PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

5 de março de 2012

PF FAZ BUSCA E APREENSÃO EM ITAJÚ

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em fazendas ocupadas por índios pataxós hã-hã-hãe em Itaju do Colônia. Outros 18 mandados devem ser cumpridos nesta semana. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Itabuna, após denúncia de agressões feitas por fazendeiros. Desde o início do ano os índios invadiram 46 fazendas em Itaju e duas em Camacan. Os índios reivindicam uma área de 54 mil hectares, dadas pelo governo da Bahia aos fazendeiros nas décadas de 60 e 70. Desde a década de 80 os índios lutam na Justiça para tentar anular os títulos. Mais de 20 pessoas já morreram nesses anos de disputa pela área. Na semana passada, o governador Jaques Wagner encaminhou ofício pedindo ao Supremo Tribunal Federal agilidade no julgamento.

3 comentários:

  1. O problema é que a maioria deles não é índio... e sim bandidos disfarsados de índios. Daniel Pires

    ResponderExcluir
  2. Leonardo Batista de Novais08 março, 2012

    A Anistia Internacional, com sede em Londres, publicou um relatório com uma série de informações relativas às populações indígenas do Brasil, denominadas no documento como “estrangeiros” por serem tratados como não-brasileiros. O relatório, chamado Brasil - Estrangeiros em Nosso Próprio País, caiu como uma bomba para a imagem da política indigenista brasileira. Apesar do direito dos povos indígenas à terra estar consagrado na Constituição de 1988, que define essas áreas como “terras ocupadas tradicionalmente pelos índios”, os dados do relatório mostram que a violência contra os povos indígenas tem aumentado no país. Na maioria das vezes essa violência se dá contra líderes indígenas devido, principalmente, a disputas por terras, pelas riquezas naturais contidas nessas terras e até pelo conhecimento indígena sobre a biodiversidade.

    ResponderExcluir
  3. Itajú é um barril de pólvora e logo poderá explodir, caso o governo não busque rapidamente uma solução definitiva paraeste grave problema. Flávio Lopes

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: