PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

16 de janeiro de 2012

BRASIL TEM CUSTO DE VIDA MAIOR DO QUE NOS ESTADOS UNIDOS

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou dados que apontam o Brasil como país emergente de maior custo de vida entre todos os pesquisados, chegando a ficar a frente da maior economia do mundo: os Estados Unidos. O resultado foi considerado como uma anormalidade, visto que a renda média do brasileiro ainda é bastante inferior a de países ricos. “Essa inversão mostra que as coisas estão fora do padrão, porque a taxa de câmbio está completamente fora do padrão histórico, com uma valorização gigantesca nos últimos anos", argumentou o economista Armando Castelar, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre). Outro fator apontado para o elevador custo que o brasileiro possui para se manter é o setor de serviços, em expansão no país, mais ainda com elevados valores.

5 comentários:

  1. O fato é quenneste país nada funciona com decência e dignidade.
    Não há como comparar absolutamente nada enytre Brasil e Estados Unidos. Mas é possível que esta comparação seja feita entre Brasil e Bolívia; Brasil é Peru; Brasil e Paraguay... as vezes me envergonho de ser brasileiro. Haroldo Teixeira de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Penso muito que aqui no Brasil, mesmo fazendo faculdade, não temos assim uma vida fácil. O salário é bem baixo comparado com outros lugares mas não sei se só isso é o suficiente para que eu me mude do Brasil.

    Estou no Ceará no momento mas sei que no Rio os salários não são tão mais altos assim. O custo de vida lá é mais alto quanto a moradia e serviços.

    Mas seja Ceará, Rio, Pernambuco, ainda é Brasil. Por mais que tenha diferenças mas é tudo fácil de se adaptar.

    O clima aqui no Brasil é agradável, até mesmo no Rio Grande do Sul no inverno, é suportável.

    Muitos vivem dizendo que a Finlândia é o paraíso na terra mas o povo é fechado (um exemplo é o Kimi Raikkonen que não ri, não se irrita, não faz nada... é o homem de gelo)

    E não sei também como seria minha integração ao povo nativo, dificuldade de aprender a língua, entre outras coisas. O clima também deve ser dificil pra mim.

    Não sei se vale a pena o esforço para viver em outro lugar. Poderia fazer um esforço para conseguir um emprego melhor e ter vida de rei aqui no Brasil. Vida de rei aqui no Brasil é um valor incrível. Morar na frente de uma praia bonita, tendo tudo que precisa, com um clima agradável e povo receptivo. Muito bom isso!

    ResponderExcluir
  3. Se você é jovem, solteiro, tem pai e mãe em boas condições no Brasil é ótimo viver fora, conhecer gente e cultura diferente da sua, fazer um pé de meia e voltar para retomar sua vida, falando inglês fluente.
    Se você já é um universitário, como por exemplo um estudante de Medicina, seria péssimo interromper sua brilhante carreira agora.
    Seria bom deixar para logo após formado fazer fora do país sua especialização, o que somaria muito para seu curriculum.
    Se você é recém casado e tem uma esposa que também tem condições de acompanhá-lo, seria ótimo.
    Mas se você já tem uma família constituída, com esposa e filhos pequenos, deixá-los pra traz seria péssimo para o psicológico de sua família.
    O que você vai ganhar lá fora não compensa o desgaste emocional.
    Se você já vem batalhando no Brasil, tem ou teve empregos razoáveis, também não vale a pena porque o que você tem a ganhar não é tanto quanto sonha.
    Pode até ficar pior se tiver que deixar seu imóvel alugado aqui no Brasil, se tiver que enviar dinheiro lá de fora para sustentar pessoas que nem darão tanto valor assim.
    Só para ilustrar a situação, conheci uma cabeleireira que o marido foi para fora e começou a enviar dinheiro para ela todos os meses.
    Porém, esta esposa, sentindo falta do marido, entrou para uma religião que estava levando quase todo este dinheiro e, ao voltar o marido, achando que a poupança estava garantida, se divorciou por entender que a esposa o traiu financeiramente.
    Os casais que têm mais de 50 anos também não devem morar fora, a não ser fazer turismo, pois se passaram quase que uma vida por aqui dificilmente irão se habituar a outros costumes. Pessoas que têm vícios como álcool e drogas também não devem sair do país porque, no período de adaptação lá fora, estes problemas costumam aumentar.
    Pessoas com problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas devem ficar por aqui, porque será mais complicado se tratar em país estrangeiro.
    É preciso ponderar porque o dinheiro em nosso país, ainda que menor, pode valer mais do que lá, isso obviamente levando-se em consideração que no exterior não tem casa da mamãe para filar a comidinha, não tem muito a ajuda de amigos nas horas difíceis, não tem carro à disposição na hora das doenças, os aluguéis são mais caros, a prestação de serviços é caríssima, é preciso fazer o serviço de empregada doméstica porque a mão de obra doméstica é cara, as diversões são muito caras.
    Às vezes, o que se ganha a mais fica por la mesmo e nem sobra.
    Se você sujeitar trabalhar as 14 horas por dia aqui e que os brasileiros sujeitam só quando estão lá fora, se você fizer aqui mesmo os trabalhos de empregada doméstica como, por exemplo, lavar e passar sua roupa, se fizer longas caminhadas para substituir ônibus por aqui mesmo, ou seja:
    -Se for viver aqui da forma como vai viver lá é óbvio que aqui também você vai fazer seu pé de meia.

    ResponderExcluir
  4. Não vale a pena viver no exterior para ganhar a vida.Além da dificuldade de comunicação com o povo estrangeiro,em geral não gostam de imigrantes,terá a maior dificuldade de arrumar emprego digno, pois está dificil até para o cidadão do lado de lá.Você tem razão, quando você sai do Ceará para tentar a vida no Rio, você irá conviver com povo hospitaleiro e poderá até ter um emprego melhor que no Ceará, mas vai pagar muito mais caro a alimentação,o aluguel do ap. ou quarto ou vaga que pagaria no Ceará.Indo para Paris,ou Milão,ou Tóquio, ou New York, sua dívida vai se tornar em euros,dólares ou yenes que é maior ainda que em reais.Aqui no Brasil,você irá vencer,confie em você mesmo em segundo lugar e em primeiro lugar em Deus.No Brasil,você pode morar em frente a uma linda praia no Rio de Janeiro e na cote d'Azur, você além de ter dificuldades maiores para alugar um ap.na Promenade des Anglais em Nice, estará de frente para uma praia horrorosa que a publicidade vende aos estrangeiros.Deus te abençoe e transforme sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Sou Brasileiro recentemente naturalizado Português. Vivi 7 anos em Lisboa Portugal e retornei recentemente ao Brasil. A vida lá fora não é fácil, principalmente quando se é ilegal. Eu fui viver em Portugal no ano de 2002. Sonhava em me tornar um jogador de futebol, cheguei a fazer testes em alguns clubes de futebol do país, mas não consegui seguir a carreira de jogador, então decidi por viver e trabalhar em Portugal como a maior parte dos brasileiros que lá estão. Em 2002 os empregos por lá eram fartos, muitos brasileiros chegavam a Lisboa e a Cidade do Porto diariamente com o sonho de trabalhar, juntar um bom dinheiro e retornar ao Brasil. Alguns até conseguiram fazer a vida, mas muitos infelizmente acabaram por perder o pouco que tinham e retornaram ao Brasil.
    A partir do ano de 2005 a economia de Portugal e da maior parte dos países Europeus começou a entrar em recessão e no final de 2008 a crise se consolidou de vez. Eu trabalhava em um restaurante e vi muitos companheiros ficarem desempregados e retornarem ao Brasil. No meio deste ano, assim que o processo de naturalização se concluiu eu decidi retornar ao Brasil em definitivo.
    Portugal é um bom país para se viver e eu pretendo retornar no futuro. Eu lhe aconselho a não deixar o Brasil pelo menos agora, pois o presente momento não é dos melhores para se deixar o país, a não ser que você tenha a intenção de estudar.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: