Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados.. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado. No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo? Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante. Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. A única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. Fiquei horrorizado com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha enteada adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou. Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor. Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário? Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser "amigo" de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre."
Faça tudo que quizer e morra de AIDS, mesmo sendo cheio da grana, Cazuza achava que poderia fazer o que quizesse , pois a grana do pai dele resolvia. Pra quem não sabe o pai dele é o dono da Som Livre, alías, a primeira gravadora do cazuza. Gostaria de saber se não fosse a forcinha do pai , será que Cazuza chegaria tão longe??
ResponderExcluirSerá que ele realmente era isso tudo?
Acho que a vida é assim, feita de escolhas, não adianta vc tentar seguir exemplos ou aconselhar ningué a nada, todos vão pelo rumo contrário.
ResponderExcluirCazuza não é exemplo pra ninguém, mas depois que morreu o colocaram num pedestal e não consigo entender por que.
ResponderExcluirEle serviu de exemplo só para os jovens verem o que ele fez da vida dele pelas inconsequências praticadas.
ResponderExcluirNão está aqui em julgamento os erros da pessoa Cazuza,mas sim o que ele representou para a música popular brasileira.
ResponderExcluirEntão fica aqui o meu parecer.Acho que ele foi um cantor de qualidade e as letras de suas músicas foram e são ainda muito representativas.Tenha como exemplo aquela frase tão famosa:"...que país é esse?..."Frase essa,que deveria ser usada sempre quando lemos notícias de políticos corruptos.
Não se deve deixar de lado a sua rebeldia,mas com isso ele queria fazer exatamente o que os jovens deveriam estar fazendo hoje:se rebelando contra as injustiças desse imenso e injusto país.É só reparar nas letras de suas músicas.
ResponderExcluirEle foi um cara mimado, que pintou e bordou, e morreu por isso, pelos seus atos inconsequentes!
ResponderExcluirA música é boa, mas exemplo, não vejo nenhum, apenas vejo uma emissora de Tv , que adora celebrar "Cazuza" e não enterram ele nunca.
Ja a mãe dele, vejo como exemplo, em se dedicar aos necessitados.
Mas ele, não.
Mas com certeza, tem quem deve achar...
Se for fazer uma analise dentro do cenário da música brasileira, muitos foram os cantores que tiveram a vida exagerada como a do Cazuza...lembra da Cássia Eller, a Elis Regina, o Renato Russo?...por que a critica somente com Cazuza?
ResponderExcluirO bom da vida é que as críticas destrutivas jamais superam as qualidades de uma pessoa, e Cazuza tem muitas qualidades, assim com Elis, Cássia e Renato...
Outra coisa, conheço vários pais que souberam dizer NÃO no momento certo aos seus filhos e nem por isso, eles deixaram de entrar para o mundo das drogas e da marginalidade.
É preciso ficar bem claro que a EDUCAÇÃO de um filho não se limita apenas a educação familiar, existe todo um contexto que envolve a formação e desenvolvimento de um filho, onde passa pela familia-escola-sociedade.
Todas as mentes pensantes deste planeta viveram às margens da sociedade e ainda assim deixaram seu legado até a eternidade,para aqueles que se dizem "normais" mas não constroem nada que possa influenciar quem quer que seja.Cazuza é um poeta!
ResponderExcluirSimples assim...