PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

16 de julho de 2009

MORRE DOM PAULO LOPES DE FARIA - Faleceu nesta quinta-feira, 16, às 13:30h, no hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte (MG), o arcebispo emérito de Diamantina (MG), dom Paulo Lopes de Faria, 78, vítima de câncer. Dom Paulo estava internado desde o dia 29 de junho e, na semana passada, fez uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno. “A arquidiocese de Diamantina recebe com pesar a notícia de falecimento de dom Paulo que se dedicou durante doze anos à nossa arquidiocese”, comentou o vigário geral da arquidiocese de Diamantina, Cônego Geraldo Borges. “Dom Paulo deixa como marca seu grande amor à Igreja pela qual se entregou”, disse cônego Borges. Segundo o vigário geral, nas duas últimas semanas, o arcebispo de Diamantina, dom João Bosco Oliver de Faria, acompanhou dom Paulo no hospital Madre Tereza. SEPULTAMENTO: O corpo de dom Paulo será velado nesta quinta-feira no Bairro das Indústrias, em Belo Horizonte, seguindo, amanhã, para Diamantina, onde será velado na Basílica do Sagrado Coração. No sábado, 18, às 9:30h, o corpo será levado para a Catedral Metropolitana onde haverá missa às 10h. O sepultamento será na cripta da catedral logo após a missa. BIBLIOGRAFIA: Nascido em Igaratinga (MG), no dia 24 de fevereiro de 1931, dom Paulo foi ordenado padre em Belo Horizonte em 1957. Nomeado bispo auxiliar de Niteroi (RJ) em 1980, recebeu a ordenação episcopal no dia 12 de novembro de 1980. Em 983 foi nomeado bispo de Itabuna, na Bahia. Nesta diocese, onde ficou 12 anos, organizou o Seminário São José, deu início à construção do centro de Pastoral João Paulo II, criou diversas paróquias. Nesse período, foi Presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB por dois períodos. Em 1995 é nomeado arcebispo coadjutor da arquidiocese de Diamantina, tornando-se seu arcebispo em 1997. Em Diamantina, dom Paulo coordenou a reforma de várias obras da arquidiocese, transferiu o Seminário Menor da cidade de Curvelo para Diamantina; criou a Casa dos Padres em Curvelo, criou 17 novas paróquias além de duas novas foranias e três regiões episcopais. Foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB de 1999 a 2003. (fonte: www.cnbb.org.br).

4 comentários:

  1. Esta morte significa o silêncio de uma voz que pregava a igualdade e a paz entre os homens.
    Ninguém soube melhor combater o bom combate quanto Dom Paulo Lopes de Faria.
    Sua passagem por Itabuna, deixou marcas forte nas consciências dos homens e mulheres do reino de Deus.
    para aqueles a quem ele não foi compreendido, Deus haverá de perdoá.
    Mas o fato é que sua existência entre nós, foi uma das coisas mais maravilhosas que a Igreja Católica já nos proporcionou.
    Mário Freitas

    ResponderExcluir
  2. O Céu recebe assim, mais um anjo para inteceder a nosso favor.
    Se a gente perde um santo entre nós, ao mesmo tempo a história ganha um nome a ser reverenciado por suas lutas a favor dos menos favorecidos.
    Dom Paulo já está com Deus e isto nos fortalece em nossas suplicas de perdão aos céus. Célia Santos

    ResponderExcluir
  3. Ele não morreu... subiu ao céu para pedir por nós.
    Everaldo Nunes

    ResponderExcluir
  4. Os anjos não morrem...
    Eles são elevados ao trono do Senhor! E hoje [e este o lugar do acebispo Dom Paulo - (Ribeiro).

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: