PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

17 de agosto de 2010

SERVIÇOS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SERÃO AMPLIADOS EM ILHÉUS

Já está em processo de implantação em Ilhéus o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), uma unidade de saúde que irá prestar atendimento especializado a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e a seus familiares. Na cidade outros dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) prestam suporte à população, tendo seus serviços voltados principalmente para os públicos adulto e infanto-juvenil. Entre eles está o CAPS- Infantil, que funciona desde julho de 2008 e atende crianças e adolescentes de 0 a 19 anos com transtornos mentais como esquizofrenia, autismo, entre outras doenças. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, pediatra, enfermeiro, musicoterapeuta e educador físico. Com cerca de 350 inscritos, o centro realiza trabalhos por grupos e também desenvolve atividades como passeios, oficinas de artesanato, sessões de cinema, além do atendimento a família da criança e do adolescente. Uma parceria firmada com o Serviço Social da Indústria (Sesi) em Ilhéus oferece ainda aulas de natação e esportes para os pacientes. Para complementar o atendimento, o centro conta o apoio do ambulatório para crianças e adolescentes com transtornos mentais, que funciona todas as terças-feiras pela manhã no Hospital Geral Luis Viana Filho, sob a coordenação do psiquiatra Luis César Melo. O ambulatório conta com uma terapeuta ocupacional e assistente social. O Caps-Infantil realiza também um projeto de reabilitação com atendimento e assistência à crianças e adolescentes com dependência química, com o suporte ao Conselho Tutelar e da Vara da Infância e Juventude. A coordenadora do Caps em Ilhéus, Simone Pitágoras, explica que estes centros possuem o objetivo realizar o acompanhamento clínico, “além da reinserção social dos usuários através do trabalho, lazer, e do fortalecimento dos laços familiares e comunitários”. O Caps-Infantil está localizado no bairro Cidade Nova e funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3633 – 5626.

5 comentários:

  1. Muito boa esta notícia. Parece que nossos governantes acabaram compreendendo a necessidade de ua unidade dessa para atender a demanda em Ilhéus, que não é nada pequena. Kleber Nunes de Melo

    ResponderExcluir
  2. Esse serviço é uma substituição as internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento á população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.

    ResponderExcluir
  3. Essas oficinas podem contar com a participação da família e da comunidade, que são muito importantes para o processo de reabilitação e reinserção das pessoas portadoras de transtorno mental, pois produzem um grande e variado conjunto de relações de troca, reforçando os laços sociais e afetivos e proporcionando maior inclusão social desses membros.

    ResponderExcluir
  4. O CAPS será um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria.

    ResponderExcluir
  5. O CAPS vem ajudando não só os portadores , mas também as famílias dos mesmos, para que saibam agir e reagir mediante as situações que podem ocorrer.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: