O PT de Itabuna vive o mal típico dos arrogantes, que conseguem enxergar o cisco no olho do outro, mas não percebem uma trave na própria visão. PT e PCdoB, partidos que militam no mesmo
campo, têm entre si uma relação de amor e ódio. Aliás, pode-se dizer que é mais de conveniência e arranca-rabos, pois a união das legendas sempre se deu muito mais pela necessidade de se fortalecer para viabilizar projetos eleitorais do que pela alegada afinidade programática, que fica somente na superfície. A briga entre os partidos se dá principalmente quando o PCdoB, o polo mais frágil da relação, ensaia andar com as próprias pernas. Nesses momentos, o PT se arvora de um autoritarismo patriarcal e vê a liberdade dos comunistas como rebeldia. É bem o que acontece neste momento em Itabuna. Wenceslau Júnior, vereador em terceiro mandato, militante comunista oriundo do movimento estudantil universitário, foi confirmado como o nome do PCdoB na disputa sucessória. Ele integra um bloco formado por cinco partidos (PCdoB, PRB,PV,PDT e PSC), onde há outros dois pré-candidatos: Vane do Renascer, do PV, e Acácia Pinho, do PDT. O compromisso é de que o melhor posicionado nas pesquisas e de maior capacidade para aglutinar os partidos da frente terá o apoio dos demais. Para o PT, a estratégia do PCdoB é uma atitude destrambelhada, um acinte, um desacato à autoridade. Há pressões de todos os lados, desde os que lembram a posição dos comunistas de satélite do petismo nas esferas federal e estadual (o tom é sempre de ameaça) até aqueles petistas que procuram ironizar, diminuir e constranger os antigos aliados. Um deles utiliza velho ditado para alertar o PCdoB: “formiga quando quer se perder, cria asa”. Há ainda os que relembram 1996, quando o PCdoB lançou candidatura própria em Itabuna e o nome então apoiado pelo PT, Renato Costa, perdeu para Fernando Gomes, à época no PTB. A pecha de laranja foi colocada pelos petistas inconformados, como se não houvesse outro caminho para os comunistas, senão o de ser uma sombra do PT. Mais uma vez, repetem o argumento. Advertem que a divisão das esquerdas pavimentará o caminho do prefeito Capitão Azevedo (DEM) à reeleição, mas se esquecem de que a candidatura petista é fruto de imposição autoritária e não agrada aos partidos que historicamente têm se aliado ao PT. Caso Azevedo se reeleja, será por culpa dos comunistas ou da insistência em uma candidatura desagregadora? O PT de Itabuna vive o mal típico dos arrogantes, que conseguem enxergar o cisco no olho do outro, mas não percebem uma trave na própria visão. (Ricardo Ribeiro é advogado e um dos blogueiros do site Pimenta na Muqueca).
o senhor conhece bem da politica, ja esteve em varios berços, os ultimos ligados a Geraldo e depois Azevedo. Agora defende claramente Wensceslau…Um direito de cada um.
ResponderExcluirAgora Ricardinho, prever um vitoria de Aezedo agora, não é muito atencipado não? Um governo desgovernado e sem rumo desse terá dificuldade mesmo com as dipsutas entre PT e Pcdo B, alias, estas disputas fazem parte da democracia.
Acho que no final PT e PC do B estarão junto para enterrar Azedo e salvar Itabuna.
Pra usar um dito popular, eu diria que é tudo farinha do mesmo saco. Não verão meu voto. Não é por falta de candidatos melhores que serei obrigado a votar nesses oportunistas.
ResponderExcluirÉ inegável o direito democrático do PCdoB, assim como todo e qualquer partido, almejar chegar ao poder. Mas, também é sabido, que mesmo quando se fala no trabalho incansável das formigas, fala-se, sobretudo, da união de “objetivos,” mesmo que fruto da necessidade de estarem juntas.
ResponderExcluirImaginemos então, como poderia uma formiga, sózinha, alimentar a todo o formigueiro? Qual seria então o poder, mesmo que destruidor, de um só gafanhoto que se afastou da “nuvem”, querendo enfrentar um bando de andorinhas famintas?
Tudo tem o seu tempo certo! Mesmo na política é preciso que se meça comparativamente as forças com que cada um conta. é justamente por isso que existe o instituto constitucional das alianças partidárias.
No momento político de Itabuna, não cabe, em prol de um projeto, dito das esquerdas, o fracionamento das forças que só levariam a permanência ou perpetuação das forças também ditas da direita conservadora. A não ser que se queira reeditar o velho slogan: – “As esquerdas só se unem na prisão.”
Concordo até que as esquerdas não possuem no momento um “grande nome,” possuidor de todo o carisma necessário para o enfrentamento das oligarquias que estão no poder em Itabuna. Porém, retaliar ou diminuir o único nome, testado e bem votado na eleição próxima passada, é partir para a louca aventura do “quanto pior melhor,” em nome da vaidade pessoal ou mesmo da discordância progamática.
Quanto ao fato do PCdoB querer se “libertar do julgo dominador petista,” é bom lembrar que foi essa união com o PT, hoje contestada pelo PCdoB – nos seus cem anos de história na política brasileira – que o levou ao mais próximo do poder.
Volto a dizer: – Formiga, quando quer se perder, cria asas.” ressalto ainda mais: – “Sem possuir uma “rainha” não será formado um formigueiro.”
Fazendo uma analogia, o PT e o PC do B parecem irmãos oriundos de família rica, …!!!
ResponderExcluirQuando os pais ainda estão vivos, eles vivem em “harmonia”, mas por pura conveniência, …, mas quando os pais morrem, e tem que haver a divisão dos bens, aquela “harmonia” vai para o ralo, …!!!
Aí começam as rusgas, as brigas, as intrigas, …!!!
Aí vale tudo, …!!!
Pelo jeito, aqui em Itabuna, “os pais morreram”, …!!!
Agora eles estão indo para o vale tudo, …!!!
Do jeito que vai, o que vai sair de coisa na campanha, …!!!
O que vai ser de lavagem de roupa suja em público, …!!!
Aguardem as cenas dos próximos capítulos, …!!!
Abaixo o PT (DE ITABUNA, frisando).
ResponderExcluirChega ded tentar empurrar uma candidatura que sabemos que não sairá vencedora em hipótese nenhuma, por culpa inclusive do chefe maior, o Sr. Geraldo Simões. Já votei nele duas vezes e na própria Jussara, mas, o tempo ensina muitas coisas.
Nunca precisei de nada dos políticos, gosto de discutir política, mas vejo que o Sr. GS só olha para o próprio umbigo (demorou, estou enxergando agora).
Por que não desistir em favor da terceira via, vez que já teve várias oportunidades. Uma nova derrota será decepcionante e não poderá culpar LARANJA ….. pois atualmente o verdadeiro laranja é o PT.
Urge uma mobilização popular, principalmente os jovens, para dar um basta no que convivemos nos últimos anos (fernando, geraldo, azevedo).
O pt itabunense parece ter um dono. Um antigo lider popular que se transformou em um arrogante politico que coleciona inimigos, mas nao lota uma kombi de aliados desinteressados em dinheiro e negociatas. Este arrogante quer criar uma oligarquia em itabuna. Colocar sua esposa na prefeitura, mais adiante um filho na famigerada camara de vereadores, quem sabe! Esse deve ser o plano do arrogante.
ResponderExcluirIsso ai PCdoB coragem, nada de fazer escada para Geraldo e Jussara Feitosa subir, agora é a hora, ser vice ela não quer mas rebaixar os outros é o que mais eles gostam de fazer. Pena que ele não vai deixar agente falar na rádio difusora que eles compraram por três milhões e meio na mão de Fernando Gomes, mas se é com isto que eles vão ganhar as eleições estão enganados ali ninguém vota neles, ainda estão pressionando para os locutores para fazer a campanha de Jussara mas ninguém quer porque não são besta para depois ser demitidos, e aqueles que estão pensando que vai ter uma vaguinha na rádio pode tirar seu cavalinho da chuva que só vão ficar na promessa pois estão sendo enganados até a eleição se não vão votar contra.
ResponderExcluirA QUESTÃO É SIMPLES, O PT NÃO GANHA A ELEIÇÃO EM ITABUNA, AINDA QUE TODO O CAMPO DA ESQUERDA E DO CENTRO SE JUNTE AO PT. E PORQUE AFIRMO ISSO, SIMPLES, O PT CHEGOU AO SEU TETO DE VOTO, OU SEJA, A CABEÇA DA CHAPA SENDO DO PT, A DIREITA GANHA A ELEIÇÃO, JÁ VIMOS ESSE FILME NA ULTIMA ELEIÇÃO. PORTANTO, ESTA É A VERDADE QUE O PT NÃO QUER ENXERGAR. MAS PARA OS APAIXONADOS, SE AINDA TIVEREM DÚVIDA É SÓ DÁ UMA OLHADINHA NA REJEIÇÃO DE JUÇARA EM TODAS AS PESQUISAS REALIZADAS, INCLUSIVE AS CONTRADAS PELO PRÓPRIO PT.ENQUANTO A ZELÃO, DEVERIA FAZER CONCURSO PARA O IBAMA, ASSIM ELE PODERIA SAIR DA FOLHA DE PAGAMENTO DE GS.
ResponderExcluirSe esta frente dos cinco partidos (PCdoB,PRB,PV,PDT e PSC)fizer um inventário de suas capacidades, a saber: tempo de TV, experiência político-eleitoral, militância, recursos financeiros, candidato(a) preparado(a), calibrar um discurso claro e inovador (formatado por uma agência de propaganda tarimbada) e arregaçar as mangas para trabalhar competentemente tem razoável chance de oferecer uma alternativa poderosa ao eleitor itabunense. E mesmo capaz de ganhar a eleição.
ResponderExcluirO difícil dessa equação é que Geraldo Simões, ao perceber que sua Rainha (como insinuou o tal Zelão) não tenha chance de ganhar a eleição, com certeza vai se juntar, como aliás já o fez aliando-se a Fernando Gomes!), liberando sua base petista para apoiar de última hora o próprio Azevedo para evitar uma vitória dessa frente que, por contar com o PCdoB, politicamente não lhe interessa de maneira nenhuma.
É difícil, portanto, mas se o POVO quiser, sai de baixo. Eu acredito!
melhor ter uma terceira via, do que votar na mesma turma GS, FG e AZV.
ResponderExcluirNós sabemos que são tudo farinha do mesmo saco, mas precisamos tentar um novo nome para ver se a cidade volta a andar nos trilhos.
GOSTEI DA MATERIA , NÃO SOU CONTRA AS PESSOAS BUSCAREM SEUS DIREITOS DEMOCRATICOS , POREM GOSTARIA DE TER CERTEZA QUE NO PCDO B , ESTA AGINDO COM LEALDADE COM A FRENDE, SERÁ QUE O WESCESLAU VAI QUERER SER VICE DE ALGUEM ?, NAO SEI COMO ELES INTERNAMENTE DELETARAM O NOME QUE TERIAMAIS CHANCE NA COMPETIÇÃO, O SENA, NAO ESTARIA QUIMADO POR NAO ESTAA NA PIOR CAMARA QUE ITABUNA JÁ TEVE. WESCESLAU E VANE NAO FORAM VEREADORES DE OPOSIÇÃO AO DESGOVERNO ATUAL, O PROPRIO AZEVEDO EM DISCURSO NA ASSEMBLEIA INTINERANDE DISSE TER AJUDADO AO PCDO B EM ITABUNA E A EMPRENSA DEMOSTROU ISSO COM A LIBERAÇÃO DE SECRETARIOS , O GILSON FOI ATE PREMEADOOP COM UM POSTO NA SILETRAN. NESTE PAÍS ACABOU-SE A IDEOLOGIA E FICOU SO A AMBIÇÃO DO ESTAR NO PODER, ESPERO QUE OS RESPONSAVES MAIORES PELOS PARTIDOS DE ESQUEDA E QUE APOIAM AO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL PT, VEJAM QUE AS PROPOSTAS PARA NOSSA REGIAO SÃO MUITO BOA,SE AINDA EXISTE AMOR , RESPEITO. NÃO VEJO DIFERENÇA NA AMBIÇÃO DESTAS DUAS PESSOAS, ESPERO QUE AINDA RESTE NELES UM POUCO DE AMOR E SONHO BOM POR ESTA CENTENARIA CIDADE. COMOEU SONHO ITABUNA NO CRESCIMENTO DE VITORIA DA CONQUISTA OU ATE MAIS.SE OS POLITICOS DE ITABUNA NAO SE RESPEITAM QUEM IRA RESPEITAR ESTE TERITORIO .
ResponderExcluir