PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

16 de junho de 2012

PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS É PROTEGER A SOCIEDADE COMO UM TODO

De acordo com os pesquisadores o abuso sexual infantil é um problema de saúde pública, devido à elevada incidência epidemiológica e aos sérios prejuízos para o desenvolvimento das vítimas. Mas, eu vou além. Na minha avaliação, as consequências negativas dessa prática não se limitam às crianças vitimadas, mas afetam toda a sociedade. Centenas de crianças são abusadas no Brasil por dia. Apenas violações registradas. Estima-se que as vítimas silenciosas sejam mais que o dobro das estatísticas oficiais. Segundo os psicólogos o abuso traz sérias consequências para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da vítima com mudanças de comportamento da criança, incluindo conduta hipersexualizada, fugas do lar, diminuição no rendimento escolar, uso de drogas, conduta delinquente e predisposição ao desenvolvimento de psicopatologias, me pergunto que tipo de sociedade estamos formando. É necessário agilizarmos a reação, porque os estudos comprovam que os abusadores replicam a conduta da qual foram vítimas. E nesse caso o melhor remédio chama-se prevenção. Cada vez que alertamos uma criança e impedimos que um abuso sexual se concretize, estamos salvando uma vida e auxiliando para a criação de uma sociedade melhor. Aproveito esta postagem para conclamar todas as pessoas a se unirem nessa cruzada para mudar a realidade cruel que aponta que uma em cada quatro meninas e um em cada 10 meninos é vítima de violência sexual antes de completar a maioridade. A caminhada é difícil? É. Mas, como diz o conhecido provérbio chinês, uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo, e o caminho a nossa frente, aguarda por nós.

6 comentários:

  1. Leonardo Batista de Novais18 junho, 2012

    As vezes o perigo está dentro do próprio lar.
    Ensine-a a dar pouca atenção à desconhecidos e desconfiar de qualquer carinho estranho, até mesmo dos familiares.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Val Cabral, os pais deveriam ficar mais atentos no que as crianças fazem. Orientar também a nunca falar com estranhos, pois eles enganam crianças inocentes. E pedir a Deus que proteja todas para que estes canalhas nem cheguem perto delas.
    Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  3. Por isso a importância da aula de sexualidade nas escolas, para que a criança saiba se defender e diferenciar certos comportamentos. Flávio Lopes

    ResponderExcluir
  4. Luiz Alberto Marques dos Santos18 junho, 2012

    A Palavra de Deus declara: “Nem fornicadores... nem adúlteros... nem homens que se deitam com homens [ou com meninos]... herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9, 10) Ela diz ainda que ‘os que são repugnantes na sua sujeira e os fornicadores’ serão destinados à “segunda morte”, isto é, a destruição eterna. — Revelação (Apocalipse) 21:8.
    Deus purificará a Terra e introduzirá um sistema de coisas completamente novo e justo, “novos céus e uma nova terra”. (2 Pedro 3:13) Nesse novo mundo, não haverá gente corrupta e perversa para aproveitar-se de pessoas inocentes. E jamais os inocentes precisarão ter medo de serem prejudicados novamente, pois “não haverá quem os faça tremer”. — Miquéias 4:4.

    ResponderExcluir
  5. Waldir V. dos Santos18 junho, 2012

    Acredito que a orientação seja o melhor meio de proteger. A partir do momento que a criança começar sua interação na sociedade, orientá-la sobre os perigos que corre, mas fazer isso de uma maneira sutil, sem incutir pavor nela, mostrando que ela corre perigos nesse mundo, de nunca mais ver os pais se desobedecer.
    Nunca falar com estranhos; nunca aceitar o convite de ninguém para ir à algum lugar; nunca aceitar balas, doces ou presentes de ninguém, sempre falar com o pai ou a mãe o que está acontecendo, sempre falar a verdade, etc
    Acho que o diálogo franco já é um bom caminho.

    ResponderExcluir
  6. Claudemir Mendes da Fonseca18 junho, 2012

    Devemos estar atentos a qualquer mudança de comportamento das nossas crianças... devemos fazer tudo para protegê-las dos acidentes de trânsito, das doenças, dos assaltos: pedir a Deus que as livrem desses e outros males e ficar de olho nelas, que é obrigação de todo pai que tenha um mínimo de responsabilidade.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: