Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de agosto de 2020

DOIS PREFEITURÁVEIS DISPUTAM OS VOTOS DOS BOLSONARISTAS EM ITABUNA

Edmilton Carneiro e Ivan Gusmão, disputam os votos dos bolsonaristas!
Não há quem duvide, que muita água vai rolar até as eleições municipais no dia 15 de novembro, mas já é possível ler alguns movimentos nesse período que antecede a disputa. Enquanto as articulações se intensificam nos bastidores, Edmilton carneiro (PSDB) e Ivan Gusmão (Novo), os dois nomes mais dados como certos na busca pelo apoio e votos dos bolsonaristas itabuneses, tem buscado chamar a atenção da ala “liberal na economia e conservadora nos costumes”. Em outras palavras, estão de olho no eleitorado que deu 52 mil votos a Direita em Itabuna e ajudou à vitória de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018.
Exemplos recentes sugerem essa estratégia de colar na
imagem do presidente. Tanto Edmilton quanto Ivan usaram as redes sociais nos últimos dias, para criticar o fato de Bolsonaro ter sido retratado com desdém na inauguração da ponte estaiada de Ilhéus, que contou com 70% das verbas oriundas do governo federal.
O alinhamento com o discurso do capitão da reserva que se tornou mandatário do país não é uma novidade para o companheiro de chapa do tucano, Gregory Cruz, que se notabilizou e se consolidou como uma das vozes mais ativas nos movimentos de rua em Itabuna que saíram em defesa da Operação Lava-Jato e pediam o impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff. A projeção o transformou no mais bolsonarista entre todos bolsonaristas de Itabuna. Dois anos depois, Gregory deverá fazer Edmilton surfar no bolsonarismo e ser um dos principais beneficiados da “onda 17”.
Os movimentos mais recentes de Gregory Cruz, incluem a participação de  eventos no início de fevereiro de apoio à criação do Aliança Pelo Brasil, o futuro partido de Bolsonaro – embora a sigla não vai estar pronta a tempo para o pleito municipal deste ano.
Ivan Gusmão, por outro lado, embarcou nesse bonde com mais ênfase, ao menos publicamente, um pouco mais tarde. Foi depois das eleições de 2018, quando, abandonou à militância do presidenciável Amoedo (Novo), para gravar e distribuir vídeos nas redes sociais, anunciando apoio ao presidenciável eleito, Jair Bolsonaro. Desde então, ele tem endossado o apoio ao presidente. 
A conferir qual será o tom daqui para frente, sem se esquecer das peculiaridades de uma eleição municipal. Localmente, costuma pesar mais para o eleitor a proximidade do candidato com as bases do que o partido pelo qual ele concorre. Além disso, outros nomes também ensaiam candidaturas e Itabuna pode ter, como aconteceu em nível nacional em 2018, uma disputa polarizada em ideologias completamente antagônicas. 
Novembro próximo poderá ser considerado uma espécie de termômetro. Deve ajudar a deixar mais claro o que teve maior peso para o voto majoritário de dois anos atrás: a ojeriza à esquerda, representada pelo antipetismo, o desejo de mudança ou o alinhamento ao discurso conservador nos costumes e liberal na economia.
Ou uma junção de tudo isso. As urnas, sempre elas, dirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: