PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

6 de maio de 2012

“O QUINTO DOS INFERNOS": ESTA É A NOSSA HISTORIA...

Durante o Século 18, o Brasil-Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso País e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam "O Quinto dos Infernos". E isso virou sinônimo de tudo que é ruim. A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira chegou ao final do ano de 2011 a 38% ou, praticamente, a 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos... PARA QUÊ? - Para sustentar a corrupção? Os mensaleiros? O Senado com sua legião de "Diretores"? A festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar nos 3 Poderes (Executivo/Legislativo e Judiciário)?!? Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar essa corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que pagávamos a Portugal! E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente...! Não deixem de repassar... desta maneira contribuindo para relembrarem parte da História do Brasil... E o conformismo atual... Até quando? Pense! Continuaremos quietos? (Paulo Luna).

6 comentários:

  1. Val Cabral, quem estraga o Brasil é o povo Brasileiro.
    Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  2. TA INCOMODADO?
    MUDA VAI MORAR NA AFRICA!!!!!!
    NUNES

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupe. Isso pode mudar.
    Ha 50 anos atras, a Europa era igual!!!
    Fé em Deus, agir e tudo vai melhorar!
    Wilson Monteiro

    ResponderExcluir
  4. Adriano Gonçalves dos Santos07 maio, 2012

    Val Cabral, os próprios 'brasileiros' só sabem reclamar dizendo que o país é uma 'merda e não colaboram com nada pra ir pra frente!

    ResponderExcluir
  5. Alvaro Luiz da Silva07 maio, 2012

    Pessoas que reclamam do Brasil deveriam fazer uma coisa... morar uns anos no Iraque ou africa só pra aprender valorizar o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Uma so andorinha nao faz verao. A expressao eh antiga mas cai para nossa realidade. Nem quero morar na Africa ou no Iraque, mas tb acredito q o Brasil foi um tiri no escuro e nao queria pertencer a este pais. Mas num pais melhor.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: