Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

9 de dezembro de 2009

NOSSOS JOVENS ESTÃO MATANDO E MORRENDO

Qualquer pesquisa que se faça sobre as ocorrências no setor policial, vai-se chegar a uma triste, pungente realidade: nossos jovens estão matando, estão morrendo. Todos os finais de semana se contam mortos entre jovens de 14 a 29 anos e em quantidade superior a três óbitos, com causa de disputas por “bocas de fumo” e dívidas com o tráfico de drogas. Aliás, se se fizer outro levantamento, vai-se chegar à outra conclusão, segundo a qual, a maioria dos detentos que atualmente lota o presídio e a cadeia pública em Itabuna, é também de jovens. Alguém poderia argumentar que esses dados devem ser considerados normais, próprios da idade. Não é bem assim. Alguma coisa está errada e muito errada. O que se observa, a partir da motivação desses crimes e prisões, é que se está perdendo a noção dos valores mais elementares, como o da própria vida, do respeito ao outro, da solidariedade. A partir dessa constatação, não há como não questionar a educação que se está passando à juventude, em casa, nas escolas, nas igrejas, nas instituições públicas. Que sociedade é esta que se está construindo, na qual, a diversão, o carro, a bebida, as drogas, sempre em excesso, se transformam em armas letais, sobrepondo-se a quaisquer valores, até mesmo ao bom senso?

6 comentários:

  1. Os jovens de hoje estão crescendo num mundo que às vezes pode ser assustador. Alguns assistem, sem poder fazer nada, à separação ou divórcio dos pais. Outros observam os colegas de escola se entregarem às drogas e ao crime e sofrerem as conseqüências disso. Muitos enfrentam assédio sexual de colegas de ambos os sexos. Sem mencionar que quase todos os adolescentes têm ocasiões em que se sentem incompreendidos, sozinhos e deprimidos.

    ResponderExcluir
  2. Os filhos precisam de padrões morais estáveis, o tipo de sustentáculo que os ajuda a escolher bons amigos, a tomar as decisões certas e a encarar os outros com empatia.” A Bíblia fornece o melhor padrão de moral, pois contém os pensamentos do Criador. Quem poderia saber melhor, senão o próprio Jeová Deus, do que precisamos para ter sucesso nos tempos atribulados em que vivemos?

    ResponderExcluir
  3. A única maneira de saber o que está passando na cabeça dos adolescentes é perguntando a eles, escreve um editor-executivo duma revista para jovens. Obviamente, requer tempo e paciência para fazer com que os jovens revelem seus problemas mais íntimos, mas os resultados valem a pena.

    ResponderExcluir
  4. Sinto uma angústia e tristeza.
    O Diabo veio ao mundo para roubar, matar e destruir. E é na vida dos jovens que são mais usados, pois na verdade os pais é que deveriam cuidar melhor, pois eles é que são responsáveis pela vida dos filhos.

    ResponderExcluir
  5. A culpa não é dos jovens e sim do mundo,da sociedade que os precedem!

    ResponderExcluir
  6. Eu penso que hoje eu estou vivo, com juízo, careta de tudo, curtindo a vida um pouco a cada dia e penso nesta hora que eu sou um dos poucos da minha turma que "sobrou para contar a história", a maioria morreu jovem.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: