PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

12 de dezembro de 2009

POLÍCIA CIVIL AMEAÇA ABANDONAR CARCERAGEM

O sistema prisional do Estado pode entrar em colapso, caso se concretize a ameaça dos policiais civis de abandonar a guarda das carceragens de delegacias, já no próximo mês. A decisão foi tomada nesta sexta, em assembleia da categoria, que considera ilegal investigadores de polícia atuarem como carcereiros. Cerca de 6.800 presos estão custodiados nas delegacias do Estado, vigiados por investigadores de polícia, mas deveriam estar recolhidos a presídios, com a guarda de agentes penitenciários. O Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc) culpa a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), responsável legal pela custódia de presos. “Nós avisamos ao secretário Nelson Pelegrino que iríamos entregar a guarda das carceragens à secretaria, mas ele não levou a sério”, criticou o presidente do Sindpoc, Carlos Lima. Ele explicou que colocar policiais civis para tomar conta de presos é desvio de função da atribuição legal da categoria, que é investigar e prender criminosos. O delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, disse que vai tentar encontrar uma solução para o problema através do diálogo com a categoria. “Nós temos um compromisso com a população e acredito que nossos policiais têm bom senso para encontrar uma saída”, disse Bispo. Ele admitiu que as delegacias estão superlotadas e explicou que detentos só deveriam ficar nas delegacias durante o período da investigação.

5 comentários:

  1. Tem que parar mesmo, esse governador está brincando com a polícia!

    ResponderExcluir
  2. A superlotação nas delegacias não ocorre por falta de vagas, acontece por falta de autuação das autoridades que deveriam acionar o estado e nunca fizeram e não o fazem. O discurso da falta de vaga soa como uma defesa ao estado flagranteado violando os direitos humanos por quem deveria estar encarregado de defendê-los.

    ResponderExcluir
  3. O que o Governo do Estado fará para resolver? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau com a atitude adotada pelo sindicado dos policiais civis do estado. Além disso, acho que deveria ser promovida uma ação conjunta para todo o país.

    ResponderExcluir
  5. As vezes só com atitudes drásticas conseguimos algum objetvo,os policiais civis deixaram de ser investigadores para ser babás de criminosos.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: