Por que?

    ResponderExcluir
  6. Precisamos ser...
    Criticos em analisar friamente cada custura.
    Seletivos, em escolher a melhor costura.
    Responsaveis, em Consumir algo ecologicamente correto.
    Humberto Campos de Almeida Jr.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: