Nesta segunda-feira, dia 22, é comemorado o Dia Internacional das Águas, instituído pela ONU, em 1993 e desde então, instituições e governos comemoram a data, com debates para reflexões sobre o uso racional do produto e campanhas educativas. De acordo com previsões relatadas em estudos da ONU, em 2050, sete bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos, em 60 países. Nos dias atuais, os mesmos dados das Nações Unidas mostram que apenas 3% de toda a água terrestre serve para consumo. Pouco se divulga, mas no pano de fundo dos atuais conflitos entre judeus e palestinos, na Cisjordânia e Faixa de Gaza, estão as reservas de água. Em Gaza, a ONU financiou um duto para captar água do Mar Mediterrâneo, porém a recente guerra entre milícias palestinas e o Exercito de Defesa de Israel, destruíram a estação de desalinização, antes mesmo de começar a operar, fazendo com que a água se torne um problema gravíssimo, aumentando também casos de doenças provocadas pelo desabastecimento. Na África, Ásia, Europa e outros países do Oriente Médio, diversos conflitos étnicos e de fronteiras, têm objetivo estratégico essa reserva natural. Mesmo no Brasil, centenas de conflitos e disputas existentes, têm em primeiro plano as disputas pelos recursos hídricos. Os casos mais recentes são os de Belo Monte, uma usina hidrelétrica projetada no Rio Xingu, no Pará e a transposição do Rio São Francisco, que mobilizam milhares de pessoas, alguns para atrair abastecimento e outros, temendo perder a vazão hídrica para suas propriedades e cidades. No ano passado, segundo a Comissão Pastoral da Terra, ligada à CNBB, quinze pessoas morreram em mais de 500 conflitos no campo, principalmente na região Norte e Nordeste, disputando terra, água e causas trabalhistas.
Homenageando o dia da água fico chorando e entristecido em ver o rio cachoeira ser transformado em um leito de lama e sujeira. Fico ainda mais triste é ver um demagogo como Alfredo Melo apresentar projeto de revitalização do rio cachoeira no período de 2008, em plena campanha eleitoral, e depois, o rio continua agonizando em seu leito de morte. Fora pelegos e parasitas da politica de Itabuna! Ass: Maria Clara
ResponderExcluirPoupe água, economize água, proteja a água, salve a água, beba água, água, água, água... Ouvimos tantas frases sobre a água, que a palavra acaba perdendo o sentido em nossas mentes. Mas já é hora de “cair a ficha”.
ResponderExcluirO homem é capaz de sobreviver até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem beber água. Entende agora o significado de “Água é Vida”?
ResponderExcluirNunca é tarde para se iniciar um processo cujo objetivo seja a manutenção de bens vitais à vida. Água é uma delas e quem tem em abudância e não se da conta disso, é o maior responsável.
ResponderExcluirCada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados.
ResponderExcluir