Banners estampados em lojas anunciam reduções de até 80% nos preços e atraem milhares de compradores. As irresistíveis liquidações, entretanto, podem ser um perigo para o bolso do itabunense. Vitrines ilustradas com letras garrafais e cores fortes escondem uma velha armadilha de consumo. Iludidos com descontos falsos, os compradores acabam levando para casa itens dos quais não necessitam e com o preço original. O comércio continua lucrando. As ofertas são uma alternativa para quem quer gastar pouco. Mas todo cuidado é pouco: a primeira coisa a pensar é se o produto é necessário. Em segundo lugar, vem o orçamento. Em seguida, as prioridades. O cliente, fascinado pelos descontos, é induzido a comprar. O ideal é procurar o preço original na internet para não ser enganado. Depois, ir a, no mínimo, três lojas. Por trás de grandes ofertas, estão vantagens e desvantagens, principalmente para o orçamento do consumidor. Alguns aproveitam as liquidações para renovar o guarda-roupa, mas se esquecem de prever despesas futuras, o que acaba desorganizando as finanças familiares. Além disso, preços baixos nem sempre são sinônimo de bom negócio. Peças defeituosas e alimentos com o prazo de validade esgotado estão sempre presentes em queimas de estoque. A dica é planejar, pesquisar e observar. COMO APROVEITAR - O primeiro passo é avaliar as necessidades. Sempre dê uma olhada no guarda-roupa e na despensa para ver do que você realmente precisa. A pesquisa é essencial. Procure saber o preço original dos itens e compare. É importante passar por várias lojas antes de comprar. Se comprar à vista, pechinche. Há maior possibilidade de baixar ainda mais o valor do produto se a aquisição for feita em dinheiro. Os primeiros dias da promoção são os mais proveitosos. Fique atento às ofertas. Avalie a qualidade do produto. Os alimentos, por exemplo, ficam mais baratos quando a validade está chegando ao fim. Quando entrar em uma loja, leve apenas o que se dispôs a comprar. Não caia na armadilha do consumismo.
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ResponderExcluirNão é à toa que acesso diariamente este seu blog... as pessoas devem ser sempre alertadas contra os picaretas que existem no comèrcio disfarçados de comerciantes!!! Fernando Cerqueira de Lima
ResponderExcluirO PROCON não age e os maus comerciantes fazem a festa para ludibriar os clientes que não pesquisasm preços.
ResponderExcluirMarcos Ribeiro