PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

13 de abril de 2011

A PRESIDENTA FOI ESTUDANTA?

Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto? Presidenta??? Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua? Bem, vejamos: No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". Um bom exemplo do erro grosseiro seria: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta" Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação... (Miriam Rita).

5 comentários:

  1. Sem cair em pseudoideologismos, mas se a presidente prefere ser chamada de "presidenta", por que não respeitar isso? Pirraça?

    ResponderExcluir
  2. Em política não podemos analisar em curto período, e muito menos olhar somente para uma "banda". Dizer que a "grande mídia" não estava preparada!!!!!!! Quanta ingenuidade! Vc conhece muito pouco a mídia e tampouco a sua presidentA, não cante vitória antes do tempo!!!!

    Não estou torcendo para o pior, pelo contrário, mas quem conhece o passado e sabe como se portou no governo anterior, sabe o que ela é capaz! De mais a mais, ela não disse que mudou, continua sendo uma petralha!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro você precisa saber de quem é esse governo, se ainda for do Lulinha, presidente (com p minúsculo, p de perdão ao povo), mais se a Sra. Pré-Sal tomar as rédeas da corrupção, ai poderemos sem medo chamá-la de Presidenta.

    ResponderExcluir
  4. Bom a palavra certa sempre foi PRESIDENTE para mulher e homem.

    Mais depois que dilma falou ao-vivo para milhares de pessoas acabou virando PRESIDENTA !!
    O que aconteceu foi que ela sempre falou no estilo do "POVÃO" (como diz ela), e como ela disse presidenta disse assim os professores e os estudiosos cientistas disseram que seja então presidenta!!!

    ResponderExcluir
  5. As duas formas estão corretas, mas a DILMINHA, paz e amor, escolheu presidenta, então vamos respeitar a nossa Presidenta, DILMA. Abaixo a tucanhalhada (bando de canhala ) que usam a figura deste pássaro bem nacional, como bode expiatória para as suas "maracutais". Ainda bem que o povo não entrou nas deles. Acho, que eles deviam usar como simbolo o Urubu, como todo o respeito ao Uruba. O então avestruz.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: